Quando um animal deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora

Quando um animal deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora completamente

outubro 18, 2016 em Emoções 0 Compartilhados
Quando um animal deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora

Quando um animal deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora completamente. Na sua mente surge continuamente a lembrança de todas as coisas que os uniram. Lembranças de passeios pelo parque. De saídas em grupo. Da alegria com que lhe recebia quando você voltava para casa. Das confidências. Da cumplicidade e do apoio. Das tardes de inverno debaixo de um cobertor compartilhando leituras.

Chegam à sua memória as lembranças dos primeiros tempos. Talvez a recordação do quão complicada foi a adaptação. Os primeiros passos como companheiros de cansaço. As primeiras saídas. Os primeiros carinhos. As primeiras travessuras. As primeiras brigas.

O começo é difícil. Tudo ao seu redor o lembra e você não para de pensar nas coisas que poderiam ter sido diferentes. Alguém lhe diz que o melhor a se fazer é buscar um novo companheiro. A ideia lhe parece impensável.  Ninguém jamais poderá ocupar o seu lugar.

Quando um animal deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora completamente. Em seu coração permanece a lembrança desse ser querido com quem você compartilhou alegrias, tristezas e angústias. Você nunca deixa de pensar que, talvez algum dia, seja o último. O último sorriso. O último abraço. O último carinho. O último dia em que ele lança o olhar de fiel e leal amigo.

A tristeza não é uma boa companheira

A tristeza é enorme e você pensa que nunca vai poder superá-la. Mas um bom dia você acorda e percebe que a lembrança continua ali, mas não dói tanto. A dor é suportável. A lembrança infinita.

olho-chorando

Quando um animal deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora completamente. Talvez você volte a encontrá-lo em outras circunstâncias ou em outro momento da sua vida. É possível também que esse reencontro não aconteça porque tem que ser assim ou porque não é para ele voltar a cruzar o seu caminho. Mas tem um lugar no seu coração. Como uma cicatriz profunda que sempre vai acompanhá-lo.

O companheiro mais fiel que você jamais teve. O que está com você em todos os momentos. Nunca está cansado. Sempre o apoia. Seja como for. Se você está triste, ele dá o seu apoio incondicional. Se você está feliz, ele celebra com você. Não o abandona em nenhum momento.

A relação com um animal é uma relação de benefício mútuo

Você deixa que ele lhe dê carinho, mas ele também precisa do seu. Porque esse amigo fiel tem sentimentos e emoções. Um animal é o melhor professor de inteligência emocional. Sabe expressar perfeitamente as emoções básicas: surpresa, raiva, nojo, medo, tristeza, alegria. Não precisa de palavras. É o exemplo perfeito da expressão corporal.

Um animal é o melhor remédio para a solidão. O melhor professor da disciplina e da responsabilidade. O melhor treinador para ajudar você a entender as suas próprias emoções.

pintura-cachorro

Quando alguém deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora completamente. Porque esse alguém faz parte da sua família. Da sua vida. Talvez ele tenha estado com você desde os seus primeiros anos e viveu com você as suas primeiras decepções, seu primeiro emprego, seu primeiro beijo.

É possível que algumas pessoas não entendam como você possa se sentir assim. Afinal, não é uma pessoa. Mas você sabe que ele não precisa falar para ser humano. Porque ele não precisa da linguagem falada para que seja entendido. Porque ele tem um código que não precisa de palavras. Porque sente, pensa e se comporta melhor do que algumas das pessoas que você conhece.

Seja como for, a roda da vida não para. Tem que seguir em frente. Por isso, quando um animal deixa de estar ao seu lado, ele não vai embora completamente. A aprendizagem que lhe deu e o amor incondicional que ofereceu serão seus para sempre.

Recomendados para você