Mães em tempo integral: 5 hábitos saudáveis que devemos manter

5 hábitos saudáveis para mães em tempo integral

abril 11, 2018 em Psicologia 77 Compartilhados
A vida das mães em tempo integral

As mães em tempo integral realizam uma tarefa maravilhosa, mas às vezes acabam se esquecendo de si mesmas. Preocupação, falta de descanso e atenção a várias coisas ao mesmo tempo podem influenciar a saúde emocional. Portanto, hoje vamos conhecer 5 hábitos saudáveis para mães em tempo integral. Esperamos conseguir ajudá-las a resolver todos esses problemas.

Antes de ver cada hábito e refletir sobre eles, temos que estar conscientes de que às vezes será difícil realizá-los. Pode haver muitos imprevistos impedindo que o planejado com antecedência seja executado. Por esse motivo, você sempre deve ser flexível. Se os hábitos que veremos não puderem ser postos em prática ou precisarem de uma adaptação específica, não há nada de errado nisso. O importante é aumentar o cuidado consigo mesma pouco a pouco.

Conselhos para mães em tempo integral

1. Reserve um tempo para si mesma

As mães em tempo integral precisam de tempo para si mesmas. É necessário dedicar tempo para cuidar e prestar atenção em suas próprias vidas. O problema é que a maior parte delas vive ocupada. Uma boa opção é levantar-se muito cedo de manhã. Dessa forma, todos estarão dormindo e você poderá desfrutar de alguns minutos para si.

Mulher tomando xícara de café

É possível aproveitar esse tempo para si mesma ou organizar o dia em sua agenda. Também vale muito a pena se exercitar, ler um livro, tomar um banho relaxante ou preparar um café da manhã sem pressa. O importante é aproveitar para fazer o que você gosta e é impossível encaixar em outros momentos do dia.

Mães em tempo integral estão sempre dispostas a ajudar os outros, mas também precisam dedicar tempo a si mesmas.
Compartilhar

2. Desfrute bons momentos com as crianças

Mães em tempo integral passam a maior parte do tempo com os filhos. Entretanto, estar com eles fisicamente não significa que o tempo dedicado a eles seja de qualidade. O que isso quer dizer? Que se não participam das brincadeiras com seus filhos ou apenas conversam com eles para repreendê-los ou lhes dizer o que fazer, as mães não estão participando do desenvolvimento das crianças.

Brincar com as crianças, ouvi-las, parar de fazer coisas e se sentar para conversar com elas, rir e fazer atividades juntos é essencial. Isso beneficiará tanto as mães quanto os pequenos. Os vínculos serão fortalecidos e as mães poderão se conectar com aquela menininha que já foram um dia. Tão infantil, tão inocente, e para quem tudo era uma novidade.

3. Divirta-se sem seus filhos!

Os filhos são as pessoas mais importantes do mundo para uma mãe. Entretanto, assim como mencionamos a importância de ter tempo para eles, também é importante que as mães possam aproveitar a vida sem os filhosPor exemplo, ficando com amigos ou indo jantar com outro casal.

Ter filhos e ser mãe em tempo integral não significa fazer tudo com eles. Pensar assim pode desgastar as relações de amizade e o relacionamento entre o casal. Como adultos, precisamos ter tempo não apenas para nossa família, mas também para todos os nossos relacionamentos. É por isso que organizar nossa rotina é tão importante. O ideal é estabelecer um equilíbrio.

Casal abraçado em píer

4. Você não precisa fazer tudo

As mães em tempo integral assumem a responsabilidade por muitas coisas. Elas acreditam que devem fazer tudo e não deixam espaço para outras pessoas ajudarem. Têm um grande senso de responsabilidade do qual acham muito difícil escapar.

Uma das razões pelas quais as mães em tempo integral tentam realizar muitas coisas, impedindo-se assim de terem tempo para si mesmas, é porque se sentem culpadas. A sociedade deixa bem claro como uma mãe deve ser e agir. Essa pressão está sempre muito presente. No entanto, não há mãe perfeita. Além disso, pensar em si mesma e aproveitar alguns momentos sem filhos ou para cuidar de si mesma não é ser egoísta. Estar ciente disso permitirá que todas essas mães se sintam muito melhor e conquistem um maior bem-estar emocional.

5. Continue aprendendo

As mães em tempo integral acreditam que não têm tempo para nada. De fato, dedicam-se exclusivamente aos filhos, deixando de lado suas aspirações e objetivos pessoais. No entanto, elas também podem alcançar um equilíbrio nesse campo.

Graças à multiplicidade de possibilidades oferecidas pela Internet, é possível continuar aprendendo, por exemplo, através de cursos online ou mesmo trabalhando em casa.

As mães em tempo integral precisam ter metas e objetivos além da família. Dessa forma, elas se sentirão mais motivadas, felizes e satisfeitas.
Compartilhar

Mãe sorrindo para seu bebê

Ser mãe e dedicar-se completamente a isso é um trabalho muito satisfatório. No entanto, outras áreas da vida precisam de atenção e nunca devem ser deixadas de lado. Lembre-se de que as crianças crescem e, quando menos esperarmos, estarão fora do ninho. O que vai acontecer então? Provavelmente vamos sentir um vazio. Portanto, é importante tirar alguns minutos para ligar para suas amigas, ter um tempo a sós com seu companheiro ou ver aquele vídeo sobre o assunto que gostaríamos de saber mais.

E você, é uma mãe em tempo integral? Você inclui alguns dos hábitos mencionados em sua rotina?

Recomendados para você