Você sabe quais são as vantagens de ser uma pessoa brincalhona?

Você sabe quais são as vantagens de ser uma pessoa brincalhona?

outubro 16, 2017 em Psicologia 4 Compartilhados
Você sabe quais são as vantagens de ser uma pessoa brincalhona?

A tradicional imagem do adulto responsável corresponde a uma pessoa séria, trabalhadora, que se preocupa em se manter focada na tarefa que faz para realizá-la de maneira eficaz, resistindo à banalidade. No entanto, ser uma pessoa brincalhona não exclui essas outras atitudes que enumeramos.

Na verdade, a personalidade brincalhona é uma característica que traz grandes vantagens, tanto na vida pessoal como profissional. Caso contrário, por que motivo empresas com grandes quadros de funcionários estariam dando tanta importância ao lúdico atualmente?

Pode ser que em certos ambientes se considere que pessoas brincalhonas, piadistas, engraçadas e descontraídas não sejam pertinentes. No entanto, a personalidade brincalhona é de grande ajuda para lidar com situações difíceis em todas as áreas da vida. Apesar disso, essas pessoas correm o risco de não serem levadas a sério pelos outros quando assim desejarem.

Em todo caso, você sabia que ser brincalhão é uma das características de personalidade mais atraentes? E que ser ou parecer atraente é a base para atrair pessoas, em todas as áreas da vida?

Mulher feliz carregando balões coloridos

A vantagem de ser uma pessoa brincalhona

Durante muito tempo as pesquisas sobre brincadeiras se focaram nas consequências em crianças. Mas, nos últimos anos, psicólogos e pesquisadores abriram um novo campo de pesquisa no qual a tentativa é analisar a importância e o impacto que a personalidade brincalhona tem na vida dos adultos.

No entanto, diferentemente da pesquisa sobre o lúdico nas crianças, a verdade é que a quantidade de pesquisas que foram realizadas nesse sentido ainda não são muitas se compararmos com as que estudaram o efeito das brincadeiras nas crianças. Além disso, em muitos casos tentou-se estudar a brincadeira nos adultos com modelos de brincadeiras infantis, o que fez com que se perdessem muitos aspectos relacionados a esse traço da personalidade nos adultos.

Os últimos estudos relacionaram a personalidade brincalhona nos adultos com boas habilidades de observação, com a capacidade de ver situações a partir de uma nova perspectiva ou de transformar tarefas monótonas em algo interessante. As pessoas brincalhonas são capazes de reinterpretar situações nas suas vidas para experimentá-las de uma forma mais divertida, ou são capazes de reduzir os níveis de estresse.
Compartilhar

Uma equipe de psicólogos da Universidade Martinho Lutero de Halle-Wittenberg, na Alemanha, que estudou esse traço da personalidade em adultos descobriu que o lúdico tem uma sobreposição, mas nenhuma redundância, com cinco traços de personalidade usados com frequência para descrever personalidades: extroversão, gentileza, consciência, abertura a experiências e estabilidade emocional.

Mulher brincalhona no trabalho

Segundo os pesquisadores que elaboraram o estudo, ser brincalhão é um traço de personalidade independente que partilha certos aspectos com essas cinco dimensões globais, mas que não pode ser trocado. O estudo também mostra que uma pessoa brincalhona também é vista pelos outros dessa forma e age dessa maneira em muitas situações do dia a dia.

Os psicólogos explicam que as pessoas brincalhonas, graças aos seus pontos de vista originais, ao buscar soluções para problemas complexos, conseguem mudar facilmente de perspectiva, o que as permite encontrar soluções incomuns e inovadoras.
Compartilhar

Ser uma pessoa brincalhona é muito atraente

O brincalhão gosta de brincadeiras, de jogos de palavras e de improvisação, encarando os desafios de uma maneira alegre. Além disso, ele participa das situações mais heterogêneas e tem habilidades para incentivar ou propor circunstâncias das quais as outras pessoas gostam.

Essas são, sem dúvidas, características que tornam muitas pessoas atraentes. Na verdade, as pessoas brincalhonas parecem enviar um tipo um pouco diferente de sinal positivo para homens e mulheres, segundo os pesquisadores que realizaram o estudo anteriormente citado.

No entanto, a mensagem não é igualmente recebida. Para as mulheres a diversão transmite um sinal de que um homem não é agressivo, enquanto os homens veem uma mulher brincalhona como alguém com vitalidade. Além disso, segundo o estudo, as mulheres parecem mais interessadas no senso de humor e os homens em uma “personalidade emocionante”.

Casal de abraçando carinhosamente

Por esse motivo, os pesquisadores acreditam que o lúdico pode ser um elemento importante na hora de procurar um par. Eles afirmam que, embora tenhamos que ser cautelosos ao interpretar os dados, isso poderia ser um indicador de que as pessoas lúdicas sejam realmente vistas como pares mais atraentes ou de que a diversão vai se desenvolver cada vez mais no relacionamento.

Além disso, eles também afirmam que saber lidar bem com o lúdico pode aumentar o bem-estar do casal. Aparentemente, ser uma pessoa brincalhona pode ser benéfico para as relações românticas. Nós a consideramos uma fonte de bem-estar, um ingrediente que mantém a emoção das relações, reforçando a confiança e tornando os momentos de intimidade mais prazerosos.

Recomendados para você