Sinais físicos de que estão mentindo para você
Com certeza mais de uma vez você suspeitou que estavam mentindo para você. Isto acontece com mais frequência do que gostaríamos. O problema é que nem sempre sabemos se isto é real ou não, e gera uma sensação de insegurança.
Por isso, hoje queremos falar sobre os sinais físicos da mentira. O corpo humano está projetado para demonstrar o que realmente pensa. Por causa disso, quando alguém mente gera sinais muito específicos. Vamos descrevê-los para você conhecê-los e não se deixar ser pego de surpresa pelos mentirosos. Tome nota e você verá como é útil saber estes detalhes.
Muda constantemente a posição da cabeça
O primeiro sinal de que a pessoa está mentindo é que ela mudará a posição da sua cabeça constantemente. Costuma acontecer quando a pessoa recebe uma pergunta que o obriga a mentir.
Esta mudança de posição acontece porque formular uma resposta falsa obriga a pessoa a fazer funcionar ambos os lados do seu cérebro. Isto permite formular uma resposta que pareça real com base em fatos conhecidos.
Além disso, enquanto a pessoa está criando a sua mentira ela evitará o contato visual. Esta ação acontece sem querer e é muito difícil de controlar. Costuma acontecer porque o mentiroso deseja evitar que o outro veja a sua mentira e a sua vergonha.
Mudanças no padrão da respiração
Quando você suspeitar de que a pessoa está mentindo para você, analise se ela mudou o seu padrão de respiração. Pode ser que ela respire mais rápido ou mais lentamente do que de costume. Você poderá ver mudanças como a pele do rosto e do pescoço ficando mais avermelhada.
Também será obvio que as fossas nasais da pessoa se abrem mais e por mais tempo. Você pode identificar a mentira fazendo perguntas difíceis e vendo como a respiração da pessoa é impactada. Somam-se a isto outras mudanças físicas, como o movimento excessivo da cabeça.
O corpo se cobre com os braços
Uma característica óbvia de que a pessoa está mentindo é a atitude de tentar proteger o seu corpo. Este é um instinto muito primitivo e consiste em cruzar os braços. Você terá a impressão de que existe uma barreira entre a outra pessoa e você.
Às vezes você pode sentir que a qualquer momento você pode ser agredido pela outra pessoa. O motivo deste comportamento é que a mente sente que precisa demonstrar segurança.
A pessoa repete frases ou palavras
Outro sinal físico de que estão mentindo é que a pessoa repete várias vezes as mesmas frases. Diferentemente de alguém que diz a verdade, o mentiroso terá criado um roteiro. Portanto, você ouvirá várias vezes as mesmas palavras na mesma ordem.
Isto é muito diferente de quando você pergunta por um fato em particular e a outra pessoa o descreve. Neste caso, ela dirá a mesma coisa, mas com palavras diferentes.
Quando a pessoa está mentindo, a única coisa que ela quer evitar é que você duvide. Para conseguir isto, terá memorizado um roteiro e não vai se enganar em nada nem mudar a ordem do que diz. Isto faz com que ela se sinta protegida e segura.
Cobre a sua boca
Um sinal muito claro de quando a pessoa está mentindo é que ela procura ocultar a sua boca. Talvez tente cobri-la com a mão ou girando o rosto ao falar. Inconscientemente, o mentiroso procura colocar uma barreira entre você e as suas mentiras.
Se uma pessoa cobre a sua boca com a mão ao falar ou responder uma pergunta, existe grande chance de que esteja mentindo. Ouça as suas palavras com atenção. No caso de só cobrir a sua boca com perguntas muito precisas, você deve prestar atenção a outros sinais.
Movem seus pés
Você não apenas deve prestar atenção às mãos, boca e nariz de quem acha que está mentindo, mas também aos seus pés e a sua posição. Uma pessoa que procura esconder alguma coisa irá mover os seus pés constantemente.
Vai se apoiar primeiramente em um e depois no outro, com poucos minutos de diferença. Outro sinal é que ela começa a mexer as pernas sem controle se estiver sentada. Tenha certeza de que este é um indicio de mentira, e não um hábito.
O que fazer se estiverem mentindo para você?
Se você acha que estão mentindo para você, há duas opções. A primeira é continuar ouvindo sem fazer nada para evitar conflitos. A segunda opção é enfrentar a pessoa diretamente.
Recomendo que você analise qual é a melhor decisão segundo a gravidade da mentira e quão importante a pessoa é para você.