Descubra se seu relacionamento é saudável – A mente é maravilhosa

Descubra se seu relacionamento é saudável

fevereiro 17, 2015 em Emoções 0 Compartilhados

Nos estágios iniciais de um relacionamento é normal ver o mundo em cor de rosa, mas em outros momentos algumas pessoas usam uma máscara, que nos impede de enxergar o relacionamento exatamente como ele é, menos saudável do que deveria ser.

O que deve ter um relacionamento saudável

Um relacionamento saudável deveria ter as seguintes características:

Confiança– É normal sentir ciúmes às vezes, porque o ciúme é uma emoção natural, mas o importante é a forma como reage a pessoa que sente ciúmes; não pode haver um relacionamento saudável sem que exista confiança entre os parceiros.

Honestidade- É difícil confiar quando um parceiro não está sendo honesto; quando se pega o outro em uma mentira, a confiança repousa em terreno instável.

Respeito–  Em um relacionamento, o respeito significa que cada pessoa valoriza o outro, compreende-o, e nunca questiona os limites do seu parceiro.

Boa comunicação –  Você nunca deve reprimir um sentimento sobre seu parceiro, só porque você não gosta de escutá-lo; é importante que exista uma boa comunicação entre ambos, e que digam o que pensam um do outro abertamente.

– Apoio – Vocês devem se apoiar tanto nos bons quanto nos maus momentos: você deve estar ao lado do seu parceiro tanto para felicitá-lo pelos seus êxitos, quanto para consolá-lo e apoiá-lo nos momentos difíceis.

Igualdade– Em um relacionamento deve haver um equilíbrio justo por parte de ambos, caso contrário, a convivência torna-se uma luta pelo poder.

Tempo para cada um – Em um relacionamento saudável concessões devem ser feitas e cada um deve aproveitar seu tempo livre como faziam antes de estarem juntos; não devem renunciar a ver seus amigos ou abandonar as atividades de que gostam.

Relacionamentos não-saudáveis

Um relacionamento não saudável tem características de falta de respeito, com ações controladoras e abusivas, sejam físicas ou verbais por parte de um parceiro. Na maior parte das vezes esta situação ocorre pois essas pessoas abusivas cresceram em torno desse tipo de comportamento, que se tornou normal para eles, mas a verdade é que não há nada de normal em atitudes como estas.

Embora seja possível que a outra pessoa se sinta mal por saber que seu parceiro foi maltratado na infância, o outro parceiro deve cuidar de si, porque um relacionamento não pode ser saudável quando um dos dois exerce um comportamento abusivo.

Sinais de alerta

Um sinal de advertência de abuso físico, verbal ou emocional envolve insultos verbais, humilhações e até mesmo golpes ou tapas e forçar o outro a fazer sexo.

Fique atento se alguma das respostas para as perguntas abaixo for positiva:

– se o outro/a fica irritado se você não está disponível.
– critica  a forma como você se veste.
– não te deixa sair ou conversar com os amigos.
– não te deixa fazer as atividades que de que você gosta.
– levanta a mão para você quando está com raiva.
– tenta forçá-lo a fazer sexo quando você não quer.

Imagem cedida por Emmanuel Frezzotti

Recomendados para você