As 9 melhores frases de Virginia Satir para refletir

· junho 19, 2018

As frases de Virginia Satir falam sobre mudança, afeto e relacionamentos. São um presente cheio de amor e aconchego para quem quer refletir sobre a importância de se conectar consigo mesmo e com os outros.

Virginia Satir foi uma assistente social, psicoterapeuta e escritora norte-americana, conhecida especialmente por seu foco na terapia familiar. Em 1959 ela se uniu a Don Jackson, Jules Runkin e Gregory Bateson para fundar o Instituto de Pesquisa Mental (MRI), em Palo Alto, uma das mais emblemáticas instituições de psicoterapia dos Estados Unidos e onde o modelo sistêmico foi desenvolvido. Lá, ela foi diretora de treinamento e participou da criação do primeiro programa formal de terapia familiar.

Quem a conheceu a define como uma mulher de calor humano especial, muito preocupada com questões importantes, como a comunicação humana e a autoestima, e por incorporar sentimentos e compaixão no relacionamento terapêutico. Para Satir, o cuidado e a aceitação eram elementos fundamentais para ajudar os outros a enfrentar seus medos e, assim, facilitar a abertura de seus corações a outras pessoas. Sem dúvida, ela percebeu o amor com o maior potencial de cura na terapia.

Seus livros mais famosos são Terapia Familiar Passo a Passo, Peoplemaking, Em contato íntimo e Suas muitas faces: os primeiros passos ser amado. Além disso, também é conhecida por seu modelo de processos de mudança. A seguir, deixamos uma seleção de suas melhores frases para refletir a partir de sua perspectiva teórica.

Virginia Satir

A importância da atitude diante da vida

“A vida não é o que se supõe que deveria ser. É o que é. A maneira de lidar com ela é o que faz a diferença”.

Às vezes a vida não coincide com nossos desejos e expectativas, justamente o contrário. Mas não por isso devemos abandonar a nossa luta ou os acontecimentos do nosso caminho. Embora não possamos mudar o que acontece, podemos escolher a atitude que vamos adotar para enfrentá-lo.

Assim, a vida emerge, acontece e continua sem nos pedir permissão. A maneira como escolhemos passar por ela determinará nosso humor e, é claro, a experiência global dos nossos diferentes caminhos.

A coragem de se definir

“Não devemos permitir que as percepções limitadas de outras pessoas nos definam”.

Dia após dia, os outros nos oferecem seus conselhos, opiniões e até exigências. Muitas vezes tentam nos definir e dizer o que podemos e não podemos fazer de acordo com a perspectiva deles. O problema ocorre quando damos às suas palavras a natureza da verdade absoluta e nos conformamos com elas. Desta forma, vivemos de acordo com seus pensamentos, sem nos dar a oportunidade de saber quem somos.

Agora, por que nos definimos de acordo com a visão que os outros têm de nós? O que nos dizem não pode ter mais poder do que aquilo que pensamos sobre nós mesmos. Sua visão é limitada por sua história, por suas crenças, por seus medos e temores. Eles não podem saber mais do que nós sobre nossa identidade, capacidade ou o grande potencial que temos e, é claro, muito menos sobre nossas limitações e medos.

O grande valor dos abraços

“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos mantermos. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer… “

Esta é uma das frases de Virginia Satir que melhor descreve a importância que ela atribuía ao afeto e ao cuidado das relações com os outros. Abraçar é um gesto pequeno, mas cheio de aconchego, e é dado a partir de dentro. É um dos grandes suportes emocionais quando somos pequenos e uma boa maneira de acariciar a alma dos outros quando somos adultos.

Um abraço é um poderoso nutriente emocional do qual todo mundo precisa para fortalecer seus relacionamentos. Um excelente meio de comunicação e uma maravilhosa forma de dar amor às pessoas de quem gostamos.

Casal abraçado

O poder de acreditar em si mesmo

“Podemos aprender algo novo toda vez que acreditamos que podemos.”

A aprendizagem está ligada à crença de ser capaz. Porque se negarmos a nós mesmos a possibilidade de aprender alguma coisa, de sermos capazes de ser aprovados em uma prova, de dar uma palestra ou simplesmente dirigir ou cozinhar um prato, dificilmente conseguiremos.

O ingrediente mais necessário para alcançar o que propomos é a crença de que podemos fazer isso, na maioria das vezes. Porque se não nos apoiarmos, se não estivermos do nosso lado, como vamos conseguir? E mesmo quando um objetivo não é alcançado por qualquer motivo, devemos estar lá para procurar alternativas.

A autenticidade como pilar fundamental

“No mundo inteiro não há ninguém exatamente como eu, embora haja pessoas que tenham partes que se parecem comigo. Portanto, tudo que sai de mim é autenticamente meu, porque só eu o escolhi”.

Esta é uma das frases de Virginia Satir que precisamos levar em conta todos os dias. Todos somos diferentes. Cada um de nós percorre um caminho e tem uma história. Assim, se comparar não serve de nada: não estamos em igualdade de condições. O mais bonito é apreciar a autenticidade que levamos dentro de nós e que, quando nos valorizamos, somos capazes de mostrar.

A mudança a partir do interior

“Ninguém pode convencer o outro a mudar. Cada um de nós guarda uma porta da mudança que só pode ser aberta a partir de dentro. “

Forçar os outros a mudar, exigindo que se comportem de maneira diferente, da forma que consideramos a melhor, geralmente não funciona. A verdadeira mudança não é por obrigação ou para agradar aos outros, mas porque se sente no interior, porque se tem uma necessidade real de mudar.

Muitas vezes andamos por aí exigindo que o outro se comporte como desejamos, mas na maioria das vezes a única coisa que fazemos é desprezar sua autenticidade. Nos relacionamentos saudáveis a norma não é mudar o outro, mas aceitar. E no caso de haver algum comportamento da outra pessoa que nos irrita, a opção é comunicá-la para que ela possa decidir se deve e quer mudar.

Perfil de mulher com sol nascendo

A dificuldade como oportunidade nas frases de Virginia Satir

“Considere todas as dificuldades como oportunidades para criar algo novo, aprendendo e crescendo a partir da forma criativa como você responde”.

Outra das frases de Virginia Satir para levar em conta no nosso dia a dia. Uma dificuldade sempre vem acompanhada de uma oportunidade de crescimento. Talvez no começo nós não percebamos isso, mas quando o tempo passa, sempre podemos tirar uma lição da situação e da nossa maneira de lidar com ela.

Muitas vezes um problema não é outra coisa senão uma situação em que não vemos claramente o que fazer, como enfrentar, ou na qual podemos pensar que não temos recursos suficientes para agir. Assim, explorar como vamos fazer isso é uma oportunidade de criar algo novo e aprender com isso.

A prática do amor consciente

Como um toque final para este artigo sobre as melhores frases de Virginia Satir, queremos deixar uma de suas reflexões sobre o contato sincero consigo mesmo e com os outros. Por meio dela, expressa a maneira de se sentir amado e valorizado tanto por si mesmo quanto pelas pessoas que mais apreciamos.

“Quero poder te amar sem me segurar, te apreciar sem te julgar, te encontrar sem te sufocar, te convidar sem insistência, te deixar sem culpa, te criticar sem te censurar, te ajudar sem te diminuir. Se você quiser me conceder o mesmo, então realmente poderemos nos unir e nos ajudar a crescer mutuamente”.

Como vemos, as frases de Virginia Satir são um chamado ao amor como um pilar de autoestima e relacionamento com os outros. Um legado poderoso para levar em conta para o nosso crescimento pessoal e social.