Como superar a insegurança – A mente é maravilhosa

Como superar a insegurança

11, abril 2015 em Psicologia 16 Compartilhados

A insegurança nas pessoas pode ter diferentes origens, mas uma de suas causas fundamentais é a falta de autoconfiança. Isso ocorre porque uma mente que se sente insegura teme constantemente a rejeição e a desaprovação dos outros.

A pessoa que sofre de insegurança tende a isolar-se de seus entes queridos e se tornar solitária, o que acaba arruinando todos os seus relacionamentos e se torna a raiz de muitos outros problemas.

Sinais que demonstram a insegurança

As pessoas inseguras costumam mostrar os seguintes sinais:

São pessoas egoístas que precisam de elogios e atenção, gostam de cercar-se de bens materiais para se sentirem protegidas, mas na verdade são pessoas muito complacentes que buscam a aprovação dos outros para se sentirem seguras.

– Tendem a ficar na defensiva e não aceitam críticas, porque as consideram um ataque a elas, o que torna difícil manter uma conversa construtiva com uma pessoa insegura.

– São pessoas que não podem estar em silêncio e o preenchem com conversas desnecessárias, porque se sentem desconfortáveis com seus pensamentos, já que não têm uma visão muito positiva de si.

– Costumam ser muito brincalhonas, tentam fazer com que os outros riam, mas ao mesmo tempo tornam-se muito insensíveis em relação às pessoas, zombando de outros e de si mesmos para tentar chamar a atenção.

Se autopromovem constantemente e falam de si próprios porque precisam da validação das outras pessoas; não escutam os outros, porque só pensam nos seus próprios problemas.

São pessoas muito competitivas, que não suportam a derrota e absorvem muito facilmente às pessoas que têm autoridade e são muito autoritárias e . Compensam a sua falta de confiança descarregando suas frustrações em seus subordinados, especialmente nas pessoas muito dóceis.

– Nos relacionamentos, as pessoas inseguras são ciumentas e abusivas, pois não têm confiança em seus parceiros, o que causa desconfiança e brigas constantes com os membros do sexo oposto.

Como superar a insegurança

Para superar a insegurança, leve em conta os seguintes conselhos:

Pense Positivo

Tenha pensamentos positivos, pois eles irão ajudá-lo a superar todos os seus medos e inseguranças. Seja crítico consigo como você é com os outros.

Supere seus pontos fracos

Pense que é impossível atingir a perfeição. Tente conhecer seus pontos fracos e corrigi-los. Pense também em seus pontos fortes, e desenvolva estratégias para transformar seus pontos fracos em pontos fortes.

Evite comparações

Não se compare a ninguém, pois não é necessário causar ciúme e inseguranças, sinta orgulho de quem você é.

Compartilhe pensamentos

Compartilhe seus sentimentos negativos com seus amigos e parentes mais próximos, não reprima seus sentimentos e expresse suas inseguranças de forma honesta com as pessoas que se preocupam com você.

Divirta-se

Relaxe e divirta-se para tratar a mente insegura ao mesmo tempo em que você contempla as causas de seus medos e inseguranças e toma medidas para se livrar deles.

Imagem cedida por Alfonsina Blyde 

Recomendados para você