Características de uma pessoa prática - A Mente é Maravilhosa

5 características de uma pessoa prática

novembro 18, 2017 em Psicologia 10 Compartilhados
Características de uma pessoa prática

Entre as características de uma pessoa prática está o fato de que se concentra em realizar ações concretas, que tendem a conquistar objetivos claramente úteis e com uma resposta mais ou menos imediata. Para quem pensa e age dessa maneira, tudo aquilo que não mostre uma vantagem aparente com pouco risco não é interessante e não tem valor.

Para uma pessoa prática, o processo não importa tanto, nem o método. O que mais importa é o resultado. Se esse resultado mostrar benefícios, é provável que os meios para conquistá-lo estejam justificados. Nessa linha de pensamento, para essas pessoas o mundo abstrato das ideias, das emoções e dos valores não tem muito sentido. Elas simplesmente pensam: se funciona, está correto. Se não, é preciso explorar mais o processo para ver o que aconteceu.

 “O desafio da modernidade é viver sem ilusões e sem se desiludir.”
-Antonio Gramsci-

Em princípio, pode parecer que uma pessoa prática é alguém sem escrúpulos, mas não é bem assim. Simplesmente, para elas, tem mais valor aquilo que traz resultados concretos, e não as especulações ou as intenções. De alguma maneira essas pessoas as temem porque sabem que podem ficar apenas nas palavras, sem chegar a resultar em fatos específicos.

As pessoas com uma inclinação prática trazem contribuições muito relevantes, especialmente em momentos de dificuldade ou crise. Há muitas situações nas quais o que importa é agir, e não especular ou teorizar. Se alguém sofrer um ataque do coração, ou uma empresa entrar em decadência, o que se deve fazer é agir. É nesse momento que uma pessoa prática mostra todo o seu potencial. Esse tipo de pessoa também costuma ter outras características interessantes, como as seguintes:

Corpo de homem com floresta e céu estrelado

As características de uma pessoa prática

1. São realistas

Se há algo que uma pessoa prática tem, é uma noção da realidade muito bem estabelecida. Elas captam facilmente o essencial de uma situação ou uma pessoa. Sobre essa base, elas definem como seus planos se encaixam e agem, não ficam perdidas em detalhes.

Mais do que olhar como poderiam ser as coisas, elas se preocupam em ver como elas realmente são. Isso se transforma no substrato da sua forma de agir. Podem ser rudes, ou às vezes um pouco grossas, mas definitivamente têm os pés bem colocados no chão. Os ideais e os mundos perfeitos não são espaços em que se atrevem a adentrar.

2. São decididas

Quando uma pessoa é prática, ela estabelece metas bem definidas e vai atrás delas. Dificilmente é vista duvidando, especulando ou hesitando. Certamente também podem ser reflexivas, mas separam facilmente as ideias e as transformam em ações. Elas preferem testar na realidade do que refletir por meio de jogos mentais.

Tudo isso as transforma em pessoas muito decididas. Elas não gostam de rodeios nem de meios-termos. Como já dissemos, preferem avaliar a validade das suas metas e dos seus projetos na realidade, não no pensamento. Elas são capazes de mudar de direção quando a realidade lhes mostra que estão no caminho errado porque sentem pouco apego pela forma ou pela maneira se comparado com o que sentem pelo objetivo que se propuseram.

Homem tentando alcançar lâmpada acesa

3. Assumem riscos

Visualizar, medir, sondar e considerar os riscos com muitos detalhes não é algo que seduz uma pessoa prática. Elas entendem que qualquer circunstância implica altos e baixos. No entanto, isso não as detêm.

Esse tipo de pessoa tem os olhos voltados para os resultados. Elas sabem que para chegar a determinado ponto, é necessário assumir riscos e estar disposto a cometer erros. Isso não faz com que essas pessoas percam o sono. Elas acreditam que sempre há outro caminho para se chegar ao mesmo ponto. Por isso, não recuam quando encaram a possibilidade de falhar.

4. Não dependem dos elogios ou das críticas

Não há nada menos prático do que viver em função da aprovação dos outros. Para conseguir um gesto de aceitação, há pessoas que estão dispostas a se desviar dos seus caminhos ou a assumir posturas que vão contra seus próprios pensamentos. Isso não acontece com uma pessoa prática.

Muito pelo contrário, as pessoas com uma perspectiva prática da vida estão conscientes de que toda ação está sujeita à crítica. No entanto, para agir não dependem de que os outros aprovem ou desaprovem a sua ideia. Nesse sentido, não gastam muita energia tentando agradar aos outros.

Mão com tinta tentando pegar balão

5. Sabem priorizar: trabalham com hierarquias e se prendem a elas

As pessoas práticas são pessoas de ação. Mas para que uma ação seja correta, deve responder a uma mínima ordem e a um critério definido. Em particular, uma cadeia de ações leva à conquista de bons resultados quando se sabe distinguir entre o que é importante e o que acessório.

Saber priorizar é exatamente ter um bom critério para classificar as ações que merecem maior atenção. E também as que devem ser realizadas primeiro para tornar possíveis ou mais fáceis as outras. Quem tem um pensamento prático é bom em priorizar e seguir tal ordem.

Dificilmente você vai encontrar uma pessoa que seja totalmente prática ou totalmente especulativa. Quase todos nós temos características de um ou outro perfil e as aplicamos de maneira diferente em diferentes situações. Cada uma dessas perspectivas é muito valiosa e traz benefícios diferentes. São complementares e não excludentes. Independentemente de como for, a verdade é que é positivo para todo mundo cultivar um pouco desse lado prático, especialmente na hora de enfrentar dificuldades que requerem uma solução imediata.

Você se identificou com alguma destas características de uma pessoa prática?

Recomendados para você