Filmes sobre animais para refletir sobre nossas relações com eles

10 filmes sobre animais para refletir sobre nossas relações com eles

março 8, 2018 em Psicologia 177 Compartilhados
Filmes sobre animais para refletir

Se quisermos construir uma sociedade em que todos podem viver em harmonia, os animais também devem ser levados em consideração. Esperamos que estes filmes sobre animais possam, pelo menos, iniciar uma reflexão em cada um de nós.

Os maus-tratos em relação aos animais não teriam lugar em uma sociedade harmônica, e todos podemos contribuir de alguma forma para que a qualidade de vida deles seja um pouco melhor. Nesse sentido, é nosso dever condenar os maus-tratos ao animais e denunciar se de algum modo presenciarmos ou tomarmos conhecimento de situações que assim se enquadrem.
O cinema é um grande meio de comunicação, uma arma muito poderosa que pode nos mostrar realidades bastante incômodas e, desse modo, aumentar a conscientização. Deixo então 10 filmes sobre animais a seguir que podem gerar uma reflexão interessante sobre a forma como os tratamos.

“Um país, uma civilização, os humanos. Todos podem ser julgados pela forma como tratam seus animais”.
-Mahatma Gandhi-

Filmes sobre animais que nos convidam à reflexão

1. Spirit

Spirit é um filme de animação da Dreamworks. Nele, o protagonista é um cavalo selvagem chamado Spirit que viveu toda sua vida em liberdade, até que cai em mãos humanas. Os humanos o capturam, vendem, tentam domá-lo, ignorando completamente o desejo de liberdade de Spirit.

Apesar disso, Spirit é um cavalo convencido que não quer nenhum contato com humanos. Ele quer ser livre e não vai se render tão facilmente. Essa história nos transmite um forte espírito de luta e nos faz refletir sobre o papel ou a obrigação que damos muitas vezes aos animais.

Cena do filme Spirit

2. Os Aristogatas

Além do cão como inquestionável “melhor amigo do homem”, o gato muitas vezes exerce esse papel. Esse peludo tão peculiar encanta a muitos e gera desconfiança em outros. Os gatos são seres curiosos por natureza, e deram origem a uma infinidade de mitos e superstições. Odiados e amados ao longo da história, ninguém é indiferente a eles.

Os Aristogatas é uma história parecida com o clássico A Dama e o Vagabundo. Mas o mais interessante do filme é a sensibilidade que Madame Bonfamillie tem com esses animais. Ela é a dona dos gatos e, além de cuidar de seus adoráveis felinos, ela decide adotar mais um e criar um lar para gatos que vivem na cidade.Definitivamente, esse é um dos filmes sobre animais que nos fazem pensar na possibilidade de criar nossa própria organização de proteção aos animais ou, ao menos, mobilizar-nos para alimentar, cuidar e ajudar os gatos que vivem nas ruas, além de fomentar a adoção.

3. A vida de Pi

A Vida de Pi é um filme dirigido por Ang Lee, baseado em um livro homônimo. O filme provoca uma infinidade de questões filosóficas e religiosas, uma obra quase poética na qual um jovem deverá sobreviver em um bote no meio do mar junto com um tigre de bengala.

É uma história de aventura e superação, na qual os animais têm um papel fundamental. É muito difícil resumir o significado do filme e de sua história, por isso simplesmente direi que você tem que assistir!

4. Mogli, o menino lobo

Mogli é uma celebração da natureza e da pureza dos animais. Merece uma menção especial pela sua trilha sonora, uma das melhoras dos filmes da Disney. Os humanos abandonam o pequeno menino Mogli, e os animais passar a cuidar dele, demonstrando assim que podem ser muito mais nobres do que algumas pessoas.

Na vida real, fora das telas, já existiram vários casos de crianças selvagens criadas por animais. Há um filme que fala sobre um caso do tipo, é o longa metragem espanhol ‘Entre Lobos‘. Ele narra a história real de uma criança que passou 12 anos vivendo entre esses animais.

Mogli, junto ao filme O Rei Leão, é um dos filmes sobre animais que mais aprofundam a vida selvagem. O modo como são estabelecidas hierarquias, como eles se relacionam com o meio ambiente, etc. Além disso, nos convida a refletir sobre se devemos ou não tirar esses animais de seu habitat natural para nosso próprio prazer, como o que ocorre nos zoológicos e nos circos.
Mogli, o menino lobo

5. Frankenweenie

Tim Burton fez em 1984 um curta chamado ‘Frankenweenie’, muito parecido com seu filme de mesmo nome lançado em 2012. O curta, no entanto, não era de animação como é o filme. Na minha opinião, o curta é muito superior ao longa-metragem e tem mais sucesso em transmitir as emoções que se propõe a passar. O interessante do filme, no entanto, é que aborda o tema, sempre cheio de nuances, da morte.

