A masturbação pode se converter em um problema

A masturbação pode se converter em um problema

maio 2, 2017 em Psicologia 540 Compartilhados
A masturbação pode se converter em um problema

A sexualidade é um mundo amplo e cheio de práticas, autoconhecimento e riqueza. A masturbação é uma atividade que faz parte desse mundo e que traz diversos benefícios. Já existiram muitos mitos que falavam sobre a masturbação, mas a realidade está muito longe dessas falsas afirmações.

A masturbação não é um ato egoísta, imoral ou exclusivo de pessoas solteiras. Qualquer pessoa que já entrou na sua maturidade sexual pode se masturbar. Tanto uma pessoa que está em um relacionamento quanto uma pessoa que é solteira. E independentemente da condição sexual, a masturbação é saudável.

Por outro lado, a masturbação pode ser como o álcool. Uma ou duas taças de vinho por dia podem ser muito benéficas, mas se uma pessoa consome uma garrafa diariamente, é possível que acabe tendo dor de estômago, problemas em sua vida diária, e pode chegar a desenvolver um alcoolismo.

Não consigo parar de fazer

A grande maioria das pessoas tem na masturbação algo saudável e totalmente recomendável. Geralmente é praticada com uma frequência normal, e não afeta a vida diária, sendo realizada com uma atividade prazerosa que serve para descarregar tensões. Nem todas as pessoas se encaixam nesse quadro, no entanto.

Em alguns casos a masturbação pode chegar a tomar o controle da vida da pessoa, transformando-se em uma obsessão. Passam o dia e as horas desejando o momento de ficarem sozinhos. Mudam planos e rotinas afim de poder ter um momento de intimidade, e isso traz problemas.

homem-se-masturbando

Às vezes as dificuldades chegam por conta da frequência. Aumenta a quantidade de estimulação diária, podendo chegar a momentos em que o corpo se machuca e a masturbação causa dor. Em outros casos os problemas ocorrem por mudanças na rotina e alterações na vida diária. Por exemplo, a pessoa pode deixar de fazer atividade ou se ausentar muitas vezes no trabalho devido à necessidade de se masturbar.

Quando a vida se torna um peso

A masturbação é um meio de descarregar tensões e obter prazer. Algumas pessoas a usam como forma de enfrentamento para reduzir a ansiedade e o estresse que sofrem em suas vidas. Por esse meio obtêm prazer e alcançam a desconexão que muitas vezes não são conseguidas por outros meios no dia a dia.

homem-estressado

Os episódios de masturbação compulsiva costumam se acentuar em épocas difíceis, por exemplo, em crises pessoais, durante problemas conjugais, nascimento de filhos ou sobrecargas no trabalho. Essa dificuldade infelizmente agrava ainda mais os problemas que temos, fazendo com que entremos em um labirinto de onde se torna bastante difícil sair.

Rompa o silêncio se você tem um problema com a masturbação

Hoje em dia falar desse tema segue sendo um tabu em determinados meios. Os problemas de masturbação compulsiva costumam existir em silêncio, e seja lá quem os sofre pode se sentir envergonhado e sozinho por não poder compartilhar sua experiência com outras pessoas.

Muitas vezes, com o fim de aliviar o mal-estar, algumas pessoas recorrem a remédios caseiros, conselhos de amigos ou práticas que não surtem nenhum efeito e podem até mesmo chegar a ser prejudiciais. Tentar frear o impulso e se dar conta de que ele não diminui pode gerar mais ansiedade e agravar o problema.

homem-com-problema-masturbacao

A masturbação é um hábito saudável e aconselhável, mas em algumas pessoas e perante algumas dificuldades da vida pode se converter em um problema diante do qual devemos pedir ajuda. Se os pensamentos sobre a masturbação te invadem constantemente, se a frequência te causa problemas físicos ou se sua vida é afetada e piorada por isso, é o momento de romper o silêncio e procurar um profissional qualificado em busca de ajuda.

Recomendados para você