5 efeitos psicológicos da aposentadoria e como lidar com eles

O que acontece com uma pessoa quando ela finalmente se aposenta do trabalho? Essa mudança significa uma nova realidade e pode haver alterações psicológicas. Oferecemos a você algumas recomendações sobre como lidar com elas.
5 efeitos psicológicos da aposentadoria e como lidar com eles
Isabel Ortega

Escrito e verificado por a psicóloga Isabel Ortega.

Última atualização: 05 julho, 2023

A aposentadoria é um marco importante na vida e pode ter uma variedade de efeitos psicológicos. Estes variam com base na personalidade, circunstâncias individuais e prontidão emocional para a mudança.

Há quem veja na aposentadoria definitiva do trabalho uma oportunidade de crescimento, de exploração de novos interesses e de busca por melhor qualidade de vida. No entanto, para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais significativas, é benéfico buscar apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Vejamos quais são os motivos.

Efeitos psicológicos da aposentadoria

As revistas Psychological Sciences, Journal of Health Economics , Work, Aging and Retirement detalham em pesquisas publicadas que os seguintes efeitos são os que ocorrem com mais frequência após a aposentadoria do trabalho.

1. Perda de identidade e senso de propósito

Muitas pessoas associam identidade e senso de propósito ao seu trabalho. Quando se aposentam, sentem uma perda de status, importância e senso de direção. A transição para um novo estilo de vida requer a busca de outras atividades e papéis significativos.

2. Mudanças na autoestima

A aposentadoria pode afetar a autoestima, especialmente se a pessoa se sentir menos valiosa ou produtiva quando parar de trabalhar. Podem surgir sentimentos de inutilidade ou falta de contribuição, portanto, um ajuste na autopercepção é apropriado.

3. Mudanças nas relações sociais

O trabalho geralmente oferece uma estrutura social e oportunidades regulares para interagir com colegas. Após a aposentadoria, as pessoas podem experimentar a perda dessas conexões e lidar com sentimentos de isolamento ou solidão. É importante estabelecer e manter relações sociais fora do ambiente de trabalho.

4. Estresse financeiro

A aposentadoria tende a levantar preocupações sobre a segurança financeira, especialmente se a renda diminuir ou mudar drasticamente. A ansiedade relacionada ao dinheiro provavelmente afeta a qualidade de vida e a saúde emocional.

5. Mudanças na rotina diária

A rotina é alterada após a aposentadoria, o que leva à desorientação e falta de estrutura. Algumas pessoas podem se esforçar para se ajustar a um novo ritmo de vida e levar tempo para encontrar um novo hábito adaptado às suas necessidades e preferências.

É claro que esses efeitos dependerão das condições em que a aposentadoria ocorre, de acordo com um estudo publicado no jornal escandinavo de trabalho, meio ambiente e saúde. Assim, de acordo com os resultados obtidos, os aposentados voluntários expressaram sentimentos de autoeficácia e satisfação com a vida, ao contrário daqueles que se retiraram involuntariamente.

Como lidar com os efeitos psicológicos da aposentadoria?

Uma tese publicada pela Universidade de La Laguna, na Espanha, destaca que o planejamento antecipado, como parte da preparação emocional para a aposentadoria, faz diferença. Certifique-se de ter em mente atividades e hobbies interessantes que também forneçam um senso de propósito e significado. É conveniente organizar as finanças, a fim de evitar preocupações e estresse.

Da mesma forma, a definição de metas e objetivos realistas contribui para que você se sinta útil e ligado à vida. Podem ser propósitos pessoais, como aprender uma nova habilidade, viajar ou contribuir com projetos por meio do voluntariado, por exemplo.

Enquanto isso acontece, manter uma rotina promove uma sensação de propósito e bem-estar. Estabeleça horários regulares para hobbies, tempo com amigos e familiares e compromissos significativos. Outras estratégias de enfrentamento para uma aposentadoria bem-sucedida incluem o seguinte:

  • Cuidar da saúde física e emocional.
  • Cultivar relações sociais fora do ambiente de trabalho.
  • Descobrir atividades pelas quais você é apaixonado. Tente arte, música ou jardinagem.
  • Procurar apoio profissional se sentir que os efeitos psicológicos da aposentadoria o estão sobrecarregando.

Em uma interessante palestra TEDx, a escritora e ex-esquiadora Shatzi Bachmann faz alusão ao fato de que uma oportunidade está sempre esperando por nós, não devemos ter medo de mudar nosso cotidiano, independentemente da nossa idade. Ela ressalta que antes dos 50 anos ela estava apenas respirando. A partir dessa idade, ele começou a viver.

Quais os benefícios que a aposentadoria pode ter?

Depois de muitos anos de trabalho, a aposentadoria oferece uma oportunidade para descansar e reduzir o estresse associado às responsabilidades do trabalho. Isso contribui para uma melhor saúde física e mental, além de proporcionar tempo para se recuperar e rejuvenescer.

Aposentadoria significa espaços para dedicar a atividades e hobbies negligenciados enquanto trabalhamos. Nessa mesma ordem, alcança-se maior autonomia e liberdade na tomada de decisões sobre como queremos viver. A aposentadoria é um momento de se reinventar e explorar novos papéis, aliás, por que não iniciar uma segunda graduação em algo pelo qual você é apaixonado?

Esta fase permite um maior investimento de tempo e energia no fortalecimento dos laços familiares, reavivamento de amizades e estabelecimento de vínculos sociais. Além disso, há espaço para focar no bem-estar e na saúde, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios, descansar e iniciar práticas de controle do estresse.

A aposentadoria é uma nova oportunidade

É importante observar que os efeitos psicológicos da aposentadoria, bem como seus benefícios, variam de acordo com as circunstâncias individuais e as expectativas pessoais.

Algumas pessoas enfrentam desafios ou dificuldades na transição, mas com um planejamento adequado e uma mentalidade positiva, pode se tornar um momento gratificante e enriquecedor na vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.