7 livros que farão você refletir sobre a sociedade atual

7 livros que farão você refletir sobre a sociedade atual

31, dezembro 2016 em Livros 1208 Compartilhados
7 livros que farão você refletir sobre a sociedade atual

Heinrich Heine disse certa vez que “onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas”. A leitura realmente é capaz de despertar a consciência e ser um veículo para a sabedoria. Por isso, hoje eu gostaria de oferecer uma lista de obras que vão fazer você refletir sobre a sociedade atual.

Entre os livros listados encontraremos todos os estilos, desde ficção científica até dramas de época. Apesar disso, seus ensinamentos continuam atuais como se tivessem sido escritos hoje. Felizmente ou infelizmente, muitos deles guardam uma parte do reflexo da realidade atual.

1- “1984”, de George Orwell

Começamos com a demolidora e atual obra de George Orwell, “1984”. Ele conta a história de um regime absolutamente controlador, que vigia a capacidade de decisão individual para assegurar o controle sobre a liberdade pessoal.

Atualmente muitos países têm governos eleitos pelo voto popular em um regime democrático. No entanto, ao ler este livro, encontramos o paradoxo de que alguns comportamentos e fatores psicológicos relacionados com a distinção entre escravos e poderosos podem ser perfeitamente aplicados nas sociedades democráticas atuais. O controle sobre um indivíduo pode ser exercido através do poder, mas também pelos meios de comunicação, pela publicidade e pelo poder da informação.

2- “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde

Já se passaram décadas desde que Oscar Wilde escreveu “O Retrato de Dorian Gray”. Mas os seus princípios continuam tão presentes quanto eram antigamente.

Por que os seres humanos têm essa obsessão de parecerem jovens a vida toda? As pessoas se olham tanto e tão criticamente no espelho, que muitas vezes não são capazes de aceitar a sua verdadeira realidade, e inventam uma realidade perfeita na sua mente.

“Uma sociedade se embrutece mais com o uso habitual da punição do que com a repetição dos crimes”.
-Oscar Wilde-

3-“Bonequinha de Luxo”, Truman Capote

Com certeza muitos se lembram do lendário filme “Bonequinha de Luxo”, com Audrey Hepburn como protagonista. Foi baseado no romance “Breakfast at Tiffany’s “, escrito por Truman Capote.

Apesar do romantismo que muitos veem na obra, a solidão está muito presente. Uma série de pessoas infelizes que buscam no sucesso social a satisfação que não encontram em suas vidas. No entanto, elas parecem carcaças vazias incapazes de serem felizes além das aparências.

audrey-hepburn-tiffanys

4- “Guerra sem fim”, de Joe Haldeman

Joe Haldeman era um veterano da Guerra do Vietnã, que quando voltou para os Estados Unidos, decidiu relatar as suas experiências em uma obra de ficção, “A Guerra Sem Fim”.

Este livro conta a história de um personagem insignificante que sobreviveu a uma guerra de 1000 anos; uma guerra da qual não entendia os reais motivos. Ao longo da leitura você encontrará amor, mudanças sociais repentinas, solidão e muito isolamento. Certamente uma história premonitória de como poderia ser considerada a sociedade atual.

5- “O Senhor das Moscas”, de William Golding

William Golding escreveu um romance considerado distópico*. Foi baseado na história de um grupo de adolescentes que são forçados a organizar uma nova sociedade depois de um desastre nuclear.

“O Senhor das Moscas” levanta diferentes questionamentos, como o risco de uma guerra nuclear, que como disse Einstein, seria o último grande confronto global. No entanto, também retrata a própria natureza humana, que por mais refinada que pareça, ainda é selvagem, instintiva diante da guerra pela sobrevivência e, às vezes, imprevisível.

*Distopia: o contrário de utópico. Algo distópico seria algo muito indesejável.

6- “O Profeta”, de Khalil Gibran

Há alguns anos, Khalil Gibran escreveu seu grande livro “O Profeta”. Uma série de histórias curtas e simples, oferecendo pequenas pílulas sob a forma de ensinamentos.

Cada história deste livro é uma grande reflexão sobre o amor, a justiça, o prazer, as crenças, o comportamento humano, a amizade, a religião… Ou seja, temas que continuam sendo tão atuais quanto eram antigamente.

No coração de todos os invernos vive uma primavera pulsante, e atrás de cada noite, vem uma aurora sorridente”.
-Khalil Gibran –

7- “O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry

Quem considera “O Pequeno Príncipe” uma história simples para crianças não o leu, ou leu e não prestou muita atenção. Na verdade, a obra de Saint-Exupéry é tão complexa e profunda quanto o cérebro humano.

pequeno-principe

O protagonista do livro viaja por diferentes planetas conhecendo personagens que o enriquecem e o fazem crescer. Esses personagens mostram características com as quais podemos nos identificar facilmente até hoje. Portanto, este livro é uma reflexão sobre a sociedade atual, de ontem, e de sempre, analisada através do coração.

Tenha certeza de que qualquer um desses sete livros fará você refletir sobre a sociedade atual. Em todos eles você encontrará ensinamentos que o farão pensar, se emocionar ou até mesmo se chatear. Mas não se esqueça de uma coisa, a leitura dessas obras vai enriquecê-lo como pessoa e permitirá que você tenha um espírito mais crítico e objetivo do mundo ao seu redor.

Recomendados para você