Carta aos profissionais que cuidam de nós: OBRIGADO!


Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas
Vivemos tempos difíceis, daqueles que nunca imaginamos que viveríamos, daqueles que até muito recentemente eram mais típicos dos filmes do que da vida real. Às vezes acontecem eventos e situações que nos surpreendem e nos deixam sem fôlego; acontecimentos que, de repente, nos mudam e nos convidam a refletir. Em meio a tudo isso, queremos dedicar este artigo aos profissionais que cuidam de nós: OBRIGADO!
O coronavírus aterrissou em nossas vidas sem pedir permissão devastando tudo o que encontra pela frente, em silêncio e em alta velocidade.
Em meio a esse caos, há uma orientação muito clara: ficar em casa, para o bem de si mesmo e dos outros. É uma questão de respeito, responsabilidade, cuidado e solidariedade. Um apelo a cada um de nós em favor da sociedade para evitar a transmissão do vírus e, assim, achatar a curva de contágio para que os hospitais não entrem em colapso.
A verdade é que nem todas as pessoas podem cumprir essa orientação. Existem aquelas que buscam alguma desculpa para sair por puro egoísmo e por não terem consciência da gravidade da situação, mas também existem todos vocês profissionais que cuidam de nós de mil e uma maneiras possíveis, tantas que nem podemos imaginar. São os profissionais da saúde, da limpeza, policiais e muitos outros. Essa carta é para todos vocês.

Agradecemos pelo seu esforço
Agradecemos a você, que sai de casa disposto a fazer o seu melhor para salvar a humanidade. Obrigado, porque apesar do medo o invadir, do seu corpo tremer e da angústia prender sua garganta, você dá um passo à frente disposto a lutar pelos outros.
Obrigado por estar na linha de frente. Seu esforço e sua coragem são inestimáveis. Apesar do cansaço, do esgotamento físico e psicológico e da invasão de estresse que às vezes você experimenta, você continua a dar o seu melhor. E isso é digno de admiração. Você é um ótimo exemplo. Nosso exemplo, e o de toda a sociedade.
Não importa se é de manhã, de tarde ou de noite, porque você não entende de horários, mas de pessoas, de ajuda e de entrega total. Porque você também tem família e, embora às vezes seja difícil deixá-los em casa para ir trabalhar – conscientes dos riscos envolvidos – lá está você, contribuindo para que tudo isso melhore e termine o mais rápido possível.
Obrigado de verdade. Sabemos que não é fácil. Sabemos que você se encontrará em situações difíceis que nem sequer podemos imaginar. Só você sabe tudo o que essas situações implicam, apenas você está lá nos protegendo, zelando por nossa segurança, cuidando de nós e oferecendo tudo o que precisamos.

Obrigado por cuidar de nós
Agradecemos por cuidar de nós, por nos atender, por ter paciência quando a ansiedade, o nervosismo e o pânico nos superam. Obrigado por facilitar tudo nestes tempos difíceis.
Sabemos que, mesmo nessa situação, podemos não lhe dar o tratamento que você merece. Por isso, também pedimos desculpas e dizemos que sentimos muito.
Obrigado pela sua dedicação e entrega, pelo seu apoio e responsabilidade. Não é fácil estar presente quando os números não param de subir, os recursos se tornam escassos e você precisa tomar decisões arriscadas. Também não é fácil se expor a cada dia. No entanto, você o faz por todos nós.
Obrigado por cada vídeo informativo que você faz e por todas as mensagens que você envia para nos conscientizar. Obrigado, porque mesmo quando lhe faltam forças, você continua se esforçando.
Você é luz, você é força, você é esperança e coragem. Obrigado por arriscar sua pele dia a dia, minuto a minuto, e acima de tudo porque não é algo pontual, já que antes dessa situação você também o fazia, embora não fosse tão visível.
Muito obrigado, de coração, por tudo isso. Sem você, isso seria impossível. Obrigado por ter tanta solidariedade.
Agradecemos a você, seja quem você for. Médico, enfermeiro, assistente, caixa, segurança, zelador, faxineiro, farmacêutico, policial, bombeiro, jornalista, transportador… E para todos os profissionais que não estão tão evidentes, mas que mesmo em momentos de isolamento, tornam possível que o mundo não pare por completo.
Obrigado a todos vocês. É hora de darmos o melhor de nós mesmos.
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.
-Madre Teresa de Calcutá-
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.