Você já ouviu falar das salas de estimulação multissensorial Snoezelen?

Você já ouviu falar das salas de estimulação multissensorial Snoezelen?

novembro 18, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Salas de estimulação multissensorial Snoezelen

Talvez alguma vez você já tenha ouvido falar das salas de estimulação multissensorial Snoezelen. Neste artigo vamos descrever a origem e as raízes desse tipo de sala tão peculiar, antes de nos aprofundar em como ela pode nos beneficiar.

O termo Snoezelen tem sua origem na união de duas palavras holandesas. De um lado, temos Snoffelen, que significa cheirar, e do outro Doezelen, cuja tradução seria algo como relaxar ou cochilar. Portanto, temos uma associação de duas ações que parecem diferentes entre si. Algo como alcançar o relaxamento através de uma estimulação. Descobrir e aproveitar a parte agradável de estimular nossos sentidos.

As salas de estimulação multissensorial Snoezelen surgiram para trabalhar os transtornos de desenvolvimento

O conceito Snoezelen surgiu da mesma forma que surgem as grandes ideias e sua execução. Elas surgem antes da necessidade de agir, perante a inércia e a falta de ação em um determinado aspecto da vida. Essa ideia surgiu da frustração de ver como era realizada a intervenção em pessoas que tinham diferentes transtornos de desenvolvimento e não se obtinha os resultados desejáveis.

A intervenção não ia mais além do simples trabalho assistencial. No entanto, Ad Verheul e Jan Hulsegge, os pais desse conceito tão revolucionário, não pararam por aí. Eles criaram essa nova maneira de trabalhar com um determinado tipo de população que agora vamos comentar.

Pois, naturalmente, há uma parcela da população para a qual esse tipo de terapia é especialmente benéfica. Sobretudo falamos de pessoas cuja capacidade de se relacionar com o meio é muito reduzida devido a limitações impostas pelo transtorno do qual sofrem. Pessoas com necessidades especiais, a demência e o autismo são os transtornos que mais obtêm impactos positivos com esse método.

A pintura nos oferece diversos estímulos

A estimulação multissensorial Snoezelen nos permite criar respostas básicas

Estimular algumas pessoas através dos diferentes canais sensoriais pode ajudá-las. Essa estimulação, supervisionada e controlada por um profissional, vai criar novas respostas na pessoa. Respostas básicas que de outra maneira dificilmente apareceriam.

Nesse sentido, é necessário conhecer o caso da pessoa antes de começar a trabalhar com ela. Cada pessoa é absolutamente única e diferente das outras. A maneira de trabalhar com cada uma vai depender da idiossincrasia do seu caso em particular.

Os profissionais devem conhecer muito bem seu paciente para poder tirar o maior benefício possível dessa nova maneira de intervenção. Existem pessoas que precisam “acordar”. Pessoas que sofreram, por exemplo, uma lesão cerebral que as deixaram completamente desconectadas do mundo que as rodeia.

Quando estimulamos e recebemos respostas, criamos novas conexões neurais

Esse procedimento também é útil para pessoas que continuam conectadas ao mundo que as rodeia, já que prestam atenção a esse mundo, mas não são capazes de se comunicar com seu meio. Essas pessoas serão muito beneficiadas por essa terapia. Na medida em que conseguir “acordar” o que está adormecido, a estimulação estará funcionando e novas conexões neuronais serão criadas.

Por isso, é fundamental realizar um acompanhamento individualizado e detalhado da pessoa. Já que seremos capazes de perceber o imperceptível. O olho clínico necessita ser rápido, preciso e instruído na questão que está observando. Nem o menor detalhe pode escapar.

Devemos perceber do que o paciente gosta. O que é agradável para ele. A qual estímulo responde mais, a qual meio sensorial ele se mostra mais atento… É um trabalho árduo que requer muita observação. Uma observação amável e profunda do nosso paciente.

Salas de estimulação multissensorial Snoezelen

A confiança e a harmonia são elementos imprescindíveis na estimulação sensorial

Portanto, as salas de estimulação multissensorial Snoezelen devem estar perfeitamente equipadas para realizar essa prática terapêutica. Além disso, o material tem que estar preparado e adaptado para poder criar esse tipo de experiência sensorial. Experiências que envolvem todos os nossos sentidos. A visão, o olfato, o tato, a audição e o paladar. Vamos buscar criar um ambiente humano. Um ambiente no qual a confiança, o respeito e a atenção com a pessoa estejam presentes.

Esse lugar será um lugar agradável, um retiro especial e único. Um espaço repleto de harmonia e calor que, sem dúvida alguma, vai penetrar na pele da pessoa e, de alguma maneira, vai se instalar no seu interior. Assim como as músicas agradáveis e belas penetram nossa mente e atingem a alma.

Recomendados para você