Ingredientes para a felicidade - A Mente é Maravilhosa

7 ingredientes para a felicidade

Fevereiro 27, 2018 em Emoções 0 Compartilhados
Ingredientes para a felicidade

Os ingredientes para a felicidade não fazem parte de uma receita mágica, e sim do bom senso. O que chamamos de felicidade não é um estado de euforia constante, mas uma atitude harmoniosa e equilibrada em relação à realidade, que nos traz paz interior e disposição em relação à vida.

Todos queremos ser felizes, mas nem sempre sabemos definir exatamente o que é a felicidade. Às vezes acreditamos que tudo depende de conquistar alguma coisa: um relacionamento, um bem material, um trabalho, etc. Mas a verdade é que os ingredientes para a felicidade estão disponíveis para todos, porque eles crescem dentro de nós.

“A felicidade humana geralmente não é alcançada com grandes momentos de sorte, o que pode acontecer algumas vezes, mas com pequenas coisas que acontecem todos os dias”.
-Benjamin Franklin-

Assim, a felicidade não é obtida ou perdida, porque é uma atitude construída ao longo do tempo. E, para isso, o importante é aprender a ver o que ela nos proporciona. Esses são os 7 ingredientes para a felicidade aos quais todos têm acesso.

Ingredientes para a felicidade

1. Perdoar a nós mesmos

Nós nos culpamos por nossos erros e fracassos. Também por sermos ou não sermos de uma determinada maneira. Essa culpa, no fim das contas, não serve para nada. Só faz com que sejamos seres infelizes e inseguros.

Mulher pensando nas dificuldades de sua vida

O primeiro dos ingredientes para a felicidade é justamente dizer não à culpa. Aprender a ser o melhor amigo que temos. Isto é impossível se não nos perdoarmos e aceitarmos que erros e equívocos são um bem valioso. Eles são a principal fonte de aprendizagem e crescimento.

2. Explorar, experimentar o novo

É normal construir modos de vida repetitivos, que evitem enfrentamentos com o novo todos os dias. Isso nos ajuda a alcançar estabilidade e evita um grande gasto de energia emocional.

O problema é que se eliminarmos a novidade de nossas vidas, dentro de pouco tempo nos sentiremos tristes e desmotivados. Além disso, a probabilidade de estagnação é alta. Devemos sempre estar abertos a explorar, a experimentar o novo. Esse é, sem dúvidas, um dos ingredientes da felicidade.

3. Fazer atividade física e criativa

A atividade física é muito mais do que uma ferramenta para manter a saúde. O impacto do exercício na mente e no estado mental é um fato. A felicidade também é uma questão de neurotransmissores, e é importante estar ciente disso. Fazer exercícios regularmente previne estados de ânimo negativos.

Mulher com tinta em plantação

Algo semelhante acontece com as atividades criativas e recreativas. Os seres humanos precisam ter espaço para a expressão, imaginação e criatividade. Se nos privamos dessas dimensões, dificilmente nos sentiremos felizes.

4. Simplificar a vida

Um dos principais ingredientes da felicidade é aprender a tornar a vida mais fácil. Isto significa entender o que é realmente importante e o que não é. Precisamos saber como dedicar tempo ao que vale a pena e evitar gastá-lo em situações neuróticas.

Simplificar a vida também é aprender a encontrar soluções eficazes. Não dar atenção a problemas desnecessários. Limpar o caminho dos pequenos obstáculos para ter toda a vitalidade que os grandes desafios exigem.

5. Aprender a controlar os impulsos

Um dos ingredientes da felicidade é a espontaneidade. No entanto, não confunda isso com deixar-nos levar por qualquer impulso que sentimos. O autocontrole exige esforço, mas os frutos que você colherá serão muito doces.

Homem diante de onda quebrando

Atualmente, qualquer pessoa tem acesso a técnicas de meditação. Elas são uma ótima maneira de aprender a administrar nossas emoções, para que elas não sejam uma força invasora. Certamente, ficamos mais felizes quando nos tornamos mais capazes de agir guiados pela razão e não por impulsos.

6. Fazer e manter amizades construtivas

A amizade é um dos elos mais belos da vida. A amizade é livre e espontânea. Amizades verdadeiras nascem de afinidades, são entregues e recebidas por escolha. Não há compromisso e são mantidas por motivações pessoais e livres.

É comum escutar que a amizade é um tesouro. E é comum porque é verdade. Os amigos nos ajudam a nos reafirmar, nos conhecer, valorizar-nos. Eles nos ensinam a ouvir e a apoiar. Eles são a melhor companhia em inúmeros momentos. Sem dúvida, eles são um dos ingredientes da felicidade.

7. Ser bom consigo mesmo e agradecer

Sermos bons com nós mesmos é necessário para aceitar, tolerar nossas falhas e perdoar-nos, como já mencionamos anteriormente. Isso também significa cuidar de nós mesmos, nos proteger, não esquecer de reconhecer nossas realizações e ter coragem nos maus momentos. Lembrar-nos a todo instante que temos o direito de sermos felizes.

Casa desenhada em coração

A gratidão é uma virtude maravilhosa porque gera grandes benefícios para os que a praticam. Só poderá agradecer aquele que valoriza o que há de bom em sua vida. Quem sabe valorizar isso é feliz. Ao ser grato, a felicidade cresce.

Os ingredientes da felicidade são construídos. Eles não caem do céu ou são encontrados por acaso em alguma esquina da vida. Esta é uma verdade maravilhosa. Permite-nos pensar que somos nós mesmos, e ninguém mais, os donos de nossa própria felicidade.

Recomendados para você