Meu companheiro já me deixou várias vezes e depois volta: por que isso?


Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater
«O meu companheiro já me abandonou várias vezes e depois volta, já nos separamos tantas vezes que já não sei se o que temos vale a pena…». Tem muita gente que se encontra nessa mesma situação, naquelas relações de idas e vindas chiclete, hoje eu não te amo e amanhã preciso de você. São realidades de elevado desgaste psicológico com as quais nem todos sabem lidar.
A primeira coisa que vem à mente diante desse tipo de relacionamento é que o melhor seria romper. Afinal, o que já apresenta rachaduras está fadado, mais cedo ou mais tarde, a desmoronar por si só. Porém, existe um problema e não é outro senão o apego emocional, aquela cola emocional que impede a construção de relacionamentos felizes e maduros.
Assim, e por mais surpreendente que nos pareça, estas dinâmicas ocorrem em múltiplas ocasiões. São experiências patológicas que não devemos favorecer para o nosso bem-estar e equilíbrio psicológico. Nós analisamos isso.
O que são relacionamentos intermitentes
Esses tipos de links também são conhecidos como relacionamentos de ida e volta ou relacionamentos cíclicos. Consiste em um padrão de rompimentos e reconciliações ao longo do relacionamento. É o típico casal que termina e volta toda hora.
A dinâmica destes laços amorosos baseia-se num ciclo contínuo onde o casal se separa e regressa, unilateral ou bilateralmente. Depois de um tempo, um dos dois (ou ambos) procura o retorno do outro. A duração da separação pode variar de alguns dias a algumas semanas ou meses.
Durante o intervalo de distanciamento, as pessoas sentem uma ampla gama de emoções que influenciam seu desejo de procurar a outra pessoa para retornar. Quando a reconciliação se materializa, surgem novas paixões como o entusiasmo, a felicidade e a esperança de um começo diferente.
Apesar do interesse renovado e da alegria de ter uma nova oportunidade de fazer melhor as coisas, o entusiasmo e o entusiasmo começam a desaparecer e as antigas dinâmicas e padrões conflitantes do passado começam a emergir novamente. A decepção, os problemas habituais e outros motivos fazem com que o casal se separe novamente. E mais um ciclo se inicia.
A enorme dificuldade destas ligações é que na realidade as coisas não melhoram a longo prazo e não produzem maior bem-estar. Segundo Dailey 2009 e Dailey 2017, nos relacionamentos cíclicos há insatisfação geral, menos validação, pouco amor, insatisfação sexual e menos satisfação de necessidades.
Por que há casais que terminam e voltam toda hora?
Os motivos para um casal voltar repetidamente após vários rompimentos são muito diversos e dependem de cada relacionamento. No entanto, uma pesquisa de 2011 publicada no The Journal of Social Psychology conseguiu identificar os principais motivos pelos quais os relacionamentos retornam após o término. Vejamos cada um deles e algumas respostas anônimas dos participantes do estudo.
1. Sentimentos persistentes
Segundo o estudo citado, o principal motivo pelo qual “meu companheiro me deixou várias vezes e depois volta” é que ele ainda tem sentimentos apaixonados. Carinho, amor e saudade podem motivar você e seu ex a retomarem o relacionamento.
Os afetos, qualquer que seja o seu tipo, manifestam-se em ambos os membros da relação. Tenha em mente que se o seu namorado ou namorada terminar com você e continuar voltando, o problema (ou causa) como tal não é apenas ele ou ela. Está também em você, que cede a essa dinâmica continuamente.
“Porque eu realmente o amava e me importava com ele.” “Senti falta dela mais do que jamais imaginei.” «Nunca perdi o interesse por ela. “Eu ainda acreditava que ela [era] a melhor.”―Respostas anônimas―
2. Sinto falta da camaradagem
Quando o outro termina com você, você não só perde um parceiro romântico, mas também deixa de lado um confidente, um amigo, um parceiro com quem você compartilha sua vida, seus problemas, suas emoções, seus sonhos e desafios. Essas perdas deixam um vazio nele – e em você. Lembre-se de que o ciclo de idas e vindas é um problema para vocês dois – que ele tentará preencher novamente voltando para você.
