O que nunca dizer para uma pessoa motivada - A Mente é Maravilhosa

O que nunca dizer para uma pessoa motivada

setembro 16, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
O que nunca dizer para uma pessoa motivada

Em resposta à expressão de Paul G. Thomas “ajude os outros a se transformarem em pessoas motivadas guiando-os à fonte de sua própria energia”, imagine o que você nunca deveria dizer para uma pessoa motivada?

Nas próximas linhas reproduziremos algumas sentenças que os especialistas em motivação e liderança empresarial recomendam não dizer jamais para um funcionário. Essas frases têm especial importância se essa pessoa é profissionalmente produtiva e traz bons resultados para a empresa.

Nesse caso, visto que a motivação não apenas é necessária a nível profissional, mas também faz falta em qualquer âmbito ou projeto de vida, é importante considerar como não se deve atuar diante de uma pessoa motivada para não cair em lugares comuns e atitudes reprováveis.

Frases que você jamais deve dizer para uma pessoa motivada

Lembre-se de que você vem em primeiro lugar. Se você não gosta de ser tratado de uma certa maneira, comece agindo assim com os outros. Pois se alguém já lhe disse qualquer uma dessas frases e você sabe que lhe fariam mal, você deve se perguntar porque você age assim com os outros. Respeite todo mundo, motivado ou não:

  • Você não faz nada certo: se você sonha em afundar a vida de uma pessoa ou de um funcionário, essa frase é a mais adequada. Você não conseguirá nada e se sentirá pior, mas alcançará seu objetivo. Assim, jamais use essa expressão com alguém, especialmente com as crianças, pois ataca diretamente sua segurança, autonomia e sua capacidade para um desenvolvimento correto.

O que nunca dizer para uma pessoa motivada

  • Eu pago você para isso: outra das grandes frases que jamais devem ser usadas. Num momento em que a horizontalidade é cada vez mais importante, já que se valoriza mais o colaborador e se repartem as responsabilidades, fortalecendo assim o desenvolvimento pessoal e profissional de cada membro, dizer coisas desse tipo é extremamente prejudicial.
  • Você deveria agradecer por deixarmos você trabalhar aqui: um funcionário ganha seu salário de forma honrada com seu esforço, trabalho e experiência. É uma relação bilateral completamente sensata. Também não se deve usar esta frase num ambiente de coletividade social, em família ou em qualquer entorno no qual exista uma pessoa com mais poder que outra.
  • Esse é seu problema: outra das frases proibidas para um bom líder. Numa equipe, seja de trabalho, estudo, colaborativo, etc., os problemas são de todos e se solucionam em grupo. Jamais deve-se dar as costas para as preocupações de qualquer um dos membros que formam o todo. A empatia e a comunicação são vitais nesse sentido para saber que a equipe é mais forte que a individualidade.
  • Deve ser feito assim porque é dessa maneira que sempre foi feito: novamente uma frase nociva por ser tão obsoleta. Vivemos num mundo em constante evolução. O que antes era um dogma agora é improdutivo. Nem tudo o que era feito antigamente tem validade no tempo atual. Além disso, fortalecer a criatividade e a capacidade de inovação da pessoa é algo positivo em todo projeto.

O que nunca dizer para uma pessoa motivada

  • Você não é pago para pensar: se um empregado não é pago para pensar, então para que você o quer? Toda pessoa deve superar a atitude automática e entregar sempre o máximo do que é capaz. Não valorizar e potencializar as capacidades de uma pessoa prejudica o sucesso de todo o projeto, tanto profissional, como de vida. Todos nós temos algo interessante e válido para mostrar.
  • Não traga os seus problemas para o trabalho: até onde a ciência pode saber, o ser humano ainda é incapaz de se dividir. Todo trabalhador ou pessoa que tem problemas os leva sempre consigo. Se em vez da rejeição, tratarmos com empatia o indivíduo que se sente mal, e o ajudarmos a superar os maus momentos, é mais provável que seus problemas pesem menos no trabalho.
  • Aqui quem manda sou eu: outra das grandes frases que sempre ouvimos em algum momento dentro do espaço de trabalho, num projeto em grupo e inclusive no lar. É um erro maiúsculo, pois a repartição coerente de responsabilidades é mais produtiva e válida para que todo mundo se sinta parte da equipe e cada pessoa motivada se dedique ao máximo.

Todas essas frases são especialmente desencorajadas pelos especialistas, pois jamais surtirão efeito positivo numa pessoa motivada, muito pelo contrário. Usar a empatia e tratar o próximo com justiça é uma política mais produtiva e adequada.

Recomendados para você