O coração da mulher é o lugar mais forte do mundo

O coração da mulher é o lugar mais forte do mundo

14, março 2016 em Psicologia 3232 Compartilhados
Coração da mulher

Quem disse que o coração da mulher é frágil se equivocou. Poucas coisas pulsam com tanta força, dando tanta luz à vida e à essência a esse mundo como a alma de uma mulher que ama quem está a sua volta. Em suas muitas portas cabem a consciência, as emoções, o equilíbrio e a intuição, transformando o coração, desta forma, no palácio mais poderoso da natureza.

É um espaço imenso onde todos cabem, onde todos são atendidos, e onde não existem normas externas, porque ela é leal a seus princípios e a seus valores. A mulher batalhou em tantos cenários que escolheu guardar os triunfos para si mesma. As decepções são vistas como um caminho percorrido, daqueles que conseguimos obter um aprendizado.

Em algumas ocasiões, o coração da mulher respira com algumas cicatrizes, mas não por isso se diminui ou se debilita. Ela sabe que existem ocasiões difíceis na vida, que as decepções marcam… E ainda, que a dor da experiência segue, às vezes, ganhando resistência em diminuir.
Compartilhar

Estamos em uma sociedade onde se valorizam, frequentemente, as dimensões associadas ao lado masculino, isto é, a dominância, o poder, a segurança e o raciocínio mais lógico. Na verdade, são conceitos que  nem sequer definem um homem, mas sim que estão associados à própria modernidade e à própria sociedade, que ressaltam valores que, raramente, coincidem com a autêntica essência humana.

Por outro lado, e de forma quase tradicional, sempre foram deixados em segundo plano esses outros aspectos que definem o caráter feminino como se, de algum modo, estivessem associados a uma “fraqueza”: a intuição, as emoções, a sensibilidade, a empatia

Relacionar estas dimensões à fragilidade humana é um grande erro. O coração da  mulher se edifica sobre esses pilares, e é o claro exemplo da fortaleza mais forte.

Só você sabe as batalhas que enfrentou e superou

A força do coração da mulher

O que uma mulher viveu e teve que assumir ao longo de sua vida é algo que só ela conhece. Ela prefere omitir muitas destas coisas, guardá-las para si mesma, porque são capítulos que precisam ficar em silêncio para edificar a própria vida. Isso é o que vai nos definir.

Ninguém pode mudar as pessoas que nos trouxeram a esse mundo, tampouco pode mudar aquelas que atravessam seu caminho, menos ainda tentar mudar o próprio mundo. Contudo, se existe alguma coisa que pode ser feita é acreditar em si mesma. Aceitar, deixar ir e se orgulhar de tudo o que fez e faz.
Compartilhar

Cada batalha vivida deve edificar sua própria fortaleza e ensinar por quais caminhos deve transitar e a quais não deve ir. Porque a essa altura da vida, seu coração de mulher já se tornou sábio. E ser sábio implica, às vezes, guardar muitas decepções, mas lembrar que sem elas a vida não seria a mesma.

Todas as feridas curadas

Há quem se deixe vencer. Há quem sucumba a relações turbulentas, e quem se cale e deixe de reagir devido ao medo. Por medo de estar sozinha talvez, ou, quem sabe, por medo de encontrar algo pior. O coração de uma mulher forte é também um coração valente. Soube romper todos os vínculos que um dia causaram dano, soube que, em algumas ocasiões chega um momento em que deve se colocar em primeiro lugar em vez de dar prioridade aos outros.

Ser forte não significa ter músculos nem reagir com força bruta. Ser forte não significa fechar os olhos e agir como se nada estivesse acontecendo. Implica saber encontrar a si mesma e saber o que necessita, é ser capaz de se segurar e começar a viver de novo.

Mulher com coração de borboleta

O coração da mulher não teme fazer contato com sua própria essência

Sua essência é o que lhe dá força e o conforta seu coração: as emoções, as intuições, a empatia… É importante saber escutar essa voz interior que, às vezes, faz com que você se conecte com o isolamento e que também acaba unindo-a às feridas do mundo.

Saber ler alguns rostos faz com que você antecipe reações, intui sobre as tristezas e contagia as alegrias. Depois disso, não vai faltar quem diga que você é um pouco bruxa, mas você ri em silêncio porque sabe “que não sabe de tudo”, que a vida é aprendizado, e que o que a guia é a lealdade e o amor dos outros.

O coração da mulher tem espaço para a vida dos que a rodeiam, além do espaço reservado a si mesma

Quem diz que no coração de uma mulher cabem todos se equivoca. Chega um momento na sua vida que você sabe muito bem quem merece estar fora e quem merece estar dentro.

Quando uma mulher vive uma desilusão, aprende a colocar algumas fechaduras em seu coração e, com isso, consegue respirar tranquilamente e desfrutar de sua liberdade. Quem a quer, que a busque.
Compartilhar

Seu coração hoje bate tranquilo porque você deixou para trás as tormentas, pois sabe que existem pessoas que causam danos e que ninguém é tão egoísta a ponto de fechar as portas do coração para alguém que merece estar dentro dele. Isso é sabedoria, isso é prudência e, além disso, é cuidar de si  mesma.

Desta maneira, em sua alma sábia habitam os serem que mais ama e que dão sentido a sua vida. Seu coração é o melhor lugar onde pode crescer uma criança, o melhor lugar parta compartilhar com essa pessoa que tanto a merece…

Agora, se existe algo que você deve ter claro é que o coração da mulher também merece um grande espaço para ela mesma. Para atender a seus desejos, para se curar, para ser livre e feliz consigo mesma. Com o que é e o que conseguiu em sua vida…

mão com filho e pássaro nas mãos

Imagens por cortesia de Claudia Tremblay e Lucy Cambpell

Recomendados para você