O sucesso atrai o sucesso – A mente é maravilhosa

O sucesso atrai o sucesso

agosto 11, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
sucesso

O que diferencia as pessoas de sucesso é saber que elas estão preparadas para alcançar seus objetivos.

Quando nos propomos a realizar uma tarefa, se sentimos que podemos cumpri-la, que temos como garantia os sucessos anteriores, nos lançamos com um entusiasmo característico de quem sabe que pode alcançar seus objetivos. Isso é o que é chamado de efeito ganhador.

É aquele sentimento de poder que nos permite romper todos os obstáculos que são colocados em nosso caminho e, ao contrário do medo, que nos paralisa, o sentimento de força produzido pelo sucesso garante o seu acontecimento.

Não estou querendo dizer que, assim, seja fácil – as coisas fáceis não precisam de impulso – quero dizer que, ainda que seja difícil e verdadeiramente complicado, temos em nosso interior uma segurança que não nos permite desviar do caminho até o objetivo.

O desejo de ganhar aparece em idades muito precoces; primeiro em brincadeiras e logo se estende a quase qualquer coisa que acontece na vida. Desejamos ser ganhadores, mas por que temos tanta vontade de ganhar? Bom, porque isso nos faz felizes.

É como uma droga: gera um aumento de dopamina em nosso organismo, uma substância que nos causa um grande bem-estar, ativando, por sua vez, os circuitos de recompensa e desejo, fazendo com que cada experiência seja mais satisfatória.

As pessoas de sucesso se concentram nas possibilidades, nunca nas ameaças. Quando temos medo, fazemos exatamente o contrário: nos concentramos em problemas, no que nos impedirá de sair ilesos da situação, e isso nos paralisa.

O impulso de competir nos leva a evoluir, ao desejo de ser mais, de saber mais, de alcançar melhores resultados, de ir mais além… este foi e será o mecanismo que faz crescer os sujeitos individuais e, assim, a espécie.

Mas é necessário ser capaz de combinar este impulso com o de colaborar, porque se agirmos em função de nossas necessidades, deixando de lado as do coletivo ao qual pertencemos, este desejo de sucesso, de êxito, pode chegar a ser negativo: podemos ficar obcecados com o desejo de ganhar só por ganhar, fazendo com que a empatia seja reduzida e aumente o egocentrismo.  Para crescer harmonicamente e com maiores possibilidades, precisamos dos outros, de suas diferentes formas de confrontar e ver a vida que nos complementam e nos fazem melhores.

O sucesso bane o medo, a ansiedade, a depressão e aumenta nossas capacidades cognitivas.

Aprendamos a crescer apoiando-nos em nossos acertos. Os grandes, os importantes, mas sem nos esquecer dos pequenos, os insignificantes, porque, se aprendermos a valorizar os menores e considerá-los um sucesso, os outros maiores virão como consequência.

Recomendados para você