Livros para superar a depressão - A Mente é Maravilhosa

7 livros para superar a depressão

dezembro 12, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Livros para superar a depressão

Os livros para superar a depressão são uma boa ferramenta para enfrentar esse tipo de transtorno. Com eles, compreendemos um pouco melhor o nosso pior inimigo, entendendo a razão do sofrimento persistente e aplicando estratégias adequadas para sair pouco a pouco desse abismo de escuridão que nos separa do mundo.

Admitamos, poucas patologias nos invalidam tanto, e ao mesmo tempo são tão incompreendidas, quanto a depressão. Estamos diante de um estado mental desgastante no qual remoer e arrastar pensamentos negativos aniquila a nossa coragem, a integridade emocional, derivando também em sintomas físicos bastante complexos e, às vezes, até contraditórios.

“Tuas emoções não devem ser paralisantes. Não deveriam te defender. Não deveriam te impedir de tudo o que possas ser”.
-Wayne W. Dyer-

As pessoas costumam associar a depressão ao silêncio, ao cansaço extremo, janelas fechadas, lágrimas e vontade de não fazer nada. No entanto, e por mais curioso que possa parecer, existem indivíduos que derivam para o lado contrário, a hiperatividade, a necessidade de se manter ativo, ocupado e imerso em mil coisas, com o objetivo de não pensar, de virar o rosto e olhar esse grande vazio interior.

Estamos diante de uma doença de diagnóstico complexo em muitos casos, um transtorno em ocasiões resistente e que requer muitas estratégias para ser abordado. No entanto, devemos estar cientes: a depressão tem cura. Para isso, devemos assumir uma perspectiva multifuncional: ao plano farmacológico devemos adicionar o psicológico e a esse último, o social; e também todas as estratégias que cada pessoa, a partir do seu ponto de vista, considera que possam ser de ajuda.

Como, por exemplo, o caso do mindfullness, a atividade física, a alimentação saudável, as terapias artísticas, as terapias com animais, etc. Ao nosso alcance temos muitas ferramentas a considerar, e é aí que os livros para superar a depressão são, sem dúvida, uma peça essencial para entender melhor o que está acontecendo.

Figura masculina fragmentada

Os melhores livros para superar a depressão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas. Além disso, esse órgão adverte que no futuro essas cifras vão continuar aumentando se não forem assumidas novas perspectivas na área de saúde mental. Por exemplo, sabemos que o índice de diagnósticos está aumentando na população jovem. Cada dia são mais crianças e adolescentes que desenvolvem algum tipo de transtorno anímico e, com eles, aumentam também as tentativas de suicídio.

Portanto, estamos diante de uma necessidade médica e social de primeiro nível. Os profissionais da saúde e os diferentes organismos políticos e sociais têm a sua responsabilidade a partir das suas próprias competências. O resto da população deve assumir também a obrigação de conhecer mais essa doença com o objetivo de detectá-la, seja no próprio indivíduo ou no seu círculo pessoal mais próximo.

Os livros para superar a depressão são, sem dúvida, uma boa ferramenta para conseguir fazer isso.

1. ‘Adeus, depressão’, de Enrique Rojas

O Dr. Enrique Rojas, professor de psiquiatria e diretor do Instituto Espanhol de Pesquisas Psiquiátricas, tem mais de 15 livros publicados. Sua abordagem sobre a depressão é simples, valiosa e bastante profunda.

Com este livro entenderemos, por exemplo, qual foi a história da depressão no decorrer do tempo. Mal interpretada por muito tempo e mal diagnosticada durante outra boa parte de nossos dias, o Dr. Rojas nos convida a uma viagem de percepção psicológica para levar luz a tanta escuridão.

Através de casos clínicos reais, descobriremos seus sintomas e diferentes estratégias para alcançar a cura. Estamos sem dúvida diante de um dos melhores livros para superar a depressão.

