10 ensinamentos fantásticos de Coco Chanel

· fevereiro 19, 2018

Os ensinamentos de Coco Chanel são muito mais do que um inventário de truques de moda e beleza. Esta famosa designer francesa, fundadora da marca Chanel, marcou um antes e depois na forma de ver a moda, e também de ver as mulheres. Muitas das roupas que atualmente são utilizadas ainda possuem seu selo.

Foi Coco Chanel que entendeu que a mulher não era um cabide para carregar ornamentos, joias e todo tipo de roupas decorativas. O que ela sempre quis foi oferecer um tipo de roupa que permitisse que as mulheres se sentissem confortáveis, sem perder a elegância.

“A moda tem dois propósitos: conforto e amor. A beleza vem se a moda alcançar os dois.”
-Coco Chanel-

Os ensinamentos de Coco Chanel falam de beleza, sobriedade e elegância. Por trás de todas as suas frases há sempre uma mensagem escondida nas entrelinhas para a mulher. Ela privilegiava a beleza, o caráter e o estilo internos. Com certeza temos muito a aprender com isso. Abaixo mostraremos algumas das frases em que ela deixou mostrando seu modo de ver o mundo.

Os ensinamentos de Coco Chanel sobre a elegância

Um dos maiores ensinamentos de Coco Chanel sobre a elegância é: A elegância implica a renúncia. O que ela quer dizer é que o elegante é definido não pela abundância, mas pelo contrário: pela sobriedade. É por isso que implica uma escolha: saber a como renunciar ao desnecessário.

Coco Chanel

Do mesmo modo, esta designer francesa associa a elegância ao personagem. Por essa razão, afirma: A elegância não é um privilégio daqueles que ultrapassaram a adolescência, mas daqueles que se apoderaram de seu futuro. Desta forma, ela sugere que o atributo de ser elegante corresponde aos que têm controle sobre si mesmos e suas vidas.

Outro dos ensinamentos de Coco Chanel aparece em uma frase muito boa. Ela diz: Acessórios, que ciência! Beleza, que arma! Modéstia, que elegância! Essa frase diz tudo sobre a moda, entendida como um ato estético e não de consumo.

A mulher além da aparência

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, essa designer francesa não tinha nada de frívola. A maioria dos ensinamentos de Coco Chanel nos convida a olhar para além da aparência. Na verdade, ela afirma isso de forma muito contundente nesta frase: Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não são as roupas, é a classe.

Ela também ratifica o que foi dito anteriormente com esta afirmação: Procure a mulher no vestido. Sem uma mulher, não há vestido. Em ambas as declarações, significa que nenhuma mulher muda ou melhora devido ao que está vestindo, por causa de sua aparência. O segredo de sua beleza e elegância está no que ela é.

Portanto, não é estranho que outro dos ensinamentos de Coco Chanel diga o seguinte: Uma mulher não precisa ser linda, ela tem que acreditar nisso. A beleza, a aparência agradável e o que é oferecido aos sentidos está, antes de tudo, na mente. Só depois disso é projetado para o exterior.

Coco Chanel

As armas femininas

Vários dos ensinamentos de Coco Chanel visam que as mulheres encontrem em sua feminilidade as melhores armas para contornar o mundo. Por exemplo, com seu senso de humor característico, ela disse: Mantenha a cabeça, os saltos e os princípios bem altos. Para ela, a virtude interior é sempre acompanhada por expressões na roupa e na atitude.

Existem centenas de designers do mundo que se lembram de uma das frases mais famosas de Coco Chanel: Vista-se de uma forma vulgar e se lembrarão do vestido. Vista-se de forma elegante e se lembrarão da mulher. É muito interessante que você se considere assim. De uma forma ou de outra, isso indica que a aparência descuidada evita a visão da pessoa por trás dessa aparência.

Esta designer entende os códigos da mulher e tenta aproveitá-los em todos os tipos de situações. Nesta frase, por exemplo, ela diz: Se você estiver triste, use mais batom e ataque. Faz alusão ao fato de que, nas mulheres, a aparência externa causa mudanças internas. O cuidado pessoal ajuda a convocar segurança para ir em direção ao que se deseja.

Coco Chanel

Finalmente, um dos ensinamentos de Coco Chanel que melhor define essa extraordinária mulher diz: “A moda passa. Somente o estilo permanece. É uma declaração muito interessante, como todas as suas. Dá um aspecto inteligente para o ato de vestir. Certamente o grande sucesso que essa mulher obteve não foi devido à sua capacidade de fazer roupas, mas de capturar a essência do espírito feminino.