Você está sofrendo uma depressão encoberta? - A Mente é Maravilhosa

Você está sofrendo uma depressão encoberta?

setembro 21, 2017 em Psicologia 621 Compartilhados
Mulher que sofre de depressão encoberta

A depressão encoberta é um tipo de depressão sobre o qual não se fala muito. Uma coisa que pode ser preocupante se levarmos em consideração que a depressão é um dos transtornos que mais aumentou no mundo. No entanto, os sintomas muitas vezes passam despercebidos, até mesmo para a pessoa que os sente.

É possível que haja muitas pessoas no mundo que precisem de ajuda, mas que ainda não se deram conta disso. O problema dessa situação é que uma condição mental ou emocional problemática tende a se tornar mais complexa e grave se não receber a devida atenção a tempo. Isso sem contar todos os efeitos colaterais que eventualmente provoca no âmbito social e na saúde física.

“As ações nobres e os banhos quentes são as melhores curas para a depressão.”
-Dodie Smith-

É importante não ignorar as sensações de falta de conformidade ou desilusão quando são persistentes. Não veja nelas um inimigo. Elas podem estar alertando você para um problema mais grave. Também não ignore os seguintes sinais, que correspondem aos sintomas típicos de depressão encoberta.

Querer se manter na rotina: um sinal de depressão encoberta

As pessoas tendem a estabelecer rotinas para deixar a vida mais simples, especialmente para simplificar aquelas tarefas que fazem parte do nosso cotidiano. Se cada dia fosse completamente diferente do dia anterior, gastaríamos muita energia mental para nos adaptarmos constantemente. A rotina é positiva quando está relacionada a ações simples, para as quais não vale a pena buscar uma nova perspectiva. Também é normal buscar estabilidade nos aspectos mais importantes.

Homem lidando com depressão encoberta

A rotina se torna problemática quando produz tédio ou quando faz com que tudo permaneça estagnado. A depressão encoberta existe se essa forma rotineira de viver não gera bem-estar. Quando qualquer mudança produz rejeição ou, até mesmo, irritação. Há problemas se sua atitude se baseia em “deixar passar” o tempo por falta de interesse ou de confiança nas mudanças.

Mentir com frequência

Quem mente frequentemente sobre temas simples que estão relacionados ao seu estilo de vida pode ter uma depressão encoberta. Quando perguntam a essas pessoas como elas estão, dizem que estão bem, mesmo que essa resposta esteja bem longe de ser verdadeira. Se alguém diz que parecem “apagados”, dirão que estão apenas cansadas. Elas evitam falar sobre seu verdadeiro estado de saúde e, às vezes, inventam histórias sobre o que fazem no seu tempo livre.

É comum que inventem alguma desculpa quando alguém propõe algum programa. Essas pessoas têm medo de encontros sociais e, embora a rotina pese, temem fazer alguma coisa diferente daquilo a que estão acostumadas. Elas não querem que os outros realmente saibam como estão. Ocultam deliberadamente essa informação porque, no fundo, sabem que alguma coisa não está bem e querem esconder.

Sentir desconforto quando estão acompanhadas

As pessoas com depressão encoberta tendem a ser solitárias. O isolamento sistemático, sem um propósito definido, é um sinal claro de que alguma coisa está errada com as nossas emoções. Nesse caso, não se trata de pessoas tímidas ou introvertidas, mas de indivíduos que se sentem incomodados em ter alguém ao seu lado.

Faces da depressão encoberta

A maioria das conversas das quais participam soam superficiais ou artificiais, programadas e menos espontâneas do que seria comum. Elas falam apenas sobre temas gerais, que não as envolvam pessoalmente. Se alguém quer saber da sua vida ou ultrapassar a barreira que se considera de cortesia, para entrar no âmbito da confiança, essas pessoas fogem da conversa. Elas dão sinais evidentes de que não querem criar intimidade com ninguém. Podem ser sorridentes e simpáticas, mas sempre colocam uma barreira quando os outros pretendem conhecê-las mais a fundo.

Consumo excessivo de algumas substâncias

Outro sintoma que alerta sobre a existência de uma depressão encoberta é o consumo de qualquer substância estimulante. Quem sofre desse problema busca, sem se dar conta, compensar sua sensação de vazio e desinteresse através de estímulos químicos e biológicos que lhes permitam se sentir um pouco melhor.

O mais comum é começar a consumir álcool, comidas com alto nível de açúcar ou cafeína em excesso. Essas três substâncias oferecem uma estimulação que é vista como necessária. O que mostra que existe alguma coisa mais além de um simples consumo é a frequência e a quantidade com que se abusa dessas substâncias.

Mulher sofrendo com depressão encoberta

Na depressão encoberta também aparecem outros sintomas como dificuldades para dormir, mudanças nos hábitos de alimentação, sensação de vazio e de ter sido abandonado, falta de interesse na maioria das atividades e desconforto gastrointestinal.

Se você conhece alguém que apresenta vários desses sintomas, tente prestar atenção nessa pessoa. Respeite a distância que ela coloca, mas mostre-se afetuoso e disposto a escutá-la e apoiá-la. Se você desconfia de que você mesmo possa estar sofrendo uma depressão encoberta, leve isso muito a sério. Às vezes bastam pequenas ações terapêuticas ou uma terapia breve para que esse mal-estar que não lhe permite desfrutar sua própria vida desapareça.

Recomendados para você