3 estratégias para vencer o medo de falar em público

· dezembro 1, 2017

Você está cansado ou cansada de que o medo de falar em público o limite? Se você já teve que enfrentar esse medo, com certeza conhece um monte de conselhos ou truques para vencê-lo. Alguns vão funcionar melhor do que outros, mas parece que nenhuma dessas estratégias é a definitiva, não é mesmo? Neste artigo, explicaremos 3 estratégias inovadoras para vencer o medo de falar em público.

Para que essas estratégias funcionem, é imprescindível que você saiba perfeitamente, quase de memória, o que vai dizer. Você precisa saber muito bem o seu discurso. Se você tem medo de falar em público, um dos seus maiores inimigos é dedicar pouco tempo para estudar a apresentação que vai fazer.

Conselhos para vencer o medo de falar em público

1. Enfrentar seu medo com a técnica da “pior fantasia”

A técnica da pior fantasia é uma estratégia muito útil para vencer o medo de falar em público. Ela pertence à abordagem da Terapia Breve Estratégica e é um exercício de “preocupação controlada”. Essa técnica convida você a realizar todos os dias, durante uma semana antes do dia de falar em público, o seguinte exercício:

“Todos os dias, no mesmo horário, tranque-se no seu quarto ou em um lugar no qual você possa ficar com uma iluminação fraca e sem ser incomodado. Tranque-se nesse lugar para garantir que ninguém vai incomodar você nesse momento. Pegue seu celular e coloque um alarme para tocar em 30 minutos. Você deve se sentar confortavelmente e, durante 30 minutos, se dedicar a sentir o medo de falar em público.

Em vez de evitar esse medo, você vai se dedicar a pensar em tudo o que preocupa você na hora de falar em público e vai deixar o medo fluir. Após os 30 minutos, você vai interromper seus pensamentos, suas sensações e vai dizer a você mesmo: PARE! Você vai se levantar, sair do quarto, ir ao banheiro e lavar o rosto. Em seguida, continue com as tarefas do dia.”

“A coragem é saber o que não temer.”
-Platão-

Mulher tensa por ter que falar em público

2. Declarar seu “medo” ou revelar sua “fraqueza”

Essa estratégia deve ser aplicada no momento de começar o discurso ou a apresentação. Se você tem medo de falar em público, o mais eficaz é declarar e confessar seu medo. Trata-se de, diante do público, explicar que você está muito animado ou animada, que você agradece muito o fato deles estarem ali e de poder contar com a presença das pessoas.

Em seguida, você deve abordar diretamente o seguinte ponto: dizer ao público para desculpar se você perder o fio da meada ou ficar um pouco nervoso. Se isso acontecer é porque você se sente muito contente de poder realizar sua apresentação e de poder contar com a presença das pessoas. Dessa maneira, declarar seu medo ou sua fraqueza vai libertá-lo da pressão de que “ninguém pode perceber o nervosismo”. Com essa estratégia, você vai se libertar de ter que se concentrar para que ninguém perceba seu medo e de fazer com que o nervosismo passe despercebido.

Declarar uma fraqueza a transforma em um ponto positivo. Além disso, você se conecta com seu público e desperta a empatia nas pessoas. Lembre-se de que uma grande porcentagem da população sente fobia social e/ou medo de falar em público. Assim, a plateia vai compreender sua situação e o ambiente ficará mais descontraído. Tudo isso vai ajudar consideravelmente a superar o medo de falar em público.

“A fragilidade declarada deixa de ser uma fragilidade e se transforma em um ponto positivo.”
-G. Nardone-

3. Controle a sua respiração e comece falando bem devagar

Controlar a respiração é uma das ferramentas mais úteis para vencer o medo de falar em público. Você deve se concentrar em respirar profundamente e praticar a respiração diafragmática (respiração usando o estômago em vez do peito). Assim, você deixa de prestar atenção ao nervosismo ou ao medo e concentra todos os seus sentidos na respiração.

Como vencer o medo de falar em público

Ao começar seu discurso, esforce-se para falar lentamente. Dessa maneira, você melhora o feedback neurológico que a fala produz e consegue lidar melhor com o seu medo. Porque se você falar lentamente, vai conseguir bloquear os sintomas do medo, já que estará deslocando a sua atenção a um elemento neutro, como o ritmo da voz e, assim, afastando o medo.

Essas 3 estratégias são as mais úteis para superar o medo de falar em público. Elas funcionam para casos de “medo”, mas não de “fobia” (medo excessivamente intenso e paralisante). Se o seu caso for de fobia de falar em público, essas estratégias podem ajudar a dar um próximo passo. Se você é uma pessoa que tem medo de falar em público, então pratique essas estratégias e vai perceber como você vai conseguir vencê-lo. Coragem!