O título é uma alusão clara ao Frankenstein. E, de fato, esse é o sobrenome do personagem principal, Victor, dono de um cachorrinho. A história se aprofunda a partir da relação do menino com seu cão e a dor que ele sente com a morte de seu animal de estimação. Graças ao seu conhecimento de ciência das aulas de sua escola, Victor consegue ressuscitar seu cachorro, mas não sem algumas consequências.

6. 101 Dálmatas

A pele dos animais sempre foi objeto de desejo e comércio. Ainda que atualmente as pessoas e marcas tenham rejeitado seu uso, algumas pessoas ainda as almejam. Algumas peles têm mais aceitação e são mais apreciadas que outras. Desse modo, animais como o crocodilo e as raposas sofrem diretamente as consequências de terem suas peles apreciadas pela moda.

Durante muitos anos a sociedade permaneceu alheia a essa situação, sem grandes protestos e opiniões contrárias ao uso. Talvez devido ao fato dos humanos não serem tão próximos a esses animais, como são dos cachorros e gatos, nunca pareceu tão absurdo usar esses bichos para criar peças de roupas.

Mas ao pensar em matar vários cachorrinhos para fazer um casaco de pele, muitos ficam escandalizados. Seria uma loucura. É justamente essa a crítica que está por trás de 101 Dálmatas. Todos nós ficamos encantados com os pequenos filhotes de dálmata que aparecem no filme e vemos Cruella como uma autêntica vilã. Uma assassina. 101 Dálmatas nos mostra todo o horror por trás de qualquer casaco de pele.
101 Dálmatas

7. O urso

O Urso é um filme francês de 1988 carregado de sentimentos. Nele, o protagonista é um pequeno urso que perde sua mãe em uma avalanche de pedras. O jovem urso fará amizade com um urso maior que o acolherá, tornando-se seu pai adotivo.

O filme nos mostra como esses animais são obrigados a fugir dos caçadores que os perseguem. Nesse caso, como em outros filmes de tema semelhante, são os seres humanos os principais antagonistas. A mensagem é clara: os animais têm direito à vida e a natureza merece nosso respeito.

8. O Touro Ferdinando

Um dos filmes sobre animais mais recentes e que questiona as touradas e, como era de se esperar, causou bastante polêmica. Ferdinando não gosta de violência, ele é um touro pacífico que só quer viver tranquilo. Os humanos, no entanto, atribuíram a ele a função de ser um touro de tourada e de ser assistido por centenas de pessoas enquanto é instigado a tornar-se um touro bravo, até que eventualmente seja morto.

A própria palavra “tourada” já carrega polêmica só por ser dita. Arte para uns, tortura para outros. No meio desse debate, o filme tenta nos mostrar o pensamento de quem está esquecido no meio disso tudo: o animal. Alguém perguntou se o touro quer estar lá? É necessário que um animal sofra para o prazer de humanos? As tradições podem mudar ou devem sempre se manter?

Sem dúvida, esse é um dos filmes sobre animais que mais provocam debates, tanto pelo próprio tema do filme quanto pelo fato de que foi pensado para um público infantil. Claro que os adultos também podem assistir e tirar bastante proveito do longa-metragem e da discussão.

9. Bambi

Outro dos filmes sobre animais que falam sobre o respeito pela natureza e pela vida dos animais em liberdade – e que fez muitos de nós chorarem quando crianças – é Bambi. Bambi é um pequeno veado que vive feliz no bosque com sua mãe. Nesse lugar todas as espécies convivem de modo pacífico, exceto uma.

Essa espécie que não é capaz de respeitar a tranquilidade do bosque não podia ser outra que não a espécie humana. Assim como o filme mencionado logo acima, Bambi também é direcionado ao público infantil. Tanto para as crianças quanto para os adultos, no entanto, a mensagem de valorização do direito dos animais à liberdade é sempre importante.

Cena do filme 'Bambi'

10. Sempre ao seu lado

Claro que em uma lista de filmes sobre animais não poderia faltar o filme Sempre ao seu lado. É um longa-metragem muito emocionante que explora o tema da lealdade dos animais, a amizade entre o homem e o cão e a infinidade de sentimentos que podem surgir numa relação entre um humano e seu animal de estimação. O amor certamente é um deles.

Inspirado em uma história real, é um lindo filme desde o primeiro minuto para qualquer um que ama animais. Mas cuidado, é muito provável que você não consiga conter as lágrimas.

“O homem fez da terra um inferno para os animais”.
-A. Schopenhauer-
Recomendados para você