Saia da sua zona de conforto

· maio 1, 2015

A nossa zona de conforto nos dá abrigo e nos faz sentir seguros. Engloba tudo aquilo que conhecemos, os ambientes dos quais nos sentimos parte e onde estamos totalmente à vontade. Então, como sair dela?

Por que sair da minha zona de conforto?

Você pode estar se perguntando por que deveria sair da sua zona de conforto, já que está tão confortável nela. Quando fazemos isso eliminamos nossas barreiras, nos abrimos para conhecer novas pessoas e viver novas experiências. Tudo isso provoca um crescimento que nos levará a ter maiores expectativas, aumentará nossas habilidades e nos possibilitará ter uma vida mais satisfatória em todos os aspectos.

Também teremos consciência dos nossos desafios, medos e do nosso lado obscuro. Você saberá que está pisando nesse terreno quando as ideias de mudança fizerem com que sinta estresse e inveja de quem já está nesse ponto onde deseja chegar. Você se sentirá ansioso para saber se vai conseguir ou não, e a autocrítica irá aumentar consideravelmente, sobretudo diante dos pequenos fracassos.

Reconheça os seus limites

Estamos cômodos em nossa zona de conforto porque nos adaptamos de tal forma que nossos limites não estão sendo tocados. Mas quando começamos a sair da zona de conforto, todas essas barreiras internas ou externas vão começar a se revelar. A primeira coisa que devemos fazer é reconhecê-las, dar a elas a sua devida importância e pensar em como podemos vencê-las. Aceite que você não é tão perfeito quanto gostaria, mas reconheça que pode chegar onde quiser.

Procure companhia

Sair da nossa zona de conforto por conta própria pode ser complicado, mas se há alguém com quem compartilhar esse interesse, tudo pode fluir mais facilmente. Pode ser um amigo que esteja buscando o mesmo ou um terapeuta que dê o seu ponto de vista e lhe ajude a identificar as mudanças necessárias. O importante é que seja alguém tão ávido por fazer coisas novas como você, alguém que lhe desafie e a quem você desafie a ir mais além de onde estão hoje.

Aprenda a aceitar

Quando estamos em nossa zona de conforto nos acostumamos com as coisas da mesma forma. Quando decidimos sair, vamos nos deparar com aspectos que não podemos gerenciar ou controlar. Nesse caso, é importante aprendermos a aceitar as situações que nos são apresentadas. Se quiser fazer novos amigos, você deverá aceitar a suas características, particularidades e diferenças.

Imagine o que deseja e trabalhe nisso

Cada pequena ação que finalizar vai lhe ajudar a ampliar a sua perspectiva. Se a sua zona de conforto implica em ser anti-social e você gostaria de sair dela, uma pequena conversa com alguém diferente a cada dia poderá fazer a diferença. Não seja tão exigente. Um “bom dia” para o vizinho e um sorriso amistoso para o taxista de manhã podem mudar tudo.

Sair da zona de conforto vai lhe ajudar a ter uma vida mais rica em emoções, conhecimento e perspectivas. Você também poderá crescer e evoluir para uma melhor versão de você mesmo.