Eu escolho ser positivo
Quando você está passando por um momento difícil, sempre aparecem pessoas querendo lhe dar conselhos. “Seja positivo! Encare os fatos de outra forma! Eu também já passei por maus momentos!” Muitas vezes isso nos deixa profundamente irritados…
Existem situações que chegam de forma inesperada e nos pegam desprevenidos. Pode ser assustador e ficamos sem saber como agir, pelo menos por um tempo.
Em alguns momentos, estamos tão estressados que sentimos raiva do mundo, de nós mesmos, dos conselhos dos outros e fica difícil ser positivo.
“O otimismo soluciona metade de cada problema”
– Jorge González Moore –
São situações em que não vemos “a luz no fim do túnel” e o que menos queremos são palavras vazias e conselhos inúteis; as típicas palavras de consolo que não levam a nada.
Ser positivo é algo que podemos aprender. Devemos fazer esse trabalho interior quando estamos bem, porque teremos a calma necessária para ir passo a passo.
Esse trabalho interior nos fortalecerá, e quando os problemas aparecerem teremos forças para enfrentá-lo. Não é infalível, mas nos ajudará muito.
Portanto, como tudo depende nós, escolha ser positivo.
O que pode ajudar-nos a sermos mais positivos?
1- Você não é o único que sofre neste mundo. Se você parar de olhar para si mesmo e olhar à sua volta, perceberá que a vida não é fácil para ninguém. Todos nós passamos por decepções, coisas boas e coisas ruins.
2- Tudo tem solução. Pode parecer bobagem, mas quando estamos angustiados, repetir esta frase pode nos acalmar. Achamos que tudo vai mudar e que é uma situação passageira. É evidente que temos que “batalhar” para mudar a situação, porque os fatos não se modificam sozinhos.
3- Cerque-se de pessoas positivas. Existem pessoas que são muito especiais para nós e possuem a capacidade de curar nossas feridas com um abraço sincero, com palavras de conforto e com seu carisma especial que nem todos têm. Desabafe com eles, diga-lhes o que acontece com você e vai se sentir mais aliviado.
4- Encontre o seu próprio refúgio de paz. Algumas pessoas conseguem expressar sua tristeza através da dança, da música ou escrita, outros preferem uma caminhada no campo ou montanha. Cada um de nós tem o seu próprio refúgio, a questão é perceber o que pode nos ajudar a encontrar a calma e a tranquilidade.
Evidentemente, existem algumas situações extremas e, em certas ocasiões, podemos precisar de uma ajuda profissional, mas diante das dificuldades do dia a dia, podemos escolher ser positivos.
O otimismo é como a esperança; significa acreditar que as coisas irão bem apesar das dificuldades e das frustrações. Do ponto de vista da inteligência emocional, o otimismo é uma atitude que nos impede de cair na apatia, desespero ou depressão, frente às adversidades. Assim como ocorre com a esperança, o otimismo realista tem seus benefícios; o otimismo ingênuo pode ser desastroso.
– Daniel Goleman –