O segredo dos habitantes de Okinawa

O segredo dos habitantes de Okinawa

novembro 25, 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados
O segredo dos habitantes de Okinawa

Imagine uma pequena ilha em que seus habitantes se sentem tão saudáveis e felizes que se aposentam aos 80 anos. Um lugar no qual o câncer e as doenças do coração praticamente não existem, e em que chegar perto dos 100 anos saudáveis e felizes é algo habitual. Pois essa ilha existe. É a ilha da Okinawa, no sul do Japão. Imagine-a enquanto escuta esta canção

Um estudo realizado por um grupo de cientistas e publicado no livro “The Okinawa Program,” escrito por Mokoto Suzuki e Bradley Willcox, nos revela todos seus segredos. Fazemos aqui um resumo e lhes propomos uma pequena utopia.

Okinawa, uma pequena ilha no Sul do Japão, é o lugar da terra onde habitam as pessoas mais idosas do planeta. De fato, o recorde Guiness da pessoa mais velha do mundo pertence a Jiroemon Kimura, que morreu em 2013 com 113 anos. O novo recorde pertence à sua sucessora, Misao Okawa, com 115 anos.

Qual é o segredo de Okinawa?

Às vezes, as grandes respostas estão nos aspectos mais simples: uma alimentação saudável, comer pequenas quantidades, comer muitas frutas e verduras, tomar todos os dias umas xícaras de chá verde, fazer exercícios e ser otimista, não complicar muito a vida, descansar, usar como transporte seus próprios pés ou a bicicleta, trabalhar no que tenha que usar um pouquinho de força física e criar vínculos próximos e sinceros com os vizinhos.

Isso é mais do que suficiente para que estes japoneses vivam tanto tempo e sem doenças.

Os ocidentais têm uma habilidade especial para complicar a vida; para desconfiar dos outros a todo momento, fazer fofocas e comentários maldosos sobre o vizinho, o colega de trabalho, o familiar, etc. Quem é o “bom”? Pois não salvamos ninguém, nem nós mesmos.

Está comprovado que o estresse contínuo faz com que se reduza a nossa concentração, nossa memória e o nosso apetite sexual. Além disso, nosso metabolismo perde força, o que faz com que engordemos com mais facilidade. Esses japoneses se mantêm saudáveis, magros e felizes durante toda sua vida.

Infelizmente, é notável que a população jovem da ilha está começando a adquirir os maus hábitos ocidentais e norte-americanos, já que uma das maiores bases dos Estados Unidos no Japão se encontra ali.

Por que não fazemos uma pequena utopia e, embora não cheguemos ao estilo dos simpáticos nonagenários da Okinawa, façamos ao menos pequenos gestos? Por que não colocamos um sorriso na fila do supermercado, proferimos umas palavras amáveis para os nossos vizinhos, fazemos um pequeno favor sem esperar nada em troca pelo prazer de sentir que estamos ajudando alguém?

Cáncer5-420x268

Por que não medimos um pouquinho nossas palavras para não ferir os sentimentos de ninguém gratuitamente? Por que não colocamos um grãozinho de areia, embora seja só um grãozinho, e começamos por nos cuidar e amar a nós mesmos, tendo atenção ao que comemos e a como vivemos? E depois continuamos oferecendo algo bom para os demais, o que por outro lado, vai nos trazer mais bem-estar?

Os habitantes de Okinawa têm o segredo para ser feliz, e ele não é tão complicado… podemos tentar?

Recomendados para você