10 frases para lembrar que a vida é bela

· maio 4, 2018

Às vezes nos afundamos tanto em nossas obrigações que acabamos esquecendo para que estamos no mundo, ou simplesmente depositamos nos outros a responsabilidade e a oportunidade de definir esta resposta. Por isso, hoje decidimos trazer 10 frases para lembrar que a vida é bela, que temos motivos para abraçá-la e dar-lhe um destino.

Assim, às vezes não percebemos que o que deve mudar não é a vida, e sim a perspectiva que assumimos dela. Uma vida simples, mas experimentada com o fundo do coração, pode ser mais transcendente do que outra repleta de grandes sucessos.

As frases para lembrar que a vida é bela nos fazem ver que estamos no mundo para sermos felizes. Que os obstáculos são uma forma de aprender e que cada um de nós merece estar bem e alcançar o que se propõe a fazer. Disso vem a aventura de viver.

“Uma vida vivida cometendo erros não é somente mais honrosa, mas também mais útil do que uma vida vivida fazendo nada”.
 – George Bernard Shaw –

3 frases para lembrar que a vida é bela

Uma das frases para lembrar que a vida é bela é do famoso Bob Marley. Ele a expressa de uma maneira simples, mas completamente encantadora. Diz assim: “Viva a vida que ama. Ame a vida que vive”. O amor está no centro de tudo, e é por esse sentimento que tudo faz sentido.

Pomba voando de frasco

Por outro lado, Sorem Kierkegaard nos oferece uma bonita reflexão a respeito. Indica: “A vida não é um problema que tem que ser resolvido, e sim uma realidade que deve ser experimentada”. Com estas palavras, nos convida a deixar de viver como se existir fosse um assunto que está na mente ou no intelecto. Ao invés disso, devemos nos entregar à experiência de maneira natural e espontânea.

Por outro lado, Hellen Keller diz o seguinte: “A vida é ou uma grande aventura ou nada”. A palavra “aventura”, neste caso, não se refere a um grande parque de diversões, e sim a um desafio que deve ser assumido com entusiasmo. Um constante esforço para chegarmos a ser a melhor expressão de nós mesmos.

A felicidade

A felicidade é um dos temas recorrentes nas frases para lembrar que a vida é bela. Esta afirmação de Viktor Frankl nos leva para um plano realista frente ao estado que todos buscam, mas que às vezes não sabemos como definir. Ele diz: “A felicidade não pode ser obtida querendo ser feliz. Tem que aparecer como uma consequência não procurada, na perseguição por uma meta maior que ela mesma”.

Essa frase indica que a felicidade não é um estado por si só, e sim que acompanha uma realidade maior: a de estar em busca de um ideal que transborda os limites do individual. A de se localizar em um plano superior: o dos grandes valores. Está em consonância com esta outra frase de Gandhi“A felicidade aparece quando o que pensamos, o que dizemos e o que fazemos está em harmonia”. 

Homem do tamanho de uma flor

Albert Schweitzer indica o seguinte: “A felicidade é a única coisa que se multiplica quando é compartilhada”. Com esta frase, ressalta que servir aos demais, fazer algo pelos outros, aumenta o bem-estar no ser humano. A felicidade não é um tema individual.

Finalmente, John Lubbock bate o pé na ideia de que cada um de nós é responsável por adotar um foco que nos permite ser feliz ou não. Ele diz: “A felicidade é algo que se pratica, como o violão”. A felicidade, então, também é uma prática constante, uma disposição de aplicar esforço na vontade de ser feliz.

Fazer de sua vida uma experiência bela 

Dentro das frases que nos lembram que a vida é bela não poderiam faltar algumas que nos mostrem o caminho para descobrir as maravilhas que a existência traz. Deborah Norville diz o seguinte: “Quando você é fiel a si mesmo, coisas fascinantes acontecem”. Dito em outras palavras, ser você mesmo faz com que o que acontece também esteja em consonância com o que lhe agrada.

Por outro lado, Franklin D. Roosevelt indica: “A alegria reside na alegria da conquista e na emoção do esforço criativo”. Esta frase fala sobre a alegria, um dos estados de humor que é próprio de quem vive intensamente a vida. Como diz Roosevelt, um dos caminhos para cultivá-la é trabalhar criativamente e celebrar os frutos deste trabalho.

Homem em campo com vaga-lumes

William Hazlitt também nos entrega uma das maravilhosas frases para lembrar que a vida é bela. Diz: “Algumas palavras amáveis, um livro quente e um sorriso honesto podem ser milagrosos”. Tem toda a razão. Nesses pequenos gestos e sensações se condensa o verdadeiro pulso da existência. É importante dar-lhes o valor que têm.

O importante é saber que a vida é bela porque é a única oportunidade que temos para ser. E ser significa nos conhecer e abrir todas as nossas potencialidades, em função de sermos melhores e de ajudarmos os que nos rodeiam a fazer o mesmo. Esse é o caminho.

Imagens cortesia de J. Robinson