Quem precisa de uma máquina do tempo?! – A mente é maravilhosa

Quem precisa de uma máquina do tempo?!

2, fevereiro 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados

Alguns dias atrás um amigo me dizia que seria muito feliz se existisse a possibilidade de viajar no tempo, mais especificamente ao passado. A seriedade com que ele tentava me convencer dos inúmeros benefícios que poderiam existir caso pudéssemos voltar atrás numa máquina do tempo me surpreendeu.

Mudar as coisas que não fez direito, alterar decisões, mudar algumas palavras equivocadas, uma reação, um comportamento, talvez… Mudar, de forma definitiva, algo que atualmente gere arrependimento. Longe de questionar a moralidade de seu desejo, tentei expor a ele o meu ponto de vista, sem deixar de pensar que seria sim mágico viajar num DeLorean, cujo combustível principal fosse o lixo. Em primeiro lugar, perguntei a ele que valor teria qualquer decisão tomada, se em questão de segundos, de acordo com o resultado, pudéssemos voltar atrás e começar do zero. 

Sou um enérgico defensor do valor das decisões, pois são elas que nos permitem avançar de um ponto a outro, e seria uma tragédia romper essa cadeia que nos define. O caminho foi escolhido por você e, querendo ou não, é seu. Em segundo lugar, ressalto aqui o absurdo que é se arrepender. Pelo simples fato de que é injusto ir contra algo que, no instante em que se produziu, parecia correto, te representava, era do seu gosto ou te convencia. Você errou? Tudo bem, todo mundo erra. Mas porque se arrepender? Momentos importantes da vida de uma pessoa podem ser lembrados por suas enormes falhas, mas não devemos renegá-los, pois naquele momento parecia o correto a se fazer.

A escolha é sempre nossa. Uma máquina do tempo nos faria perder o poder e a possibilidade de fazer escolhas. Por último, te convido a refletir sobre a realidade em que nos encontramos. Não temos uma máquina do tempo e nem precisamos de uma. Você quer mudar algo? Vamos, comece agora. Já faz um ano que está num trabalho que não gosta e queria voltar atrás para não ter se comprometido? Por favor, não seja tonto. Você pode mudar isso hoje, não um ano atrás. Gostaria de ter dito àquela pessoa especial o quão maravilhosa ela é? O que você está esperando? Diga logo isso a ela! A oportunidade perdida não vai voltar, mas desse jeito você vai continuar perdendo as que podem aparecer.

Gostaria de não ter gritado com o seu melhor amigo, pois foi assim que perderam o contato? Faça o favor de pegar o telefone, o ônibus, colocar os sapatos e solucionar esse problema agora mesmo. Se lamentar sem esboçar nenhuma reação é perda de tempo. Reaja! Ainda é tempo! Não espere que uma máquina do tempo seja capaz de resolver o que você mesmo pode resolver. É agora!

Recomendados para você