Frases de Carl Rogers que nos convidam à reflexão

As 7 melhores frases de Carl Rogers

dezembro 29, 2017 em Curiosidades 229 Compartilhados
Frases de Carl Rogers

As frases de Carl Rogers falam sobre o controle do destino, da experiência e do crescimento pessoal, assim como do valor das pessoas e de nossas relações com os demais.

Desde os anos 50, Carl Rogers se converteu em um pilar do foco humanista da psicologia. Suas melhores publicações são “A Terapia Centrada no Cliente” (1951) e “Tornar-se Pessoa” (1961).

Junto com Abraham Maslow, foi um psicólogo que deu muita importância ao desenvolvimento pessoal. Muitas das frases de Carl Rogers ajudam as pessoas a refletirem sobre sua própria existência, por isso reunimos as melhores a seguir.

A empatia, um tema frequente nas frases de Carl Rogers

“Ser empático é ver o mundo através dos olhos do outro, e não ver nosso mundo refletido em seus olhos”.
Compartilhar

A empatia é um conceito fundamental na perspectiva de Carl Rogers. Na verdade, é considerada uma das atitudes básicas que uma pessoa tem que desenvolver para chegar à autorrealização.

Agora, ser empático para Carl Rogers não é se colocar no lugar do outro a partir da nossa própria visão, e sim a partir da dele. A empatia requer um profundo exercício de reflexão e conhecimento sobre como o outro observa e experimenta o mundo que o rodeia.

Empatia não é só o que você faria na situação do outro, e sim como você agiria na situação levando em consideração a visão dele sobre a vida.

A experiência direta como prioridade

“Nem a Bíblia, nem os profetas, nem as revelações de Deus ou dos homens. Nada tem prioridade sobre a experiência direta”.
Compartilhar

Esta é uma das frases de Carl Rogers que talvez seja a mais controversa ou, pelo menos, que convide a refletir. Com ela, ele quer remarcar a importância de que o guia mais importante de cada um de nós não está nos demais, nem sequer em uma corrente de pensamento ou religião, e sim no interior de nós mesmos.

Rogers estabelece a máxima autoridade na experiência própria. Mesmo que também considere que as opiniões do demais devam ser escutadas, elas não devem servir de guia. Assim, qualquer ser humano deve ser tratado como pessoa única, digna de respeito, com direito de avaliar sua experiência a sua maneira, e com amplos poderes de escolha autônoma.

Mulher aproveitando a luz do sol

A aceitação como impulso para mudar

“O curioso paradoxo é que quando me aceito como sou, então posso mudar”.
Compartilhar

Para Rogers, a aceitação é a base da mudança. Se esta não existe, não é possível mudar porque a mente está perdida. Assim, observar o que somos e nos conhecermos é a chave para melhorar e evoluir.

O valor de ser si mesmo

“Me sinto mais feliz simplesmente por ser eu mesmo e deixar que os outros sejam eles mesmos”.
Compartilhar

Carl Rogers pensa que as pessoas são tão bonitas quanto o pôr do sol, se permitirem que assim seja. Ou seja, aprecie a sinceridade e autenticidade acima de tudo; é o estado natural de cada um de nós.

Rogers descobriu, através de suas relações, que a longo prazo não ajuda nada agir como se fôssemos algo que não somos. Não podemos ser felizes se não nos mostramos como somos, porque estamos nos repelindo.

A admissão dos sentimentos

“Não se trata de tirar o sentimento da mente, nem de escondê-lo nela, e sim de experimentá-lo com aceitação”.
Compartilhar

Quando experimentamos qualquer sentimento, a ação adequada é aceitá-lo, não fugir dele ou reprimi-lo. Temos que dar ao sentimento abrigo, para saber o que está nos dizendo. Qual é a mensagem que traz? Somente assim seremos capazes de conhecer os demais e a nós mesmos.

Mãos segurando coração pequeno

A tolerância a incerteza

“Percebo que se fosse estável, prudente e estático, viveria na morte. Por isso, aceito a confusão, a incerteza, o medo e os altos e baixos emocionais. Porque esse é o preço que estou disposto a pagar por uma vida fluída, perplexa e excitante”.
Compartilhar

O medo e a incerteza são companheiros de nossas vidas. Nem tudo é controlável nem predizível, nem sequer seguro. A confusão ocorrerá assim como os altos e baixos emocionais, e temos que estar preparados para isso.

Manter a ideia de que podemos controlar tudo que acontece ao nosso redor nasce do medo de não saber reagir ao que ocorre. É fruto da insegurança. Embora não seja possível controlar tudo, às vezes agimos como se fosse, criando uma mentalidade rígida que nos prende.

Se quisermos viver na fluidez, temos que aprender a soltar para abrir passagem para a flexibilidade e o desfrute.

Aprender a aprender

“O homem que se educa é aquele que aprende a aprender”.
Compartilhar

Carl Rogers entendia como pessoa educada aquela que tentava aprender e mudar. O autoconhecimento e a autorrealização caminham juntas pela vida. Quem se educa é quem se informa, reflete, se questiona e aposta na aprendizagem.

Homem caminhando e lendo no campo

Como vemos, o legado de Carl Rogers é uma grande fonte de conhecimento que tem como objetivo ajudar as pessoas. Em seus primeiros anos como profissional, sempre se fazia a mesma pergunta: “Como posso tratar, curar ou mudar esta pessoa?” Mas a experiência fez com que mudasse a formulação desta pergunta: “Como posso proporcionar uma relação que esta pessoa possa usar para seu próprio crescimento pessoal?”

Suas inúmeras contribuições na psicoterapia e sua inovadora visão da prática terapêutica seguem vivas no dia de hoje. São muitas as teorias que desenvolveu, mas sem dúvidas conhecer as melhores frases de Carl Rogers ajuda a compreender sua maneira de pensar e nos leva a refletir.

Recomendados para você