Sinais de que precisamos descansar - A Mente é Maravilhosa

9 sinais de que precisamos descansar

novembro 4, 2017 em Psicologia 2 Compartilhados
Sinais de que precisamos descansar

Submersos no turbilhão em que passamos o nosso dia a dia, nos deixamos levar pela inércia. Nessa inércia não costuma estar incluída uma atividade importante, a de escutar as mensagens que o nosso corpo nos envia. Além disso, se classificarmos esses indícios por grau de importância, no piso mais alto da hierarquia estariam aqueles sinais de que precisamos descansar.

“Eu posso fazer isso e mais”, dizemos a nós mesmos. Nos sentimos na obrigação de seguir em frente, por amor aos nossos entes queridos, pelo senso de responsabilidade. Porque assim nos sentimos melhores (ou acreditamos que sim), porque é algo que “temos que fazer” (quem disse isso?).

No entanto, se não pararmos a nossa “máquina” por bem, é provável que mais cedo ou mais tarde ela pare sozinha. Parar a tempo não é um sinal de fraqueza nem de covardia, mas um sinal de sanidade e amor por si mesmo, pelos que dependem de você e os que se importam com você.

Então, como saber qual é o momento de parar? Quais sinais o nosso corpo nos envia para indicar que precisamos descansar?

Como são os sinais de que precisamos descansar?

Quando precisamos descansar, o corpo geralmente nos permite saber disso de diferentes formas. Ignorar esses sinais, além de não acabar com o problema, também vai agravá-lo. Esses sinais são sinais de estresse, de cansaço, de desânimo, de desilusão… que devem ser levados a sério.

Se você joga através das regras “até que o corpo aguente” e não se retira a tempo, você vai perder a partida, de uma forma ou de outra.
Compartilhar

Se você experimenta vários dos sinais a seguir, é hora de começar a pensar em tirar um descanso e também em rever sua rotina, suas prioridades e suas necessidades reais. Quanto mais você identificar na sua vida os sinais que vamos descrever a seguir, mais necessário será que você faça uma pausa.

Sinais de que precisamos descansar

Mulher cansada

1. Você se sente cansado, mais cansado do que o habitual

Estar cansado devido a um esforço físico ou mental prolongado e/ou intenso é normal. O que não é normal é prolongar esse cansaço dia após dia, durante todo o dia, desde que começa a semana até que ela termina, desde que você se levanta até a hora de dormir.

2. Você não consegue aguentar o dia sem estimulantes

Seja cafeína, álcool, tabaco, açúcar ou qualquer tipo de droga, enganar o corpo com estimulantes só oferece uma solução temporária para o cansaço. Na verdade, a longo prazo existe uma grande chance de que eles piorem a situação. É exatamente por isso que precisamos de uma dose cada vez maior destes estimulantes para conseguir o mesmo efeito.

3. Você tem muita dificuldade em manter a concentração

Seja por cansaço ou por outro motivo, um sinal inicial de que é necessário parar um pouco é não conseguir manter o foco de atenção nas tarefas que você está executando. Sonhar acordado, fazer várias coisas ao mesmo tempo ou a tendência a procrastinar podem ser um sinal de que estamos trabalhando com poucas reservas de energia.

Mulher estressada por causa do trabalho

4. Você trabalha cada vez mais

Trabalhar mais tempo não significa fazer mais, mas quando começamos a reduzir a produtividade devido ao cansaço e à dificuldade para focar, de alguma forma sentimos que temos que fazer mais horas para compensar a redução do rendimento. A má notícia é que muitas vezes esse “fazer mais” se transforma em um “fazer só por fazer”, sem que isso leve a lugar nenhum além do aumento do cansaço.

 5. Você está sempre pensando no trabalho

Quando você precisa de uma pausa, apesar do cansaço e do excesso de esforço, na realidade você não consegue pensar em outra coisa. Até mesmo quando você pode descansar, você se sente culpado e, apesar de não ter que ir trabalhar, de alguma forma continua trabalhando, mesmo que seja só por estar pensando nisso.

6. Você está sempre de mau humor

O cansaço costuma nos deixar de mau humor. Quando o cansaço é extremo e o corpo precisa de verdade de uma parada, esse mau humor torna-se contínuo. Se além de estar mal-humorado o dia inteiro você tende a ser cínico, desagradável, mal educado ou grosseiro, é sinal de que precisa parar.

7. Você tem dificuldade para lembrar informações

O cansaço e o estresse podem fazer com que você tenha dificuldade para lembrar informações simples. Se você notar que se esquece com frequência de coisas simples como onde colocou as chaves ou se não se lembra de adicionar um ingrediente básico quando cozinha, provavelmente precisa de um descanso para reiniciar a sua mente.

Mulher estressada

8. Sua saúde está deteriorada

A fadiga contínua e o estresse afetam o sistema imunológico, o que afeta a saúde e, por sua vez, torna o organismo mais sensível a resfriados e gripes. Você também pode experimentar um ganho ou perda de peso preocupante ou ter dores de cabeça ou enxaquecas frequentes, ou até mesmo ter um aumento do pulso em repouso, o que implica uma elevação no risco de sofrer doenças cardíacas.

9. Você comete cada vez mais erros

Todo o mundo comete erros, e não há nada de errado nisso. Mas quando estes erros são cometidos com muita frequência, principalmente se são erros bobos, é hora de começar a se preocupar. Porque o que agora é um erro bobo sem muita importância, pode ser que em algum momento se transforme em algo muito sério.

Parar para descansar, mas também para pensar

Quando falamos de fazer uma pausa, normalmente é porque precisamos descansar física e mentalmente. É preciso soltar e arejar a mente, liberar o estresse e permitir que o corpo se recupere. Mas também estamos falando de parar para pensar, para repensar a situação e analisar o que estamos fazendo, o que está acontecendo conosco.

Mulher descansando deitada na grama

Essa inércia em que nos vemos envoltos nem sempre nos deixa pensar com clareza. É mais fácil se deixar levar, continuar submersos nessa névoa seguindo a inércia que criamos. No entanto, se não ouvirmos os sinais de que precisamos descansar, provavelmente pagaremos um preço, que incluirá uma pausa mais longa e obrigatória devido a uma doença. Será que vale a pena?

Pare, descanse e pense sobre o que você quer fazer, por que você está fazendo o que está fazendo e se isso te leva em direção ao que você quer alcançar.
Compartilhar
Recomendados para você