2. ‘Depressão em crianças e adolescentes’, de Victoria del Barrio e Miguel Ángel Carrasco

Indicávamos, anteriormente, que a taxa de diagnóstico na população mais jovem está aumentando. Algo está acontecendo, existe uma rachadura que cresce e escapa ao nosso entendimento, uma série de necessidades que chamam a atenção e que devemos abordar o quanto antes.

Para conseguir isso, nada melhor do que este livro. Nele vamos descobrir os últimos avanços sobre este tema ao longo de 50 anos de estudos sobre a depressão infantil e juvenil. Entenderemos a base desse transtorno, os fatores de risco, as estratégias de prevenção e os diferentes tipos de abordagem.

Este é um livro muito complexo e de grande ajuda para pais, educadores e profissionais de saúde mental.

3. ‘Vencer a depressão: Descubra o poder das técnicas de Mindfullness’, de Mark Williams

O Mindfullness está na moda por diversas razões. Sua filosofia, suas técnicas de meditação ou o conceito de atenção plena são de grande utilidade para esta sociedade moderna tão saturada de estímulos e tão distante do seu próprio ser, das próprias necessidades emocionais e existenciais.

Com este livro situaremos o Mindfullness como uma estratégia complementar para abordar a depressão. Aprenderemos a pôr em prática a atenção plena para obter uma maior satisfação vital, adotar novas mentalidades e melhorar a qualidade de nossas relações.

Mulher meditando para superar a depressão

4. ‘Os segredos da motivação’, de José Antônio Marina

Ascender a faísca da motivação pode nos tirar gradualmente do túnel escuro da depressão. Reconstruir nossas expectativas, renovar nossos objetivos e assumir uma visão realista, porém positiva, do nosso horizonte mais próximo é o segredo para melhorar o dia a dia.

Esse é outro dos livros para superar a depressão que não podem faltar na nossa lista. Estar motivado, experimentar de novo esse estado de ânimo é um grande passo para a cura.

5. ‘Terapia cognitiva da depressão’, de Aaron T. Beck

Outro livro, sem dúvida, imprescindível. Já está na edição número 20 e é considerado um clássico de leitura obrigatória. A terapia cognitiva é uma das mais eficazes na hora de tratar a depressão, e nas páginas dessa obra colaboraram pesquisadores e pacientes. Nelas descobriremos os interessantes segredos de todo o processo terapêutico.

Igualmente, aprenderemos a diferenciar os mitos ou as falsas ideias sobre essa doença de dimensões essenciais sobre a qual deveríamos estar muito bem informados.

6. ‘A depressão na mulher’, de Emilce Dio Bleichmar

Outro livro para superar a depressão em mulheres é o que nos oferece a doutora em medicina e psicanalista Emilche Dio Bleichmar. Nele, entenderemos por que este tipo de transtorno tem maior incidência na população feminina, quais são os fatores de risco e quais são as técnicas que podem nos ajudar.

Mulher com sintomas de depressão

7. ‘A depressão é contagiosa’, de Michael Yapko

Em “A depressão é contagiosa” descobriremos que esta doença pode, às vezes, atuar como um autêntico “vírus”. Isto é algo que podemos verificar em algumas famílias, comunidades, entornos profissionais e pequenos círculos sociais onde o tipo de comunicação, o clima emocional e as atitudes podem chegar a ser devastadoras para seus membros. Aconselhado como leitura obrigatória.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a depressão como uma autêntica epidemia. No entanto, devemos vê-la também como um ‘vírus’ que, em ocasiões, se transmite em determinados entornos, como os familiares”.
Compartilhar

Para concluir, nessa lista poderíamos incluir muitos outros livros para superar a depressão. No entanto, as obras aqui propostas podem nos servir como ponto de partida. Elas nos convidam a conhecer suas origens, a entender como afetam os diferentes grupos da população e saber quais são as perspectivas terapêuticas mais eficientes. Em nossas mãos está, portanto, a possibilidade de sermos agentes ativos em nossa própria cura ou detectar os sintomas nas pessoas mais próximas.

Recomendados para você