A influência das cores no estado de ânimo – A mente é maravilhosa

A influência das cores no estado de ânimo

fevereiro 25, 2015 em Curiosidades 5 Compartilhados

Vários estudos revelam que as cores influenciam no estado de ânimo das pessoas, no entanto não foi possível demonstrar cientificamente o fato das cores serem um elemento chave que ajuda na cura, por isso, terapias como a “cromoterapia” são consideradas terapias alternativas naturais, já que não cumprem os requisitos para serem consideradas remédios confiáveis.

O que está claro é que, mesmo que as cores não sejam o fator determinante para a cura de alguma doença, são capazes de alterar nossas emoções. As cores influenciam o estado de ânimo, mesmo que seja numa pequena porcentagem.

O Roxo, o laranja e o amarelo

São cores excitantes, que ativam e dão energia. Incitam a atividade e dão ânimo. Indicadas para as pessoas que se sentem tristes e com tendência ao desânimo. Se queremos ter a sensação de otimismo, cairia bem usar essas cores no inverno, já que causam uma sensação visual de calor e vida.

Ao decorar as paredes de um cômodo, essas cores que “acendem” e dão energia, podem ser colocadas em lugares onde queremos realizar atividades, nunca em lugares onde queremos calma e tranquilidade.

O Verde, o azul e o violeta

São cores calmas que oferecem tranquilidade. Incitam o relaxamento. Têm um efeito de calma e paz para a mente. São cores ideias para se usar numa entrevista de emprego, já que transmitem calma, sinceridade e responsabilidade.

O verde é a cor da natureza, o azul é a cor do céu, o violeta de elegantes flores… Todss elas passam a mensagem de cura emocional. Ideais para pintar as paredes de lugares onde queremos mergulhar no relaxamento.

O Branco e o bege

São cores neutras e frias. O símbolo claro da pureza e da simplicidade. Ideais para colocar em lugares onde queremos a máxima concentração. Não produzem mudanças emocionais e, por isso, o lugar ideal para tê-las como cor de parede, é uma sala de estudos. Perfeito para se usar no verão, devido ao seu efeito refrescante.

O Rosa e o magenta

A cor rosa claro transmite bondade, inocência e boas intenções, mesmo que inconscientemente possa ser interpretada como a cor da imaturidade. Ideal para usar caso precise que alguém confie em você para realizar algo. Já sobre decoração, costuma ser utilizada para crianças, mesmo que pessoas maduras adorem essa cor… Isso não deve ser considerado negativo, já que esta cor simboliza pessoas altruístas, sensíveis e de bom coração.

A cor magenta, que nada mais é que um rosa mais forte e potente, pode ser comparada às cores que ativam e dão energia, como o roxo, o laranja e o amarelo, dos quais falei acima.

O Preto e o cinza

A cor preta transmite tristeza e pessimismo, mas nas roupas, dão um ar de elegância e seriedade. Não é recomendável usar no verão, já que dão a sensação de calor e pouco frescor.

A cor cinza também tem uma carga de tristeza, pessimismo e más vibrações. Já nas roupas, tem um significado de independência, desconfiança, tédio e desânimo, mas também transmitem respeito, profissionalismo e seriedade.

POR QUE ESCOLHEMOS UMA COR E NÃO OUTRA PARA VESTIR?

Quando nos vestimos, inconscientemente costumamos agir em função das emoções que sentimos no momento.  Se você sabe o que cada cor leva consigo, pode transformar seu estado de ânimo. Normalmente, quando alguém se levanta já com pensamentos negativos, sente desânimo e tenderá a escolher cores apagadas e pessimistas. Ao contrário de quando acordamos felizes e de bom humor – nesse caso escolhemos cores alegres.

Se você for contra o que faria naturalmente, poderá mudar seu estado de ânimo. Para fazer da maneira correta, analise as emoções que sente e pense em como deseja se sentir… por exemplo: você se levanta um dia e analisa a si mesmo, “Hoje me sinto sem vitalidade, mas justamente por isso vou dar cor a minha roupa.”, e de repente escolhe uma camiseta rosa e sorri.

Dessa maneira, você mesmo incitará a ação que te fará sentir melhor. Mesmo que as cores não façam milagres, pelo menos contribuem para melhorar suas emoções, usando a cor que mais precise no momento.
Se você acorda estressado e precisa relaxar, pode optar por cores relaxantes como o azul, verde ou violeta.

Também tendo em conta o local que precisa ir, e a impressão que quer causar, já que não é o mesmo ir a uma reunião de amigos, do que ir a una reunião de trabalho. Está comprovado que as cores influenciam no estado de ânimo e, mesmo que não seja em alto grau, cada grão de areia que juntar a seu favor, melhorará suas emoções.

Créditos das imagens: Carlos Lorenzo e Rinoninha

Recomendados para você