Encontrar um bom companheiro para a vida e para os momentos difíceis não é fácil, e quando você o tem e deixa passar, a saudade é imensa. Não se surpreenda, então, se o seu ex procurar que você volte, e que, por sua vez, você concorde em voltar para ele.
“Acho que ele tinha medo de ficar sozinho.” “Eu senti falta de ter alguém.” «Gosto de ter relacionamentos. “É sempre bom ter alguém ao seu lado.”
3. Familiaridade
Outra razão pela qual seu ex volta é que o relacionamento com você já lhe é familiar e ele não precisa enfrentar a incerteza do desconhecido. Além disso, essa familiaridade faz com que ele se sinta confortável e seguro, pois já conhece seus interesses, hábitos e defeitos.
Comparada ao esforço de iniciar um novo relacionamento amoroso, a ideia de retornar ao relacionamento anterior é muito mais tentadora, atraente e fácil para ambos. Como diz o ditado: “Mais vale o mal conhecido do que o bem desconhecido”.
“Era uma situação confortável.” “Eu queria voltar para ela porque ela me parecia familiar.” “Foi fácil voltar aos velhos hábitos.”
4. Acredite que você é o único
Relacionamentos intermitentes, como o que você tem com seu parceiro, também são revividos porque existe a crença de que o outro é quem. Você concorda em voltar com seu ex-namorado porque acha que ele é o cara; Ele volta porque acha que você é o único e não deveria perder você.
Essa convicção prevalece após o rompimento devido às experiências compartilhadas e à ideia de que não há ninguém mais compatível. A crença de que o relacionamento é único e de que o outro é o parceiro ideal leva ambos a retomarem o vínculo.
“Eu sabia que ele era o único para mim.” «Foi algo daquela vez que não consegui parar e simplesmente não pude negar. “Nós fomos feitos um para o outro!” “Ele era minha alma gêmea.”
5. Desejo que o relacionamento dê certo
“Meu companheiro já me deixou várias vezes e depois volta” porque depois de terminar com você ele acha que pode fazer o relacionamento realmente dar certo. Além disso, você acredita que isso é possível se ambos trabalharem juntos para alcançá-lo. Você aceita novamente e o ciclo é retomado.
A esperança de fazer funcionar o que em diferentes ocasiões foi demonstrado que não funciona é uma forte motivação na qual intervêm vários sentimentos. Porém, com o passar do tempo, as dinâmicas problemáticas, os conflitos e as razões pelas quais terminaram no passado ressurgem.
“Eu senti que poderíamos fazer isso funcionar.” “Senti que poderíamos resolver qualquer problema que tivéssemos.” “Queríamos tentar novamente e ver se poderia funcionar.”
6. Percepção de mudança
É possível que seu parceiro esteja te procurando porque a percepção que ele tinha do relacionamento mudou ou porque acredita que está melhor e pode te dar algo mais bonito e perfeito. Também é provável que tenha mudado alguma situação de vida que o leve a pensar que não haverá mais problemas no relacionamento.
A evolução pessoal ou circunstancial pode fazer você e seu ex acreditarem que o relacionamento pode ser melhor e mais promissor. Estas mudanças alimentam a esperança de que um futuro juntos seja possível.
“Demorei um pouco para perceber que ela ainda era importante.” “Nós dois tivemos a oportunidade de crescer nesses dois anos e aprendi a valorizar o relacionamento que tínhamos.”
7. Mudança no casal
Ao contrário do ponto anterior, neste a percepção de mudança centra-se no outro. Você percebe que seu ex não é mais a mesma pessoa de antes, agora é alguém mais compreensivo, gentil, atencioso, etc. É alguém completamente novo.
Também pode ser que seja ele quem veja mudanças significativas em você e que, consequentemente, queira estar com essa nova versão de você. Essas mudanças percebidas tornam a possibilidade de retorno mais tentadora.
“Parecia que ele realmente havia mudado seus hábitos.” “Ele tem um novo emprego e recuperou a confiança.” “Ele se desculpou e me convenceu de que mudaria.”
