Os benefícios psicológicos da gratidão

Os benefícios psicológicos da gratidão

junho 1, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
gratidão

Quando acordo de manhã e vejo que o meu dia vai ser igual ao dia anterior, penso o seguinte: “O que posso fazer para ser um pouco mais feliz?”. Sempre tive essa questão rondando a minha cabeça, mas o resultado foi sempre o mesmo. Isto é, não encontrei a resposta. Pelo menos a curto prazo.

Mas, sim posso assegurar que a felicidade não se consegue apenas através do dinheiro, trabalho ou amor. Estes são aspectos da nossa vida que simplesmente servem para fazê-la mais completa. No entanto se, por exemplo, não dispomos de boa saúde, estas coisas passam completamente a um segundo plano.

Tenho muito amigos que dizem. “Olha, fica tranquilo, já virão tempos melhores e mais cedo ou mais tarde você será feliz”. Errado!! Acredito que somos nós mesmos que podemos construir a nossa própria felicidade. Voltaire disse uma vez, alegando que procuramos ser felizes, “como os bêbados procuram a sua casa, sabendo que têm uma”. Este ilustre francês estava totalmente certo. Muitas vezes, e eu me incluo, vagamos como almas penadas, maximizando demais os nossos problemas e não nos damos conta de que várias pessoas estão em situação muito pior que a nossa.

Os benefícios de mostrar gratidão aos outros

Isto significa que é preciso resignar-se e que não é possível ser feliz no dia a dia? Nada mais longe da realidade. Por isso, proponho o seguinte exercício que certamente os deixará gratamente surpresos.

Pense em uma pessoa que tenha sido muito importante na sua vida. Seus pais, irmãos, amigos, avós, parceiro… Todos temos alguém que nos marcou e que serviu como exemplo em nosso dia a dia. Já pensou? Pois agora coloque em uma folha de papel o que essa pessoa lhe trouxe de bom ao longo dos anos. É importante espremer bem essa laranja, porque depois vem o mais importante.

Depois disso, você só precisa se colocar em contato com essa pessoa que escolheu, por telefone por exemplo, e dizer-lhe de coração aberto tudo o que você escreveu sobre ela. Também é muito importante explicar-lhe o por quê da sua escolha, assim ela entenderá um pouco melhor o sentido da sua ligação.

Já fez? Pronto? Pois ai está um dos grandes benefícios. Com certeza, ao desligar o telefone e ter falado com essa pessoa que você considera tão importante, você se sentirá melhor consigo mesmo. Isto é, você está muito mais feliz. E isso, meus amigos, é algo que não tem preço e nem todo o ouro do mundo paga.

Você não acredita? Pois aqui deixo o vídeo desta experiência que foi feita com pessoas comuns. Os resultados são realmente surpreendentes.

VIDEO

Recomendados para você