Eu quero SER feliz, e não parecer feliz

· setembro 19, 2016

Ser feliz é fundamental. Tanto é verdade que nos movemos em busca da felicidade como se fôssemos crianças e brincássemos com ela de esconde-esconde. Mas, é preciso procurá-la? E se já formos felizes? Então, talvez nossas vidas careçam de sentido.

Apesar de nem sempre podermos esboçar um sorriso, de alguma forma nos obrigamos a isso. Você já percebeu que a tristeza não é bem vista? Sem sermos conscientes, mascaramos os sentimentos e as emoções negativas que sentimos.

Deixe de procurar motivos para ser infeliz. Foque nas coisas que você já tem e nos milhares de motivos pelos quais você deveria ser muito feliz.

Ser feliz não é o que você ouviu por aí

Onde podemos encontrar a felicidade? Desde crianças somos ensinados a seguir certos passos para conseguir alcançá-la. Um deles é encontrar um bom trabalho que nos permita sobreviver e ter certa tranquilidade econômica.

No entanto, esta felicidade não está apenas no âmbito profissional, mas também nos nossos relacionamentos. Formar um casal e ter filhos será o grande cume para muitos. Mas, o que acontece quando o resultado não é o esperado? E se continuarmos sendo infelizes?

mulher-em-rio-tentando-ser-feliz

Quando, apesar de realizar todos esses passos, não conseguimos alcançar a tão ansiada felicidade, a tristeza nos invade fazendo com que nos sintamos terrivelmente miseráveis. É então quando começamos a pensar que, talvez, não merecemos uma vida cheia de sorrisos.

Todos os sinais que nos mostram o caminho para sermos felizes não fazem outra coisa que transformar isto em um expectativa muito difícil de alcançar. Porque por mais que queiramos abraçar, a felicidade não é o que nos contaram e para isso basta abrir os olhos e olhar ao nosso redor.

“Existem duas formas de difundir a felicidade, sendo a luz que brilha ou o espelho que a reflete.”

-Edith Wharton-

Quando você o fizer será consciente de que os que mais possuem não são os mais felizes, e que as pessoas humildes são as que sempre sorriem. Isto é porque valorizam o pouco que têm e porque sabem que a felicidade não se alcança com as crenças anteriores, mas que ser feliz é uma atitude.

Estas pessoas sabem que não precisam de ninguém mais para poder sorrir. Do mesmo jeito, não se sentem fracassadas porque aceitaram que a vida é dura e que nem sempre conseguimos o que queremos. Apesar de tudo isto, olham o futuro com otimismo e continuam lutando por aquilo que desejam.

Sou obrigado a ser feliz?

De certa forma, somos obrigados a ser felizes, a dar nosso melhor sorriso quando apenas temos vontade de chorar. Para isso, basta olhar os livros de autoajuda que nos guiam a como se sentir melhor consigo mesmo e com os outros sempre.

O grande problema é que é impossível ser feliz de verdade durante as 24 horas do dia, principalmente porque as emoções positivas convivem com as negativas. Sempre procuramos fugir destas últimas porque as consideramos pouco benéficas para o nosso bem-estar.

ser-feliz-em-tons-de-azul

Por isso, na maioria das vezes mostramos nosso melhor sorriso e fingimos estar felizes. Parece que assim somos melhor aceitos, nos integramos com maior facilidade. O positivismo é o que prima porque nos faz sentir melhor a todos.

Decida lá o que for, tenha certeza de que isso fará você feliz.

Isto tem como consequência escondermos nossas verdadeiras emoções quando nos sentimos realmente mal. Sem perceber podemos nos deparar com sorrisos que guardam tristeza, com risos que escondem terríveis prantos, com olhos risonhos que procuram disfarçar uma terrível dor interna.

A decisão de não ser feliz

E se eu decidir não ser feliz? Existem muitas pessoas que podem desejar não ser feliz, mesmo que isto pareça estranho.

Queremos ser felizes uma vez que tivermos alcançado o sucesso profissional e familiar, encontrando bem-estar e equilíbrio em todos os âmbitos. Metas e mais metas que, quando alcançadas, não nos fazem sentir eufóricos, pelo menos não durante o resto das nossas vidas.

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso, não deixe a sua alegria, sua paz, sua vida, nas mãos de ninguém.

Ser feliz é um estado de ânimo que coexiste com muitos outros. Por isso, assim como a tristeza ou qualquer outra emoção, ela vive dentro de você. Se você olhar para o seu interior, perceberá que desse exato lugar nascem todas as alternativas que você pode controlar para ser feliz.

ser-feliz-com-a-natureza

Valorize aquilo que você tem ao seu redor e deixe de aparentar que você está sempre bem. Seja como você é e nunca permita que ninguém nem nada o obrigue a ser aquilo que na verdade você não é. Afaste-se de tudo aquilo que lhe disseram que fará você feliz e que você já comprovou que não é verdade. A felicidade está dentro de nós.