Vale a pena recomeçar

Vale a pena recomeçar

novembro 14, 2015 em Emoções 160 Compartilhados
Vale a pena recomeçar

Todos os poemas trazem uma mensagem, mas alguns deles conseguem tocar nossa alma de uma forma especial e não deixam ninguém indiferente. Talvez este seja um deles. Cada frase, cada palavra, consegue traduzir os sentimentos que todos nós sentimos em muitas ocasiões. São sábias palavras que tocam diretamente o nosso coração.

Muitas vezes o cansaço nos vence. Parece que as forças se acabaram e não conseguimos fazer mais nada. Estamos cansados dos vizinhos, do chefe, do professor dos nossos filhos, da luta diária, dos outros e até de nós mesmos.

Estamos cansados de trabalhar sem descanso. Há momentos em que pensamos até em desistir, mas tudo passa. Temos que acreditar que é só uma fase, e em breve estaremos fortes de novo.

O erro e o fracasso

É claro que cometemos muitos erros e já fracassamos muitas vezes. Tentar não errar nos leva à uma autoexigência exagerada que pode nos machucar. Pode até mergulhar nossa autoestima em um poço profundo. Acredite em si mesmo. Aprenda com seus erros, com seus fracassos, e recomece. Quem foi que disse que você não tem o direito de errar? Talvez o seu pior crítico seja você mesmo.

A traição

Todos nós já nos sentimos traídos muitas vezes, e mesmo que não percebamos, já traímos também. Talvez a traição e a indiferença sejam duas das questões que mais nos preocupam.

Mas, por que ele fez isso comigo? Por que se comportou dessa forma? Talvez seja uma perda de tempo pensar sobre todas as traições que sofremos.

Ingratidão e mal-entendidos

Todos nós queremos ser compreendidos e aceitos. Esperamos um agradecimento, mesmo que seja um simples sorriso. Mas, muitas vezes, não recebemos nem gratidão, nem compreensão, e nos sentimos tristes. Deixamos de acreditar no mundo e nas pessoas.

Mas devemos sempre recomeçar; podemos encontrar novas pessoas que nos valorizem como realmente somos. A vida continua e não podemos ficar presos aos nossos erros. É preciso recomeçar.

Mesmo que se sinta cansado;

mesmo que a vitória o abandone;

Quanta vezes nos sentimos cansados de lutar e temos a sensação de que perdemos todas as batalhas? É um sentimento amargo e profundo.

mesmo que se arrependa de um erro;

mesmo que sua empresa quebre;

Todos nós tomamos boas e más decisões. Assim é a vida; assuma seus erros e recomece fortalecido.

mesmo que uma traição o machuque;

mesmo que uma ilusão se acabe;

Quantas decepções temos ao longo da vida? Com amigos, com colegas… Não somos perfeitos e todos nós cometemos erros. Mas devemos recuperar a confiança e o entusiasmo para seguir em frente.

Vale a pena recomeçar

mesmo que a dor queime seus olhos;

mesmo que seus esforços sejam ignorados;

mesmo que a ingratidão seja o seu pagamento;

mesmo que a incompreensão apague seu sorriso;

mesmo que tudo pareça nada;

Há momentos em que não nos sentimos valorizados, queridos, amados. Parece que nada nem ninguém nos compreende. E nos sentimos sozinhos; muito solitários. Mas, como diz o final do poema…

Recomece!

– Cecilia Prezioso –

Recomendados para você