As síndromes psicológicas mais curiosas

· julho 18, 2016

A mente humana nunca deixa de nos surpreender. Existem algumas síndromes tão raras quanto curiosas: parecem mais uma piada do que qualquer outra coisa. Para vocês que estão curiosos, mostraremos aqui algumas das mais surpreendentes.

O que é uma síndrome? É um conjunto de sintomas e sinais que acontecem com uma pessoa em um determinado momento e com circunstâncias particulares.

A Síndrome de Jerusalém

Pode acontecer com pessoas que já têm um histórico clínico anterior; que já sofreram algum transtorno mental. Quando visitam Jerusalém, elas têm certas ilusões psicóticas e acreditam ser determinados personagens bíblicos, começam a usar uma toga, a cantar hinos, a recitar versículos da Bíblia e inclusive a pregar em público. Os hospitais recebem por ano aproximadamente 40 pessoas com esta síndrome.

A síndrome de Wild Man ou o homem selvagem

Esta síndrome ocorre exclusivamente na Papua Nova Guiné. É um distúrbio de linguagem que acontece com homens entre 30 e 35 anos que começam a falar de uma forma estranha. Os habitantes de lá começam a gritar “um homem selvagem, ele é um homem selvagem”. Ao longo do caminho vai cometendo pequenos furtos e depois de algumas semanas volta para casa como se nada tivesse acontecido.

A síndrome de Koro

Esta síndrome acontece exclusivamente na China, Índia e Sudeste Asiático. O sujeito acredita que o seu pênis está encolhendo e se introduzindo gradualmente dentro do seu abdômen. É acompanhada de grande ansiedade, ataques de pânico e às vezes, de esquizofrenia paranoica. Pode afetar também as mulheres, que acreditam que a sua vulva, os seus seios ou mamilos estão encolhendo. Esta síndrome é considerada de origem cultural. Em 1967 houve um surto em Singapura: os homens acreditavam que os seus pênis haviam sido roubados!

A síndrome de Dhat ou Dhatu, ou a neurose sexual do Oriente

É considerada uma neurose sexual porque o indivíduo se torna obcecado porque acredita que está perdendo sêmen involuntariamente. Como a síndrome anterior, afeta os homens no sudeste da Ásia e é basicamente de fundo cultural. Normalmente ela ocorre com homens com um processo de migração recente ou quando precisam regressar ao seu país.

A síndrome de Paris

Isto só acontece com os turistas japoneses: quando contemplam a cidade de Paris, entram numa espécie de depressão. Dos milhares de turistas japoneses que visitam Paris a cada ano, em torno de doze turistas sofrem dessa síndrome. É um tipo de choque cultural que experimentam quando percebem a diferença entre a imagem ideal que tinham da cidade através de filmes como ‘O Fabuloso Destino de Amelie Poulain’ e a cidade movimentada e agitada que encontram. Tudo o que envolve essa síndrome é tão curioso que a embaixada japonesa tem uma linha telefônica disponível 24 horas por dia para atender esses turistas.

A síndrome de Ekbom

É também chamada de delírio parasitário, delírio de infestação ou parasitose. Essas pessoas acreditam que a casa está infestada e podem mesmo sentir picadas e irritações na pele. Um fato curioso é que muitos pacientes chegam ao consultório médico com uma caixa de fósforos e dizem que trouxeram uma amostra do inseto. Quando abrem a caixa, o médico fica perplexo porque só há uma penugem.

Curioso, não? Realmente a mente humana está repleta de segredos e mistérios…

Imagem cortesia de West Coast Scapes.