Irmão Urso: uma lição de crescimento pessoal - A Mente é Maravilhosa

Irmão Urso: uma lição de crescimento pessoal

Fevereiro 26, 2018 em Filmes 0 Compartilhados
Irmão Urso, um filme que aborda o crescimento pessoal

Às vezes os filmes animados nos oferecem lições que não esperávamos aprender. É o que acontece com o longa ‘Irmão Urso’.

O crescimento pessoal ocorre ao longo de toda a vida, independentemente da vontade da pessoa. Por outro lado, embora seja um processo progressivo, a progressão não costuma ser linear. Pequenos e grandes avanços são combinados com pequenos e grandes contratempos.

Por outro lado, a passagem entre a infância e a idade adulta é um processo repleto de desafios.  Caracteriza-se por uma mudança de paradigma. É especialmente marcada pela tomada de responsabilidades. Para exemplificar esse processo, analisaremos o filme animado ‘Irmão Urso’. 

Irmão urso, a história de um homem

Irmão Urso foi um filme animado lançado em 2003. Conta a história do jovem Kenai, que está prestes a se tornar um adulto. Durante sua cerimônia de entrada na vida adulta, Kenai espera receber um totem de madeira. Esse totem, designado pelos grandes espíritos, indicará a Kenai o traço que orientará suas ações para o resto de sua vida.

Cena de Irmão Urso

No entanto, Kenai sofre uma grande decepção quando o significado de seu totem é revelado. Ele foi esculpido pelos Grandes Espíritos como um urso e representa o amor. Kenai esperava receber um totem de coragem, seguindo os passos de seus irmãos. O totem de seu irmão Sitka representa a liderança, enquanto o totem de seu irmão Denahi representa a sabedoria.

Com raiva e frustração, Kenai vai em busca de um urso que acaba de comer os peixes da aldeia. Sitka e Denahi o seguem, mas ocorre um acidente e Sitka morre. Kenai quer se vingar, então ele persegue e mata o urso. No entanto, o espírito de Sitka intervém. A magia dos grandes espíritos transforma Kenai em um urso.

Kenai, transformado em urso, encontra-se sozinho e desorientado na floresta. Lá, ele conhece o filhote de urso Koda, que perdeu sua mãe. Kenai e Koda devem embarcar em uma viagem ao Salto do Salmão. Nesse lugar, fica uma montanha em que os Grandes Espíritos tocam a Terra. Só lá é possível quebrar o feitiço e fazer Kenai voltar a ser humano.

Durante essa viagem, Kenai entenderá o verdadeiro significado da família. Além disso, ele assumirá as responsabilidades de um adulto, como cuidar dos mais novos. Kenai fortalecerá o relacionamento com seu irmão Denahi. No final do filme, Kenai decide permanecer um urso . Ele considera que entre seus dois irmãos, Denahi e o pequeno Koda, é Koda quem mais precisa dele.

“O amor é muito poderoso. Esta é a história de um menino que se tornou um homem… tornando-se um urso “.
-Denahi, Irmão Urso –

A jornada para o crescimento pessoal

Vários filmes mostram o crescimento pessoal de seus personagens no contexto de uma longa jornada de aventuras.  Irmão Urso é um desses filmes. Na vida cotidiana, essas viagens fantásticas raramente acontecem. No entanto, o crescimento pessoal pode ser facilmente comparado a uma viagem.

É um projeto de longo prazo que não tem fim. Este projeto é composto por uma série de metas e objetivos. Alguns desses objetivos podem ser estabelecidos no início da viagem e outros podem surgir ao longo da vida. Os objetivos pessoais variam de acordo com nossas habilidades, capacidades e interesses.

A vida pode ser comparada a uma longa e emocionante jornada. À medida que o tempo passa e avançamos no caminho, começamos a aumentar nossas possibilidades. Essas possibilidades, por sua vez, modificarão nosso caminho. Passando por momentos de tristeza, mas também momentos de grande felicidade e satisfação.

Irmão urso, o filme

Aprenda na estrada

Nosso caminho se alonga à medida que diferentes pessoas se juntam e acumulamos experiências. Muitos jovens pensam que ser adulto é uma classificação estática com certas características fixas. Embora ser um adulto envolva certas responsabilidades sociais, essas não são as únicas características que definem um adulto. Assim, a idade adulta é um estado de aprendizagem constante.

O crescimento interno do adulto está focado em melhorar sua qualidade de vida. À medida que crescemos, percebemos que nossas ações envolvem certas reações do nosso ambiente. É necessário identificar os estímulos que geram certas respostas. Assim, nossas ações ganham quando são coerentes com o que esperamos obter.

Em parte, ser adulto implica entender que cada pessoa tem seus próprios processos e seus próprios desafios. O mais importante é analisar nossas próprias ações e pensamentos para identificar nossas motivações. Se agirmos de acordo com o que nos motiva, seremos capazes de estabelecer metas e objetivos vitais coerentes com nossos valores e expectativas.

A importância da rede de apoio para o crescimento pessoal

Uma rede de apoio é o grupo de pessoas com quem se mantém uma relação ao longo do tempo, com cumplicidade e confiança. Esse grupo de pessoas é emocionalmente significativo para nós e está disposto a nos apoiar. Uma rede de apoio fornece ajuda em tempos difíceis. Assim, com a ajuda das pessoas que formam nosso círculo de amizades, os momentos ruins se tornam suportáveis.

Cena do filme Irmão Urso

Uma rede de apoio pode ser formada por familiares e amigosOs membros da nossa rede de suporte têm nossa confiança absoluta. Em uma relação interpessoal eficaz, fazemos parte da rede de suporte de cada um dos membros que fazem parte da nossa rede. Assim, a colaboração é recíproca e bidirecional.

Para estabelecer redes de suporte funcionais, a comunicação é a parte mais importante.  A comunicação nos permite compreender o comportamento e as motivações de outras pessoas. Dessa forma, uma rede de suporte deve ser baseada na comunicação e na confiança. A comunicação permite que a rede de suporte se adapte ao crescimento pessoal de cada um de seus membros, conforme as metas e habilidades de cada um mudam.

O crescimento ocorre progressivamente, não como um ato súbito. Assim, a passagem da infância para a idade adulta é um processo gradual. Durante esse processo, a família e as amizades atuam como pilares em que o indivíduo pode confiar, se necessário. É preciso lembrar que cada jovem deve passar por um período de autoconhecimento e reflexão.

“Não importa o que você decidir. Você sempre será meu irmãozinho “.
-Denahi, Irmão Urso –
Recomendados para você