Quando o seu mundo cai

Quando o seu mundo cai

novembro 24, 2015 em Psicologia 12 Compartilhados
Quando seu mundo cai

Em certos momentos de nossas vidas, a harmonia que existia se rompe. É como um quebra-cabeças no qual uma peça não se encaixa bem. O que aconteceu? Por que de repente tudo se volta contra de nós? Esses pilares fortes e seguros se tornam fracos e cheios de rachaduras.

Possivelmente, seu trabalho começou a ir mal, os problemas com seu parceiro têm aparecido ou a doença está espreitando sua vida. Sinta-se identificado e compreenda perfeitamente o ato de sentir-se impotente enquanto tudo a seu redor desmorona.

Quando seu mundo cai

Mas nem tudo é negativo. Você nunca deve se render, nem sequer quando perder a confiança de que tudo voltará a ir bem. A seguir, compartilharemos o que você pode fazer quando o seu mundo cai ao seu redor, sem que você possa fazer nada.

O que fazer quando seu mundo cai

Desabafe

Não devemos aceitar, nem nos render frente a essa situação. Embora seu mundo esteja feito de migalhas, lembre-se de que se render não é uma opção. Você quer abandonar antes de tentar? Não fuja do assunto, desabafe! Este é o primeiro passo para confrontar o verdadeiro problema.

“O melhor guerreiro não é o que triunfa sempre,

e sim, o que volta sem medo à batalha…” 

– Dolores Ibárruri –

Pode levar um tempo para pensar, fazer algo novo… Mas sobretudo o que deve ser feito  é chorar. Chore, porque lhe fará falta. Depois você renascerá, se levantará com mais força para confrontar todos os problemas que vierem.

Permita se desafogar. Isso não o tornará mais fraco, e sim mais forte. Além disso, permitirá que você tome seu tempo para pensar em como enfrentar o problema, qual será seu seguinte passo?

Não se renda jamais. Tudo se pode resolver. Você não foi feito para se conformar e aceitar a derrota.

Valorize cada momento de felicidade

Nem tudo foi ruim e olhar para trás pode fazer que você se anime e ganhe forças.Valorize todos aqueles momentos nos quais se divertiu, nos quais você foi verdadeiramente feliz. Nem tudo é ruim! Quando tudo vai bem não paramos para apreciar o momento, mas, percebemos e reclamamos rapidamente quando tudo vai mal.

Um exemplo seria quando temos gripe ou qualquer outra doença que nos deixa em casa e de cama por uns quantos dias. É nesse momento que valorizamos os momentos nos quais estivemos saudáveis, mas como até o momento não tínhamos feito isso?

Quando seu mundo cai

Não espere que seja tarde. Valorize cada momento de felicidade presente entre as dificuldades. Utilize-os para ter forças e  enfrentar o que vier. Embora não possa fazer nada, você não vai ficar nessa situação para sempre.

Sei que é desanimador que um mal-estar se prolongue por muito tempo, mas cedo ou tarde ele passará! Não perca a confiança, seja forte. Tudo voltará a ficar bem.

Quando o sol brilhar de novo

“Por muito longa que seja a tempestade,

o sol sempre volta a brilhar entre as nuvens”

– Khalil Gibran –

Depois de um longo período de luta, quando já não sobrem forças, as coisas voltarão a brilhar! Quando menos esperar, voltará isso a sorrir com esperança, tudo voltará a estar bem e você começará a não valorizar estes momentos que poderia qualificar como “perfeitos”. Não faça isso!

shutterstock_149888912-420x281

Não se renda porque seu esforço terá sua recompensa. Algumas vezes tentamos encontrar um motivo para nossas desgraças, mas isso não existe. Elas simplesmente acontecem e você terá que enfrentá-las. Aprenderemos, nos tornaremos mais fortes e conseguiremos apreciar os momentos nos quais tudo está bem.

Uma atitude negativa fará com que você se isole, com que a negatividade surja. Seja valente e não se queixe! Enfrente com maturidade esse obstáculo e você poderá sair vitorioso dele. Sua atitude o fará ver um raio de luz entre tanta escuridão. As coisas melhoram, de verdade.

Recomendados para você