7 ideias para fluir frente a uma adversidade

· agosto 17, 2015

Como já foi dito em uma infinidade de frases, “A vida não consiste em esperar que passe a tempestade, mas em aprender a dançar na chuva”. Todos nós já passamos por momentos difíceis em algum momento de nossas vidas; para lidar com eles da melhor maneira possível, o melhor é aceitar a situação e seguir em frente.

Remoer a adversidade se transforma na arma mais perigosa que pode existir, já que ela pode se transformar em um círculo vicioso, onde o pensamento se concentra exclusivamente no problema e não deixa espaço para outras coisas mais positivas que ajudariam a melhorar o estado emocional.

Há somente uma coisa positiva em pensar nas más situações que poderia ajudar ao invés de piorar as emoções: olhar a adversidade desde uma perspectiva construtiva, centrada na busca de soluções e esperança. A seguir, conheça 7 ideias para suportar melhor os maus momentos e, sobretudo, para aprender a seguir em frente apesar de estarmos vivendo uma situação ruim.

1. Procure uma saída e trabalhe para encaminhar sua vida até onde você quer ir. O presente pode estar afundado em uma má situação, mas sempre podemos fazer algo para que o futuro seja diferente. Trace um plano para sair da adversidade,. Ainda que ele não possa ser alcançado a curto prazo, nos posicionarmos no caminho até onde queremos ir fará com que possamos suportar melhor o presente momento problemático.

Lembre-se da famosa frase de Albert Einstein: “Se você busca resultados diferentes, não faça sempre o mesmo”. Muitas vezes, pequenas ações contínuas podem mudar uma vida a curto prazo. O importante é ter claro onde queremos ir e começar a caminhar até ali. Ainda que a adversidade nos impeça de percorrer o caminho numa maior velocidade, o importante é darmos o primeiro passo.

2. Tenha em mente que essa situação adversa é temporáriasiga caminhando em frente apesar do mal-estar que sente frente à situação em que você se encontra. Tudo nesta vida é temporal; as situações negativas não poderiam ser menos temporais e costumam terminar com a aceitação e a ação.

3. Sonhe com o momento em que sairá desse problema e verá que vale a pena se sacrificar para conseguir. Imagine, frequentemente, a situação de estar onde você quer, sem problemas, com uma vida feliz. Dessa maneira você terá motivação suficiente para seguir em frente.

4. Nunca deixe o lazer de lado. Por piores que as coisas estejam, devemos tirar um tempo, ainda que seja pouco, para dedicar ao lazer. Ainda que sejam coisas pequenas, como ir ao cinema, visitar museus, sair para tomar um sorvete com uma amiga, etc… essas pequenas pausas para respirar nos farão desconectar e melhorar as emoções.

5. Sempre tenha a esperança de que você conseguirá melhorar a sua vida. Não há melhor motivação do que ter esperança de que tudo irá mudar. Para isso, também é necessário acreditar em si mesmo e saber que nossas ações mudarão a situação; não devemos deixar tudo nas mãos da sorte.

6. Capacidade individual para deixar de lado as opiniões negativas dos outros. Para suportar os momentos de adversidade, é importante escutarmos mais a nós mesmos do que os demais. Qualquer opinião que tente afundar nossas esperanças não deve ser levada em conta.

Existem muitas pessoas tóxicas que, como não são capazes de encontrar saídas e ver a vida a partir de outras perspectivas, usam a negatividade e atingem os demais com ela.

7. Manter os maus pensamentos longe. Todos nós, frente a uma situação adversa, temos uma tendência a pensar de forma exageradamente negativa. É preciso romper essa cadeia com pensamentos que incitem a esperança e nos levem a crer que, com nosso esforço e estratégia, conseguiremos sair dessa situação.

Imaginemos por um momento que em nossa má situação estivesse alguma pessoa de quem gostamos muito, o que diríamos a ela? Como conseguiríamos fazê-la ver que há saída e esperança? Que conselho nós lhe daríamos? Dessa maneira, seremos capazes de utilizar a nossa parte positiva, já que tendemos a ser mais esperançosos quando os demais nos contam um problema do que quando nós temos que enfrentá-lo.

Achamos melhor ajudar os demais do que a nós mesmos. Por isso, imaginar que alguém que gostamos muito está com o nosso problema é uma boa técnica para ver as coisas desde outra perspectiva, e aprender a ajudar a nós mesmos.

Utilize a adversidade para aprender, para aceitar os maus sentimentos, mas nunca apague seu sorriso e sua vontade de seguir em frente.

Créditos da imagem: Syota Takahashi