Praticar exercícios faz bem para a memória – A mente é maravilhosa

Praticar exercícios faz bem para a memória

Março 2, 2015 em Emoções 1 Compartilhados
memória

“Mens sana in corpore sano”

Você sabe o que significa esse ditado em latim? Diz basicamente que, se tivermos uma mente sã e desenvolvida em todos os sentidos, isso repercutirá de forma positiva em nosso corpo. E assim, vice-versa. É que, encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente fará com que, a longo prazo, aproveitemos uma vida mais saudável.

E como podemos conseguir isso? Através de uma dieta rica em nutrientes e, acima de tudo, praticando exercícios físicos. Além de ganhar uma melhor resistência física através do exercício, também ganhamos outros grandes benefícios, como melhorar nossa memória, tanto a curto, como a longo prazo. Você não acredita nisso? Então continue lendo o artigo…

Memória do “dia a dia”

Esse tipo de memória é comumente chamada de “memória de trabalho”, ou memória a curto prazo, e é essa memória que dá as informações sobre o que estamos fazendo nesse exato momento ao nosso cérebro. Como terminar uma frase, o que temos que fazer a seguir, que tecla temos que apertar no teclado… É, definitivamente, um tipo de memória de prazo muito curto, que faz com que possamos agir com rapidez e precisão.

Está comprovado que se realizarmos exercícios diariamente, de maneira pouco intensa e durante pelo menos 30 minutos, esse tipo de memória funcionará melhor. Proporcionando, assim, melhores benefícios.

Memória a longo prazo

Esse tipo de memória é muito mais complexa e pode compreender muitos outros campos da nossa mente. Para que possamos entender melhor, é aquilo que fica retido em nosso cérebro para que possamos nos lembrar muito tempo depois.

Se fizermos exercícios de maneira contínua e não muito intensamente, é certeza que, pelo menos a longo prazo, esse tipo de memória ficará muito mais reforçado. Se quiser ter certeza disso basta tentar memorizar uma série de palavras em inglês que queria aprender, enquanto corre ou anda de bicicleta. E verá que, quando terminar, sua mente estará mais propícia a adquirir qualquer conhecimento novo.

Como pôde ver, os benefícios das atividades físicas são infinitos. Ainda mais nesse caso em particular, no qual poderá “matar dois coelhos com uma cajadada só”, e ainda por cima aprender um idioma.

E você? Gostaria de colocar isto em prática? Então não fique adiando, planeje-se e estabeleça alguns objetivos… e que um deles seja fazer exercícios. É certeza que, a longo prazo, se sentirá melhor, tanto física como emocionalmente.

Créditos da imagem: Ximepli

Recomendados para você