Curiosidades

As curiosidades enriquecem nossa mente e nos ajudam a desenvolver novas perspectivas. Nesta seção, revelaremos aspectos interessantes sobre a mente, a ciência, a natureza, a história, a tecnologia e a arte com base teórica. Temas inovadores e até surpreendentes cujo propósito é promover a reflexão.

6 curiosidades sobre a cultura egípcia

A cultura egípcia foi uma das mais admiradas e mitificadas. Falamos, talvez, da civilização mais próspera que a história da humanidade já conheceu, a mesma que durante anos foi o berço de grandes pensadores e de incríveis progressos científicos, técnicos…

Você sabe o que é murderabilia?

O novo filme de Quentin Tarantino voltou a aumentar o hype pela história dos assassinatos perpetrados pela seita de Charles Manson. Trata-se de uma ocorrência que emocionou Hollywood e que continua a fascinar os espectadores. Neste sentido, deu origem a uma…

Optografia: a macabra ciência do século XIX

O século XIX foi um dos períodos mais interessantes da História Contemporânea. O auge dos movimentos sociais, a industrialização, o aumento da escolarização e as melhorias científicas deram lugar a uma série de inovações, mas também a crenças das mais…

Os estranhos labirintos do pudor

O pudor é uma questão controversa sobre a qual existem múltiplas interpretações, tanto no âmbito científico quanto a nível popular. Há quem o veja como algo positivo, necessário para marcar e proteger certas fronteiras sociais. Outros, por outro lado, pensam…

Como o ser humano percebe a dor e a temperatura?

Você já se perguntou como um ser humano percebe a dor e a temperatura? O que nos permite ter esse conhecimento tão relevante para a nossa sobrevivência? Neste artigo, falaremos sobre o sistema somatossensorial, responsável não apenas por nos fazer…

Trabalhar com as mãos é bom para o cérebro

Trabalhar com as mãos é uma forma de fortalecer a nossa saúde psicológica. Modelar, tecer, transformar, esculpir, plantar, costurar, pintar, etc. Todas essas tarefas se mostram ótimas atividades para estimular o cérebro. São, além disso, uma maneira sensacional de aliviar…

O tanque de isolamento sensorial e seus benefícios

De tempos em tempos, o tanque de isolamento sensorial parece voltar à moda. Embora tenha sido inventado para estudar o cérebro, atualmente é usado como meio de relaxamento. Há empresas especializadas que oferecem esse tipo de experiência, mas eles também…

Você sabia que bocejar resfria o cérebro?

Estima-se que realizamos o ato de bocejar cerca de 28 vezes por dia em condições normais. Mesmo que possamos parecer mal-educados, bocejar resfria o cérebro e é importante para a saúde deste órgão. Dedicamos 4 minutos do nosso tempo diário…