10 conselhos para simplificar a vida e ter mais tempo livre

· dezembro 3, 2018

Simplificar a vida pode nos trazer muitos benefícios. Se você pensar bem, muitas vezes os dias passam e não conseguimos tirar nada de interessante ou gratificante deles. Isso não deveria acontecer; o dia a dia, somado, é a vida em si. Nosso tempo é valioso e é preciso aproveitá-lo ao máximo.

Ficamos tão envolvidos e ocupados com nossas obrigações que às vezes esquecemos que os prazeres mais simples existem. Não aproveitamos a simplicidade da vida por falta de tempo. Vivemos pendurados no relógio, com uma lista de tarefas pendentes. Não nos damos conta de que talvez uma vida mais simples seja a resposta para os nossos problemas.

“A simplicidade é a melhor parte de todo o poder”.
-Louisa May Alcott-

Para simplificar a vida, precisamos apenas ouvir o que diz o nosso senso comum. Economizar tempo onde dá, e dedicar o que sobra a quem ou ao que realmente merece. Para ajudá-lo a alcançar esse objetivo, vamos propor 10 soluções que podem ser muito úteis nesse caminho.

Conselhos para simplificar a vida no lar

Há alguns conselhos que podem ajudá-lo a economizar o tempo que é dedicado à limpeza dentro de casa. Boa parte de simplificar a vida tem relação com não ter que investir tempo, nem esforço, nem atenção para realizar essas atividades domésticas que absorvem tanta energia desnecessariamente.

Sapatos em tapete

Para que o piso fique limpo por mais tempo, nada melhor que evitar sujá-lo, certo? E a melhor maneira de fazer isso é deixando os sapatos na entrada. Esse é um costume antigo, obrigatório entre os orientais, que ainda se mantém em alguns lugares. A verdade é que essa é uma solução muito prática. Além disso, caminhar descalço ou de meias também é relaxante, e contribui para a saúde de seus pés.

O outro conselho é comer sempre sobre uma bandeja, toalha ou jogo americano. É muito mais fácil retirar as migalhas ou alguns restos de alimentos destes elementos do que quando eles voam por aí. Sempre é muito mais simples limpar uma bandeja do que um cômodo inteiro de uma casa. Isso vai ajudá-lo a otimizar o dispêndio de tempo com a limpeza do lar.

Um estilo de vida mais simples

É importante reavaliar o tempo de vida que passamos dentro de casa. Se vivemos sozinhos, ele é importante porque esse é o espaço em que podemos nos concentrar em nós mesmos. Se vivemos acompanhados, também é importante porque esse é um território de encontro. Simplificar a vida é mais eficaz quando damos valor para o tempo dentro do nosso lar.

O primeiro modo de fazer isso é se desconectar, pelo menos tanto quanto seja possível, de todos os dispositivos de comunicação. Isso inclui a televisão, os telefones e os computadores. Melhor ter mais tempo para conversar, para ler ou simplesmente para descansar de verdade.

Outro conselho útil para simplificar a vida é o de fazer uma avaliação semanal para estabelecer se os procedimentos de trabalho são suficientemente funcionais ou não. Que atividades devem ser cumpridas ou realizadas? Elas estão sendo feitas em um tempo adequado, ou estamos gastando tempo demais com elas? Como podemos otimizar os métodos para que as tarefas fluam melhor?

Ter as finanças sob controle simplifica a vida

O dinheiro é um assunto que muitas vezes toma conta da nossa atenção, nosso tempo e nossa energia. Nada melhor para simplificar a vida do que ter sempre as contas em dia. Isso supõe ter nossos gastos de forma clara e organizada. O orçamento de gasto mensal por escrito não é um luxo, mas sim uma necessidade. A vida se torna muito mais simples e tranquila quando sabemos com quanto estamos contando a cada momento do mês, quando tomamos o controle.

Economizar dinheiro

Desse modo, é fundamental manter como prioridade o pagamento de dívidas. Esta é uma questão primordial, que pode levar a um enorme desgaste emocional. É importante contar com um plano de ação para pagar o que estamos devendo, idealmente a curto prazo.

Simplicidade para preservar a saúde

A não ser que seu trabalho demande a manutenção de uma forma física muito exigente, não há motivo para ficar obcecado com ir na academia todos os dias, ou com sua aparência. Sair para correr ou caminhar meia hora por dia, por outro lado, já é o suficiente e custa muito pouco. Além disso, torna a vida muito mais agradável.

Também é conveniente aprender alguma técnica de relaxamento ou se familiarizar com práticas como a ioga. Em vez de lutar contra a insônia ou contra o estresse com métodos medicamentosos, esse tipo de estratégia relacionada a atividades físicas e relaxantes é uma ótima alternativa. São mais eficazes a longo prazo e trazem mais satisfação no momento da prática.

A vida pessoal também pode ser mais simples

O melhor conselho para simplificar a vida pessoal é desistir por completo de tentar mudar as pessoas ao nosso redor no mundo. Concentre-se só nas mudanças que você pode realizar em si mesmo. Preocupe-se em ser o exemplo, caso você queira que os outros sejam melhores. Nada nem ninguém vai mudar simplesmente porque você gostaria que isso acontecesse.

Homem observando o mar

Além disso, é importante fazer uma espécie de retiro uma vez ao ano. Ir alguns dias para um lugar afastado de tudo que é comum e habitual para você. Isso oxigena nosso cérebro, relaxa nossa mente e nos ajuda a perceber aquilo que não anda bem na nossa vida, o que pode ser melhorado e o que podemos aproveitar.

Se você conseguir simplificar a vida com esses conselhos, vai ganhar em muitos contextos. Primeiramente, vai ganhar tranquilidade. Quando alcançamos essa estabilidade interna, tudo começa a se tornar mais simples e parecer mais viável. A vida é uma só, e é melhor nos cuidamos do que desperdiçá-la naquilo que não vale a pena.