8. Não há alternativas melhores
Seu ex-parceiro volta para você continuamente porque não consegue encontrar ninguém melhor do que você. Ele não tem alternativas e as que lhe são apresentadas não são tão atraentes. Como resultado, a única opção viável que ele encontra é pedir para você voltar.
Nos relacionamentos intermitentes, após um período de separação, as pessoas podem concluir que, apesar dos conflitos, o relacionamento anterior é a melhor alternativa. Essa interpretação também costuma ser influenciada pelo medo da solidão e da dependência emocional.
“Eu realmente não gostava dela, mas não conhecia nenhuma outra pessoa com quem quisesse estar.” ‘Ninguém mais parecia se comparar a ele e todos os outros relacionamentos eram um sentimento vazio.’ “Achei que não conheceria ninguém como ele.”
9. A separação foi um erro
“Meu companheiro já me abandonou várias vezes e depois volta” porque a cada rompimento ele percebe que foi uma decisão errada. Essa consciência geralmente ocorre às vezes porque a pessoa pensou nos aspectos positivos do relacionamento e descobriu que os problemas tinham solução.
Neste contexto, surge a convicção de que a relação tinha potencial e era promissora e que as coisas podem dar certo. Consequentemente, seu ex se arrepende, aceita seu erro e decide te procurar para começar uma nova história ao seu lado.
“Percebi que cometi um erro.” “Eu senti como se tivesse tomado uma decisão por raiva e que o motivo pelo qual terminei com ele não foi bom.”
10. Compaixão pelo parceiro
Ele pode voltar ou você pode aceitá-lo porque está preocupado com o bem-estar dele ou porque se sentiu mal por deixá-lo. Talvez ele não te ame mais, mas pede para você voltar porque está preocupado com a maneira como você está lidando com o rompimento e não quer mais te machucar com isso. Também é provável que você tenha aceitado o retorno dela, mesmo que não a ame, porque se sente em dívida por ela ter sido uma excelente parceira.
De uma forma ou de outra, se um retorna e o outro aceita, não é por amor, mas por culpa e compaixão. A codependência, o desejo de cuidar dos outros e assumir a responsabilidade pelo seu bem-estar são fatores-chave para voltar para alguém que você não deseja mais.
“Eu realmente não queria voltar para ela.” “Eu me senti mal por deixá-lo porque ele era muito bom para mim.”
11. Investimento no relacionamento
Você e seu parceiro terminam e voltam porque acham que não vale a pena desperdiçar o tempo, o esforço, os recursos e as emoções investidos no relacionamento. É a mesma coisa que acontece com você quando você não consegue parar de assistir a um filme que não gostou porque já está assistindo há meia hora.
Esta tendência de manter um projecto porque os recursos já lhe foram atribuídos é conhecida como a falácia dos custos irrecuperáveis. É um engano cognitivo aplicável em qualquer situação ou relacionamento onde algo foi investido (tempo, emoções, recursos).
“Foi difícil ir embora porque passamos por tantos bons momentos e experiências memoráveis juntos.” “Muito envolvido emocionalmente.”
12. Redução de barreiras
Outra razão pela qual “meu companheiro já me deixou várias vezes e depois volta” é que ele percebe que os obstáculos circunstanciais ou pessoais que antes interferiam no relacionamento não estão mais presentes. À medida que as barreiras vão desaparecendo, seu ex acredita que voltar é mais viável.
“À medida que o semestre de outono avançava, começamos a voltar a cronogramas semelhantes.” “Eu me mudei para onde ele estava.”
13. Eles não queriam a separação
Por último, talvez, os dois sempre voltam porque no fundo nunca quiseram acabar com isso. Isso é muito comum quando o rompimento é produto de agentes externos (distância) ou forçado pela família. À medida que o desejo de estar junto e o amor persistem, reatar o relacionamento fica mais fácil.
“Eu nunca quis terminar em primeiro lugar.” «Embora me tenha magoado muito, não o fiz. “Eu quero terminar, não queria ficar solteiro.”
O que fazer se meu namorado terminar comigo o tempo todo
Há segundas partes que valem a pena. Obviamente, pode haver relacionamentos que você deixa para trás e que depois, por quaisquer circunstâncias, seja oportuno investir neles para repará-los, para tentar de forma mais madura, comprometida e corajosa.
