5 maneiras fáceis de relaxar

· junho 29, 2016

Existe na nossa vida uma variedade de questões que requerem a nossa atenção e preocupação, mas essas duas características não podem ser excessivas. Devemos estar conscientes da atenção que a nossa mente precisa e da necessidade que temos de relaxar. A tranquilidade e o relaxamento nos permitem pensar melhor, manter bons relacionamentos, prevenir doenças e passar momentos agradáveis com os amigos e a família. Ou seja, o relaxamento nos dá uma melhor qualidade de vida.

Por isso é muito importante conhecer algumas opções que nos ajudam a relaxar nos momentos de tensão.

1- Tomar consciência

É muito comum ficarmos estressados com situações que, na realidade, não merecem tanta preocupação. Isto acontece pela nossa necessidade do “agora”; queremos que tudo se resolva rapidamente. Por isso, é importante refletir e perceber se essa situação merece esse tipo de atenção.

2- Respirar

A respiração é uma das funções corporais que nos mantêm vivos e geralmente a realizamos sem prestar muita atenção. Mas quando estamos estressados, desesperados e precisamos relaxar, podemos fazer alguns exercícios de respiração. Para relaxar podemos tomar consciência durante alguns minutos da nossa inspiração e expiração.

3- Pensamentos relaxantes

Os pensamentos relaxantes mudam a nossa perspectiva através das palavras. Frases simples como “respire”, “acalme-se”, “não se cobre tanto”, podem ser de grande ajuda. Lembre-se de que a nossa mente é uma máquina perfeita que tem a capacidade de nos fazer sentir uma coisa ou outra, conforme a nossa necessidade ou desejo.

4- Realize alguma atividade

Focar a nossa atenção em alguma atividade agradável nos ajuda esquecer as preocupações, e quando voltamos a pensar na situação temos uma perspectiva diferente. Qualquer atividade pode ajudar: correr, cozinhar, desenhar, fazer trabalhos manuais, ler, assistir a um filme, etc.

5- Dormir

Muitas vezes percebemos que já não temos mais opções e ficamos remoendo o mesmo assunto; isso faz com que a nossa mente não consiga assimilar as ideias e ficamos estressados. O sono é uma estratégia de relaxamento, pois quando dormimos a nossa mente consegue descansar. Aquelas pessoas que têm empregos ou atividades estressantes verão uma mudança significativa na sua atividade diária se dormirem por alguns minutos.

O relaxamento é vital para a nossa saúde física e emocional. A boa notícia é que existem muitas formas simples de relaxar. Você pode utilizar essas opções ou qualquer outra que seja do seu agrado. Relaxe, mesmo que você acredite que não precisa.