O porco-espinho, curta-metragem que nos fala sobre empatia e amizade
Uma das formas de trabalhar a educação em valores é por meio de curtas-metragens. As histórias fáceis de acompanhar e a caracterização dos protagonistas atraem a atenção dos pequenos. Neste caso, o curta que vamos comentar chama-se O porco-espinho. Conta a história de um porco-espinho em seu primeiro dia de aula.
Que criança não vai se identificar com o porco-espinho? Todo mundo já experimentou os nervos daquele primeiro dia de aula quando quer fazer novos amigos. Mas, no caso do protagonista do curta, há algo que coloca muitos obstáculos em seu caminho para conseguir isso. É sobre seus espinhos. Vamos ver qual é a história dele…
O porco-espinho que mantinha os outros longe com seus espinhos
A curta começa com o porco-espinho entrando na sala de aula pela primeira vez. Há esquilos, burros, raposas… uma grande variedade de animais! Ele cumprimenta com entusiasmo e dirige-se à sua mesa. Embora, seus espinhos não facilitem a situação para ele. Ele tropeça nas mesas, joga fora as páginas e os lápis de seus colegas. Todos olham para ele animados, mas também um pouco assustados.
Quando as aulas terminam e ele pega o ônibus, a situação não melhora. Nenhum de seus colegas quer se sentar com ele, temendo que seus espinhos os machuquem. No dia seguinte, eles o incentivam a jogar futebol, mas ele estoura a bola com seus espinhos! Isso o faz se sentir muito sozinho e fora do lugar. Bem, embora sejam todos muito gentis, ele inadvertidamente os machuca.
Um dia de Natal, ele percebe que eles falam sobre ele. Ele se sente ainda mais triste, mas o que ele não sabe é que seus colegas estão esperando por ele com um presente.
Se trata de alguns pedaços de espuma que eles colocam em seus espinhos. Todos o abraçam e o porco-espinho se sente grato e feliz. Suas espinhas nunca mais serão um problema.
Empatia e amizade presentes nesta curta
Esta curta-metragem é muito interessante para trabalhar com os pequenos, pois nela os colegas do porco-espinho não o desprezam, não o ignoram, nem o deixam de lado. Eles têm um pouco de medo porque é verdade que seus espinhos os danificam. Mas, eles estão cientes de que não é algo que o protagonista deste curta quer fazer.
O que seus companheiros fazem? Eles empatizam com ele. Cada um é diferente e, no caso deles, precisam encontrar uma solução para que o porco-espinho deixe de se sentir sozinho e separado por seus espinhos. Por esta razão, eles têm um belo gesto como dar-lhe alguns pedaços de espuma e abraçá-lo juntos. Um exemplo de amizade, de aceitar o outro e ajudá-lo.
“Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando o resto sai.”
-Walter Winchell-
Como trabalhar com o porco-espinho em sala de aula?
Para trabalhar com esta curta-metragem de porco-espinho em sala de aula, é bom incentivar os alunos a destacar os valores que eles notaram. Embora a amizade e a empatia sejam dois deles, há mais como respeito, tolerância, aceitar o outro, integrá-lo ao grupo… É conveniente que as próprias crianças expliquem como entendem esses valores com exemplos.
Além disso, para que estejam cientes do que não deve ser feito, podem dar exemplos de como seria a situação de outra forma. Certamente elas são capazes de fazer isso, pois podem ter presenciado um episódio de bullying ou provocação a um colega por ser diferente. Essa curta é fantástico para elas perceberem que isso não está certo e que não gera emoções positivas.
Relacionado a este último ponto que discutimos, os alunos podem refletir sobre situações reais semelhantes às do porco-espinho e responder a perguntas como ” como reagiram seus colegas? ” ou ” eles o ajudaram de alguma forma?. Sem dúvida, é uma curta metragem que também pode ser vista tanto em casa como na sala de aula.
A curta do porco-espinho é muito valiosa para que as crianças aprendam a se relacionar com seus pares, entendam o valor da amizade, respeitem as diferenças dos outros e não excluam ninguém da turma. Às vezes, pode até ajudar aqueles adultos que esqueceram esses mesmos valores.
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