5 filmes sobre o otimismo

Hoje trazemos 5 filmes sobre o otimismo. Estes filmes são repletos de aprendizados e, principalmente, de mensagens cheias de vida e de como dar a volta por cima em circunstâncias que não são favoráveis a princípio.
5 filmes sobre o otimismo
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 07 novembro, 2022

O cinema sempre foi uma arte, um meio de divulgação e um reflexo dos valores sociais de um determinado momento histórico. Ou seja, na maioria das vezes, um meio educativo com o qual é possível transmitir uma grande quantidade de coisas: histórias, mensagens, valores… enfim, inúmeras temáticas. Hoje vamos falar de 5 filmes sobre o otimismo que, por suas histórias ou seus personagens, irradiam esse elemento em suas tramas.

Mas antes, vamos conversar sobre o que se entende por otimismo. Trata-se apenas de um espírito de luta e superação? É uma forma de viver, de ver a vida? Ou de nos concentrarmos nas coisas boas? Como um filme pode falar sobre o otimismo? Vamos descobrir a seguir!

“Como qualquer outra forma de arte, o cinema só é importante se for usado para falar das coisas que a gente não quer ouvir ou falar; do contrário, é apenas uma ferramenta de vaidade.”
-João Costa Menezes-

O que a psicologia diz sobre o otimismo?

Antes de enumerar os filmes sobre o otimismo, vamos conversar um pouco sobre este conceito. Será que você já se perguntou, em algum momento, o que é o otimismo? Carver e Scheier (2001) falaram de otimismo disposicional para se referir àquelas expectativas positivas generalizadas de resultado, ou seja, à crença de que o futuro guarda mais sucessos do que fracassos.

Por outro lado, segundo Gillham, Shatté, Reivich e Seligman (2001), o otimismo inclui as expectativas de controle sobre os resultados das nossas ações, as expectativas sobre a possibilidade de alcançar resultados positivos sobre o futuro e um certo componente de eficácia pessoal.

Os filmes que apresentamos aqui transmitem uma mensagem, de forma direta ou indireta, na qual o otimismo ganha protagonismo.

Filmes sobre o otimismo

Apresentamos, finalmente, os 5 filmes sobre o otimismo, com histórias tão dispares quanto seus próprios protagonistas. De temáticas e gêneros diversos, todos eles compartilham uma característica em comum: a alusão ao otimismo como modo de vida. Também veremos suas notas no FilmAffinity, um portal de referência para cinéfilos e cineastas.

100 Metros (2016)

100 Metros é um filme espanhol protagonizado por Dani Rovira. Ele interpreta Ramón, um pai de família de 30 anos que vive para o trabalho até que seu corpo começa a falhar. Ramón é diagnosticado com esclerose múltipla e, a princípio, se rende. Os prognósticos indicam que, em um ano, ele não será capaz de caminhar nem 100 metros.

No entanto, graças à ajuda de seu sogro mal-humorado, Ramón embarca em uma viagem de superação e otimismo, através da qual se desafia a correr uma maratona. Sua parceira e seu filho o acompanham a todo momento. Será que ele vai conseguir? Não perca este filme cheio de vida e comovente ao mesmo tempo!

  • Nota no FilmAffinity: 6,6

Funcionário do Mês (2016)

Outro dos filmes sobre o otimismo que você não pode perder é este longa italiano. Ele narra as peripécias de um funcionário da administração de uma cidade que possui a cômoda mas rotineira tarefa de expedir licenças de caça e pesca. Vive uma vida tranquila e confortável na casa dos pais e tem uma companheira com quem não pensa muito a longo prazo.

O mundo do protagonista cai por terra quando o Estado decide eliminar as administrações e, portanto, ele perde o emprego. Então, ele se envolve em uma aventura em várias regiões remotas da Itália, para finalmente ir parar na Noruega, em uma estação científica do Polo Norte. Como isso vai mudar a sua vida? Essa é outra história divertida que você não pode perder.

  • Nota no FilmAffinity: 5,6

Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Este é um clássico! Grease, longa norte-americano protagonizado por John Travolta e Olivia Newton-John, é outro que podemos incluir na lista de filmes sobre o otimismo. Ele se passa no verão de 1959, tendo Sandy e Danny como protagonistas. O casal teve um verão muito romântico, mas as férias terminaram e seus caminhos se separaram.

Eles se reencontram, de surpresa, no Instituto Rydell, mas a atitude de Danny mudou. Quantas voltas essa história pode dar? Jovem, divertida e cheia de músicas que vão te fazer vibrar. Recomendamos muito!

  • Nota no FilmAffinity: 7,4

Correr por um Sonho (2019)

Filme australiano protagonizado por Teresa Palmer e Sam Neill. Baseado em uma história real cheia de otimismo e espírito de superação. Narra a história de uma atleta que, em 2015, se tornou a primeira competidora a ganhar a copa Melbourne.

A protagonista, Michelle, é a mais nova de dez irmãos, e desde pequena precisou enfrentar situações difíceis. Sua vida dura não a impediu de perseguir seus sonhos.

  • Nota no FilmAffinity: 5,7

Um Sonho de Liberdade (1994)

Um filme norte-americano aclamado pela crítica. Protagonizado por Tim Robbins e Morgan Freeman, não podia faltar na lista de filmes que falam sobre o otimismo.

Narra a história de Andrew Dufresne, que foi acusado de assassinar sua esposa e condenado à prisão perpétua. Uma vez na cadeia de Shawshank, consegue ganhar a confiança do diretor e o respeito de seus companheiros, especialmente de Red, o chefe da máfia do suborno. Um filme com grandes doses de otimismo, igualmente duro e intenso.

  • Nota no FilmAffinity: 8,6

Agora você já sabe: se estiver em um momento difícil ou simplesmente quiser ver um filme que acompanhe seu bom humor, não tenha dúvidas! Tente ver algum desses cinco filmes. Com certeza você não vai se arrepender! E, se estes não te interessarem, o cinema está repleto de filmes esperando para serem vistos, de todos os gêneros e temas! A variedade está servida!

“O cinema não é uma arte que filma a vida, o cinema está entre a arte e a vida.”
-Jean Luc Godard-


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carver, C.S. y Scheier, M.F. (2001). Optimism, pessimism and self-regulation. En E.C. Chang (ed.): Optimism and pessimism. Implications for
    theory, research and practice (pp. 31-51). Washington: American Psychological Association.
  • Gillham, J.E., Shatté, A.J., Reivich, K.J. y Seligman, M.E.P. (2001). Optimism, pessimism and explanatory style. En E.C. Chang (ed.): Optimism and pessimism. Implications for theory, research and practice (pp. 53-75). Washington: American Psychological Association.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.