Agora, se uma pessoa já te deixou várias vezes e depois volta, você se vê diante de outra realidade. Essas idas e vindas, aquelas relações chicletes que se esticam e depois voltam, só geram sofrimento.
Além do mais, você deve estar ciente de algo importante. Como já dissemos, o problema não é só de quem sai e depois volta. Também em você, que cede e permite o retorno. Vale a pena ter em mente algumas reflexões a esse respeito.
Aspectos que você deve considerar
- Ficar sozinho uma vez é suficiente para reconsiderar esse relacionamento. Portanto, caso você ofereça uma nova oportunidade e volte a ocorrer outro rompimento, é sua obrigação entender que não é bom desperdiçar a própria dignidade com alguém que não te respeita.
- O amor para frente e para trás está fadado ao sofrimento. É preciso entender que carinho não é tudo para construir um vínculo de casal. Não basta amar muito, é preciso amar bem e isso não é algo que todos saibam fazer.
- Da mesma forma, é bom lembrar de um detalhe. A dependência emocional distorce o amor, torna você escravo de dinâmicas emocionais patológicas. Você tolera o intolerável e deteriora sua auto-estima.
- Tenha em mente que um relacionamento intermitente pode atrapalhar o seu desenvolvimento, pois tira tempo e energia que você poderia investir em seus projetos.
- As idas e vindas do seu parceiro podem afetar sua saúde mental, causando estresse, incerteza, ansiedade e, em alguns casos, baixa autoestima. Reflita sobre sua paz de espírito e felicidade nesse relacionamento.
Ações a serem tomadas
Da mesma forma, se o seu relacionamento vai e vem, o ideal é que:
- Reflexões sobre relacionamento: Pense se você realmente deseja tanta instabilidade e incerteza em sua vida. Reserve algum tempo para definir o que você deseja e determinar o que espera de um relacionamento. Compare se esse link atende a esses padrões.
- Conversem: encontrem um espaço tranquilo para expressar ao seu ex ou parceiro o que vocês sentem e pensam sobre rompimentos e reconciliações em andamento. Apresente suas expectativas também.
- Estabeleça limites: esclareça e defina seus limites, o que você está disposto a tolerar e o que não está. Diga à outra pessoa de forma clara e firme que você não está disposto a continuar com este ciclo de separações e restaurações.
- Considere o seu bem-estar: avalie como essas interrupções estão deteriorando a sua saúde mental. Como se sente? Quais emoções são mais prevalentes em sua vida diária? Que outros efeitos negativos esta falta de estabilidade está tendo?
- Decida e aja: com base nas suas reflexões e na conversa com a outra pessoa, tome uma decisão. Se você decidir dar outra chance a ele, pense cuidadosamente sobre qual plano de ação você seguirá para acabar com esse padrão de rompimentos e reconciliações. Se você optar por encerrar totalmente o relacionamento, concentre-se em si mesmo e em seus processos de melhoria e cura.
Relacionamentos cíclicos carecem de direção
Neste artigo, você aprendeu que existem vários motivos pelos quais você e seu parceiro continuam neste ciclo de separações. Dois dos motivos mais influentes são a persistência dos sentimentos e a ideia de que o rompimento foi um erro.
Independentemente da causa, destacamos que esta falta de estabilidade pode ter efeitos no seu bem-estar. Relacionamentos de ida e volta não levam a lugar nenhum, eles apenas se apegam à infelicidade. Portanto, é hora de agir sobre o assunto e buscar o seu bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dailey, R., & Powell, A. (2017). Love, sex, and satisfaction in on-again/off-again relationships: Exploring what might make these relationships alluring. Journal of Relationships Research, 8, e11. https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-relationships-research/article/abs/love-sex-and-satisfaction-in-onagainoffagain-relationships-exploring-what-might-make-these-relationships-alluring/6598BAADA081B4B2BE2B4C40CC7CB8CF
- Dailey, R., Jin, B., Pfiester, A., & Beck, G. (2011). On-again/off-again dating relationships: What keeps partners coming back?. The Journal of social psychology, 151(4), 417-440. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00224545.2010.503249
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.