Quando chegam as dificuldades
Na época da faculdade uma das matérias que mais senti dificuldade foi o Latim. Por ser uma matéria muito difícil e por ter um professor muito duro e rígido eu passava noites e noites estudando e ainda assim ficava para recuperação! Como eu sofria…
Pra quem não sabe o Latim foi o idioma da Roma antiga e dos territórios do Lácio. Com o domínio do povo romano, o latim chegou a todo o mundo então conhecido e tornou-se a língua predominante na Europa Ocidental. Durante séculos foi mantido como língua para os estudos clássicos e, atualmente, o Latim é o idioma oficial que a Igreja Católica emprega em seus documentos.
É bem provável que hoje a sua dificuldade não seja aprender Latim, talvez seja uma dificuldade financeira, problemas sérios de saúde, problemas com os filhos, com a família ou algo muito mais difícil, mais complicado de se aceitar e resolver.
Seja qual for o sofrimento, ele sempre machuca, causa feridas profundas na alma e nos leva muitas vezes ao fundo do poço
As dores e sofrimentos chegam, mas também passam; nada aqui neste mundo é eterno. Independentemente da situação ser muito boa ou ruim, ela sempre vai mudar em algum momento, e o que deve ser feito é apenas aceitar, levantar a cabeça, passar pelas dificuldades da vida e aprender com elas.
Não desista da vida, não desista dos seus sonhos por mais difíceis que sejam de ser alcançados, chore o que for preciso, mas tenha força, tenha fé e continue caminhando porque tudo isso vai passar!
Existe uma frase em latim que particularmente gosto muito que diz o seguinte: “VENI, VIDI,VICI.” que significa: “Vim, vi e venci”.
Eu vim a este mundo, vi as dificuldades e venci todas elas!
Texto escrito por Irailde Santana.
Saiba mais sobre o trabalho da autora acessando a sua página no Facebook.