Medo do palco: conheça 4 formas de superá-lo

· fevereiro 6, 2018

O medo do palco é um nervosismo paralisante que ataca em momentos realmente inoportunos. Ele ocupa toda a mente e é capaz de deixá-la em branco. O medo do palco é um temor incontrolável que toma conta de nós quando temos de enfrentar uma situação em público. Seja para fazer um discurso, cantar, atuar ou receber um prêmio. Qualquer situação pode causar esse tipo de pânico implacável.

Em primeiro lugar, você precisa saber que esse medo é muito comum. Mesmo um ator com a maior autoestima e autoconfiança pode sentir isso em um certo momento.

Por essa razão, e mesmo que nunca tenha acontecido com você, é conveniente saber quais são as chaves para superá-lo e sair de uma situação difícil. É necessário ter um treinamento mental e corporal, além de aprender a controlar a sua respiraçãoVamos aprofundar nosso conhecimento sobre esse assunto.

Relaxamento prévio

Se você vai enfrentar um plateia cheia de gente que espera sua apresentação, a primeira coisa que você deve fazer é tentar acalmar seu corpo e sua mente. Acalmar-se por dentro para que você possa entrar no palco tranquilo, calmo e com as ideias claras.

Se você vai fazer uma apresentação musical, de teatro ou terá que fazer um discurso diante de muitas pessoas, o principal é tentar estabilizar sua voz. Vai ser a ferramenta que você vai precisar usar. Portanto, você deve ter certeza de que está em boas condições. Faça ruídos suavemente, murmure uma canção, gargareje e tente aquecê-la.

Mulher com medo do palco

Muito importante! Sussurre palavras de tranquilidade e positividade. Respire profundamente. Repita esse processo 5 vezes. Você verá como isso vai ajudá-lo a reduzir suas tensões e se sentir mais seguro. Para isso, algumas expressões que você pode usar são:

  • “Tudo vai ficar bem.”
  • “Confie em você.”
  • “Você consegue fazer isso.”

Você também pode se alongar. Mova a cabeça de um lado para o outro, relaxe os ombros, estique as costas, as pernas e os braços. É uma maneira de se libertar da tensão corporal que você está gerando.

Você pode ter seus próprios truques ou rituais. Por exemplo, masque chiclete um pouco antes, tome uma bebida energética, medite, use uma certa cor… O objetivo é ir ao palco com confiança em si mesmo. Se for necessário que você entre com 5 minutos de atraso, não se preocupe. É melhor esperar um pouco do que não se preparar e deixar o medo do palco se apoderar de você.

Prepare seu discurso para evitar o medo do palco

Em muitas ocasiões ficamos nervosos porque não temos a segurança para dominar o tema sobre o qual vamos falar. É conveniente, portanto, que você o conheça e domine sua argumentação e pontos-chave com facilidade.

Repita a dissertação tantas vezes quanto você precisar para ganhar confiança. Isso não significa que você precise memorizar cada frase. Entretanto, é importante que você domine as ideias-chave e saiba como expressar o mesmo conteúdo com palavras diferentes. Dessa forma, será mais fácil para você recuperar o tópico se perder o fio da meada em algum momento. O importante é ficar confortável e desempenhar bem o seu conteúdo quando estiver no palco.

Encontre um espelho e pratique na frente dele. Faça, ouça e corrija-se. Você pode até filmar a apresentação. Observar a si mesmo irá ajudá-lo enormemente nesse processo de superação.

Use palavras que sejam fáceis de ler e frases simples. Se você usar termos complexos de pronunciar ou frases subordinadas que são muito longas, provavelmente acabará ficando preso e confuso durante o discurso. Isso irá deixá-lo mais nervoso e, por fim, você ficará paralisado.

Homem falando em público

Visualize e conheça o ambiente

Embora em muitas ocasiões seja bem difícil visitar ou conhecer o lugar onde você vai enfrentar o público, é muito conveniente que você faça isso. Tente se visualizar se dirigindo para o resto dos presentes a fim de ganhar confiança.

Conhecer o formato da sala, a organização dos assentos, dos espaços e das luzes irá fazer você se sentir mais calmo.

Se você não puder ir antes da sua apresentação, você pode ensaiar algumas horas antes de qualquer espectador chegar. Assim, você se familiarizará com o ambiente em que vai ocorrer a apresentação, antes que ele esteja cheio de pessoas.

Minutos antes de subir, você também pode tentar falar com alguns espectadores. Essa proximidade irá acalmar seus nervos e inquietação.

Calma e imaginação durante o discurso

Fale devagar. Uma das maiores indicações de que você está passando por um episódio de medo do palco é que sua voz começa a acelerar. Quando você fala muito rápido, não é fácil entendê-lo. Quando você notar a agitação no auditório, começará a entrar em pânico e todos os esforços que você fez não ajudarão. A chave é exercitar a constância na velocidade de suas palavras.

Se você perceber que sua voz, mãos ou corpo ainda tremem, tente respirar fundo. Tire 5 segundos e imagine que sua pessoa favorita está naquela sala. Alguém que te ama, te respeita e te apoia. Imagine que em cada cadeira está sentada essa pessoa. E sinta como a força e energia positiva dessa pessoa estão presentes e acompanham você.

Outro truque que você pode usar é imaginar que todo o público está usando roupas íntimas ou roupas realmente estranhas. Assim, você não será o único que está “desnudando” sua vulnerabilidade frente aos outros.

Finalmente, lembre-se: relaxamento, preparação, visualização e concentração. Essas são as 4 chaves básicas para poder superar com sucesso o medo do palco. Experimente todas essas dicas e você verá como começará a gostar de falar em público!