O que a cor azul significa na psicologia?

Todo mundo já olhou para o céu e sentiu emoções intensas. Isso é o que inspira o azul.
O que a cor azul significa na psicologia?

Última atualização: 25 março, 2022

Se você pensar nos possíveis significados da cor azul, é muito provável que a primeira imagem que venha à mente seja a de um céu aberto e claro. E não é de surpreender, pois evoca diretamente a tranquilidade desse ambiente, a sensação de abrigo e vastidão.

No entanto, essa cor engloba um grande número de significados, pois influencia quase todos os aspectos da vida mental. Ao longo deste espaço, você poderá explorá-los e aprender um pouco mais sobre a psicologia das cores.

Características físicas da cor azul

Antes de começar pela parte subjetiva, vamos rever as características dessa cor, que é literalmente leve. Embora as cores tenham uma influência inevitável na mente e na vida dos humanos, a verdade é que não são reais: são percepções criadas pelo cérebro.

A cor azul é percebida quando o comprimento de onda da luz percebida mede entre 460 e 482 nanômetros. Ao classificá-lo, existem diferentes métodos:

  • Cor psicológica: Azul é primário, junto com vermelho, amarelo. Além disso, é considerada uma cor fria.
  • Sistema de síntese subtrativo: esta classificação refere-se a pigmentos, onde o azul é uma cor secundária obtida pela mistura de magenta e ciano.
  • Sistema aditivo: aqui, as cores são obtidas pela mistura de luzes em vez de pigmentos. De acordo com essa classificação, o azul é uma cor primária junto com o vermelho e o verde.
Cor azul
O azul é considerado uma cor fria.

Significado da cor azul

Além de suas características físicas, o azul é uma cor muito presente na vida das pessoas. Junto com o marrom e o verde, é uma das cores da natureza, pois é percebida no céu e em grandes áreas de água, como lagos ou mares.

A imensidão de um oceano calmo ou de um céu claro traz sentimentos muito concretos: a confiança e a calma de saber que forças tão imensas comparadas a uma pessoa não são fonte de perigo.

No entanto, o azul tem sido usado em muitos outros campos. O outro grande exemplo de seu significado é sua relação com a sabedoria, pureza e respeito. Estudiosos acadêmicos e espirituais têm usado a cor do céu para transmitir a imensidão do mundo mental, tanto racional quanto irreal.

O que a cor azul significa no marketing?

O marketing é uma das áreas em que a comunicação é mais cuidadosamente cuidada. E, precisamente, o azul é a cor mais indicada para melhorar a comunicação, pois transmite qualidades positivas e é uma das cores preferidas por um maior número de pessoas.

As empresas confiam nessa cor para dar uma imagem de produtividade e segurança aos clientes. Por outro lado, sua estreita relação com estabilidade, confiança e conhecimento torna o azul uma cor ideal para produtos relacionados à saúde e à ciência.

azul e espiritualidade

Céu azul com nuvens em forma de escada
O azul está associado aos aspectos mentais e espirituais.

Se passarmos para temas mais abstratos e simbólicos, a espiritualidade é um dos aspectos do ser humano que mais bebe do significado dessa cor. E é que está diretamente relacionado ao mundo mental, imaginação e inspiração.

Por exemplo, na Bíblia o azul está associado à obediência ao divino e ao eterno, ou seja, aos mandamentos. De fato, as tábuas dos dez mandamentos eram feitas de safira.

No entanto, o simbolismo dessa cor não é reservado apenas à cultura e religião ocidentais.

A cor azul em diferentes culturas

O fato de viver em um ecossistema social limitado muitas vezes nos faz acreditar que o mundo é mais homogêneo do que realmente é. Não é necessário procurar muito para encontrar mundos muito diferentes em termos de uso da cor. aqui estão alguns exemplos:

  • Cultura Chinesa: O azul representa cura e harmonia, embora às vezes seja associado ao mal.
  • Cultura Muçulmana: O azul é a cor da proteção do céu e do poder econômico.
  • Culturas indígenas da América do Sul: dentro da enorme variedade de mitologias e povos que existem neste continente, o azul é muitas vezes relacionado ao sagrado e ao mundo espiritual.
  • Nahuas: azul era a cor do sul e de Huitzilopochtli, o fundador de Tenochtitlán.

Por outro lado, em culturas antigas, como a egípcia, a cor azul era a representante da temperança e sabedoria dentro dos humanos. Na Grécia Antiga era a cor dos deuses que viviam no céu, como Zeus, que usava um manto dessa tonalidade.

Como você pode ver, para onde quer que você olhe, a cor azul significa algo importante. O que fica claro é que o comprimento de onda da luz que percebemos desempenha um papel muito importante em nossas vidas, por isso é sempre interessante mergulhar nesse mundo das cores.

Pode interessar a você...
Van Gogh e o mistério da cor amarela
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Van Gogh e o mistério da cor amarela

Atrás de uma bela pintura, às vezes há um lado escuro que precisa ser descoberto. Hoje queremos falar sobre o lado oculto do trabalho de Vincent Va...



  • Clarke, T. y Costall, A. (2008). The Emotional Connotations of Color: A Qualitative Investigation. Color Research and application, 33(5): 406-410.
  • Heller, E. (2004). Psicología del color. Cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón. Editorial Gustavo Gill.
  • Labrecque, L. I., & Milne, G. R. (2012). Exciting red and competent blue: the importance of color in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science40(5), 711-727.
  • Adams, F. M., & Osgood, C. E. (1973). A cross-cultural study of the affective meanings of color. Journal of cross-cultural psychology4(2), 135-156.