8 Livros que você não pode perder

· junho 29, 2015

Quando, de um modo ou de outro, descobrimos um livro que toca nosso coração, é como se tivéssemos encontrado um tesouro precioso. Às vezes, ele é descoberto por casualidade, passeando por uma livraria familiar, outras vezes o conhecemos por recomendações de amigos. Hoje, nós iremos recomendar alguns nesse texto.

Cada um tem seus gostos, é claro, mas há alguns livros que não passam despercebidos para quase ninguém. Aqui temos uma lista que não pode ser desperdiçada:

1. Em Busca de Sentido. O psiquiatra Viktor Frankl sofreu pessoalmente o horror dos campos de concentração nazistas. Sua força era pensar que seus parentes, que estavam em outros campos de concentração, estariam esperando por ele quando o horror da guerra terminasse.

Infelizmente não foi assim; todos haviam morrido. No entanto, Frankl encontrou forças para dar um novo sentido à sua vida, contando sua história e elaborando uma teoria que possa ajudar outras pessoas em situações difíceis. Sem dúvidas, uma lição de vida. Um livro que todos nós deveríamos ler.

2. Sidarta, de Hermann Hesse. Hermann Hesse transformou-se em uma referência entre os jovens da sua geração e gerações posteriores. Relata o caminho percorrido por Sidarta em busca da sabedoria; ainda que não se trate da vida de Buda, sem dúvidas foi inspirado nela. Tem todo um apelo ao orgulho e à individualidade do ser humano frente ao mundo e à história; um livro para encontrarmos a nós mesmos e para nos aproximarmos da espiritualidade que todos temos dentro de nós.

3. O Alquimista, de Paulo Coelho. Um livro vendido em mais de 150 países. Um personagem que vai em uma longa viagem em busca de um tesouro, cheia de aventuras e desventuras repletas de significados. Finalmente, seu tesouro encontrava-se em casa… Um romance que nos faz pensar.

4. O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. A filosofia e a psicologia estão, sem dúvidas e de certo modo, unidas. Para todos os amantes da filosofia, Gaarder propõe uma viagem pela história da filosofia, através de uma menina, Sofia, a quem um filósofo mostra como é a vida por meio da filosofia. Um bestseller que se transformou em livro de leitura obrigatória nas escolas e que ajuda em nossa formação como pessoas.

5. Inteligência Emocional, de Golemann. Desde que Golemann colocou este livro à venda, em 1995, não paramos de ouvir falar sobre Inteligência Emocional. Certamente, para entender melhor a nós mesmos e aos demais, para aprender, com e através das nossas emoções, esse livro é fantástico. Sem dúvidas, fará pensar sobre se temos ou não inteligência emocional suficiente, e sobre como podemos alcançá-la para sermos mais felizes e começarmos a ver as coisas a partir de uma visão diferente.

6. A força do otimismo, de Luis Rojas Marcos. Luis Rojas Marcos transformou-se em um dos melhores psiquiatras espanhóis. Ele possui uma incrível capacidade de comunicar, de forma simples, tudo o que se refere as nossas emoções e pensamentos; pode ser que seja a humildade, a simplicidade e a tranquilidade as responsáveis por transformá-lo em um orador digno de escutar.

Por essa razão, recomendamos este livro que mostra como o otimismo nos ajuda em muitos momentos da vida. Por isso, não passe tanto tempo na televisão… que tal ler algumas coisas mais interessantes?

7. Como superar a ansiedade e o pânico, de Linda Manassee Buell. Uma mulher que nos conta sua experiência com a ansiedade e o pânico. Supervisionado pela doutora em psicologia Brenda Wierderhold, é um livro pequeno e sem desperdício. É de grande ajuda para todos aqueles que sofrem de ansiedade ou que tenham um familiar nesta situação.

8. A meditação Budista, de Ramiro Calle. Está comprovada a eficiência e os múltiplos benefícios que a prática da meditação habitual oferece para a nossa saúde. Para todos aqueles que queiram saber mais sobre o assunto, esse é um excelente livro.