Superando a frustração – A mente é maravilhosa

Superando a frustração

2, junho 2015 em Emoções 14 Compartilhados
frustração

A frustração aparece em nossas vidas quando não conseguimos realizar nossos projetos, sonhos e desejos. Quanto maior a expectativa, maior a frustração.

Em algum momento da vida, experimentaremos algum tipo de frustração. Ela é uma companheira de viagem indesejável; não permite que você sonhe ou imagine novos projetos. Nos sentimos impotentes, fracassados, com baixa autoestima, complexados, sem ilusões e motivação.

Muitas pessoas nos aconselham a ler livros de autoajuda ou então agir como se já tivéssemos conseguido alcançar determinado objetivo. Projete, pense, planeje, reflita e sonhe com eles.

O que acontece com a frustração

Normalmente, o sentimento de frustração atrapalha esse exercício de projeção. Quando estamos frustrados, o medo aparece. “E se eu falhar de novo?”. Será melhor nem tentar?

Quando conseguimos nos livrar desse sentimento voltamos a desejar, projetar e “correr atrás” dos nossos sonhos. Mas até lá, temos um longo caminho a seguir.

Se nos sentimos frustrados, com sentimentos negativos e derrotistas, não acreditamos nos nossos sonhos. O caminho a seguir é o da aceitação.

E se eu não conseguir? Posso viver sem isso? Qual é a realidade que me limita? Existem outros caminhos para encontrar a felicidade?

Aceitar é “ser capaz de viver intensamente e plenamente a nossa vida”, buscando novos caminhos para realizar nossos sonhos. Muitas vezes, caminhos diferentes nos levam ao mesmo destino.

Em muitos casos, o que nos atrapalha é a nossa ansiedade e impaciência. O exagero gera frustração, porque nem sempre as coisas acontecem no tempo e forma esperada ou desejada. Isso pode atrasar ou bloquear nossos objetivos

Quando aceitamos a realidade, a frustração desaparece. Podemos encontrar novos caminhos para sermos felizes.

Dessa forma, com outros sentimentos como a aceitação, a compreensão e a tranquilidade, seguiremos nosso caminho em direção aos sonhos. Não é necessário paralisar nossa vida; os caminhos se entrelaçam e muitas vezes a vida nos reserva grandes surpresas; coisas boas e inesperadas podem nos acontecer, embora não sejam exatamente o que sonhamos.

Aceite a vida e seja feliz. Reconheça que as coisas não acontecem quando e como queremos. Não existe um modelo pronto, viva a vida como ela se apresenta.

Recomendados para você