Terapia com bonecos: em que consiste?

A terapia com bonecos se concentra na exploração dos sentimentos e pensamentos de uma pessoa usando bonecos e outros objetos para representar situações ou relacionamentos. Se você estiver curioso, continue lendo.
Terapia com bonecos: em que consiste?
Sofía Gimbert

Escrito e verificado por psicóloga Sofía Gimbert.

Última atualização: 22 março, 2023

A terapia com bonecos é uma forma criativa de tratamento que utiliza bonecos e outros objetos para representar situações, emoções e relacionamentos. É um método não verbal, que permite que as pessoas se mostrem de forma natural e autêntica, através de elementos que simbolizam o que sentem e pensam.

Durante as sessões, o terapeuta fornece bonecos e outros materiais; o paciente os escolhe de acordo com o que deseja expressar. O objetivo é explorar e trabalhar diferentes aspectos da vida, desde seus relacionamentos interpessoais até suas emoções internas.

Essas terapias são especialmente úteis para aqueles que têm dificuldade em expressar suas emoções verbalmente ou têm dificuldade em identificar o que há de errado com eles, pois fornecem uma ferramenta para a expressão não verbal.

Benefícios da terapia com bonecos

As terapias com bonecos oferecem muitos benefícios emocionais e psicológicos. Algumas dessas vantagens são as que expomos a seguir.

  • Revelação de emoções: o tratamento estimula a expressão de emoções de forma natural, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse e a depressão.
  • Intervém na resolução de conflitos internos: as sessões ajudam a compreender e resolver conflitos internos e a integrar as diferentes áreas da personalidade.
  • Desenvolvimento da criatividade: esta terapia é uma forma criativa de investigar e trabalhar diferentes aspectos da vida de uma pessoa, o que é conveniente para desenvolver a criatividade e a imaginação.
  • Fortalecimento das relações interpessoais: ao representar situações e relações com bonecos, os pacientes melhorariam sua capacidade de comunicação e resolução de problemas em suas relações interpessoais.
Terapia com bonecas reflete resultados positivos para tratar problemas de casais
Problemas de comunicação entre casais podem ser resolvidos na terapia com bonecos.

Terapia com bonecos e relação com a terapia sistêmica

As terapias com bonecos se encaixam muito bem com a sistêmica, pois dá muita atenção ao relacionamento, às pessoas e aos sistemas em que interagem. Por seu lado, a terapia sistêmica apela para a metáfora de uma família para descrever as relações entre as pessoas e seu ambiente.

Recursos como bonecos e outros objetos constituem os diferentes aspectos da personalidade e os pacientes exploram e trabalham com esses aspectos individualmente. Por exemplo, alguém pode usar um boneco para simbolizar seu parceiro e outro como seu chefe.

Ao recorrer a eles para analisar situações, o paciente investiga e trabalha as relações e casos que afetariam seu bem-estar emocional e psicológico.

Além disso, a ligação entre ambas as terapias também se evidencia nos métodos que utilizam, de forma a beneficiar a capacidade de comunicação e resolução de problemas.

Para entendê-lo em um cenário, se um casal está tendo dificuldade em se comunicar, eles implementam os bonecos para interpretar a situação e explorar diferentes maneiras de falar de forma eficaz.

Terapias com bonecos e sua relação com o mundo interno (IFS)

Por outro lado, as terapias com bonecos estão muito bem relacionadas com a abordagem terapêutica dos Internal Family Systems (IFS), cuja base é a relação entre os diferentes aspectos da personalidade, para os quais utiliza a metáfora de uma família.

Assim, por exemplo, uma pessoa usa um boneco para encenar sua parte ansiosa e outro para representar sua parte confiante, o que facilitaria a terapia.

“Bonecos e outras figuras podem ser usados na terapia para representar partes de si mesmo que podem ser difíceis de enfrentar diretamente, ajudando as pessoas a desenvolver uma maior compreensão e aceitação de si mesmas.”

-Sue Jennings-

Da mesma forma, há correspondência entre as terapias com bonecos e a abordagem IFS, porque são aplicadas para ajudar a resolver conflitos internos. Vejamos outro exemplo.

Uma pessoa pode usar bonecos que representem as partes de sua personalidade em conflito e assim explorar e trabalhar com tais conflitos internos de forma segura. A integração dos diferentes aspectos da personalidade pode ser um processo chave, pois ajudaria o paciente a se sentir mais completo e coerente.

Nas terapias com bonecos as pessoas se sentem confiantes para expressar seus sentimentos usando o objeto
A implementação de bonecos para representar situações favorece a resolução de conflitos pessoais.

Conclusões e reflexões sobre a terapia com bonecos

A técnica com bonecos é uma forma criativa e eficaz de explorar o mundo interno da pessoa. O método se relaciona muito bem com a psicologia e a abordagem IFS.

Além disso, essa terapia favoreceria a comunicação e resolveria problemas nas relações interpessoais, além de ajudar a pessoa a integrar aspectos de sua personalidade.

Se você estiver interessado neste recurso, nós o encorajamos a encontrar um terapeuta que tenha experiência com ela. Também é importante que você esteja disposto a investigar e trabalhar seus sentimentos e pensamentos de maneira aberta e honesta.

Em geral, este é um modo único e eficaz de terapia. Ao fornecer um mecanismo não verbal e criativo para expressar sentimentos e pensamentos, as sessões ajudam as pessoas a melhorar seu bem-estar emocional e psicológico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ray, D. C., Lee, K. R., Meany-Walen, K. K., Carlson, S. E., Carnes-Holt, K. L., & Ware, J. N. (2013). Use of toys in child-centered play therapy. International Journal of Play Therapy, 22(1), 43–57. https://doi.org/10.1037/a0031430
  • IFS Institute. https://ifs-institute.com/
  • Schwartz, R. C., & Sweezy, M. (2019). Internal family systems therapy. Guilford Publications. 
  • Stiles, W. B., Barkham, M., Connell, J., & Mellor-Clark, J. (2008). Responsive regulation of treatment duration in routine practice in United Kingdom primary care settings: replication in a larger sample. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 76(2), 298. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18377125/
  • PlayTerapia. (s.f.). ¿Qué es la terapia con muñecos? PlayTerapia.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.